A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2014 e o tema da revista é Enfermidades da Alma, tendo o Pastor Israel Maia, Psicanalista e Presidente da Assembleia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2014 e o tema da revista é Enfermidades da Alma, tendo o Pastor Israel Maia, Psicanalista e Presidente da Assembleia."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2014 e o tema da revista é Enfermidades da Alma, tendo o Pastor Israel Maia, Psicanalista e Presidente da Assembleia de Deus Campo de Bento Ribeiro (RJ), como comentarista. Nessa semana estudaremos a 5ª lição, cujo o tema é: Efeitos danosos do complexo de superioridade

3 Sinta-se livre para incluir textos, figuras, animações e outros elementos a esta apresentação.
Se houver necessidade, fique à vontade para alterar os textos aqui apresentados, porém, sem fugir do conteúdo da revista, que é a base desta apresentação.

4 Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula!
Muito Importante! Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula! Ore, leia a Bíblia, consulte sua revista e estude a lição. Lembre-se também que uma boa consulta a outras obras fidedignas enriquece o conhecimento.

5 Tenha uma boa aula e uma boa semana!
Ao final da lição complete os exercícios propostos no PIL (Programa de Incentivo à Leitura) e fique preparado(a)! Tenha uma boa aula e uma boa semana!

6 facebook.com/EditoraBetel
Dúvidas, sugestões? Entre em contato conosco: Curta nossa página e acompanhe nossas novidades: facebook.com/EditoraBetel

7 “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” Salmos 126.6

8

9 “Efeitos danosos do complexo de superioridade”
Aula Expositiva “Efeitos danosos do complexo de superioridade” Lição de maio de 2014

10 Texto Áureo “Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo e contra todo o que se exalta, para que seja abatido.” Is 2.12

11 A soberba é um mal que precede a queda.
Verdade Aplicada A soberba é um mal que precede a queda.

12 Objetivos da Lição Definir complexo de superioridade;
Mostrar as consequências desse mal; Explicar como esse mal se apresenta na igreja.

13 Textos de Referência Dn 3.1-5

14 Introdução O assunto que vamos abordar nesta lição nos mostra o quanto uma pessoa pode ser atormentada por falta de autoconhecimento. O complexo de superioridade não é, na verdade, uma patologia. Ele se apresenta em pessoas que não conseguem lidar com o seu complexo de inferioridade.

15 1. O complexo de superioridade na igreja
Na Igreja, como em qualquer outro lugar da sociedade, é possível perceber que algumas pessoas demostram sentir uma incrível necessidade de autoafirmação, apresentando-se como alguém altamente capacitado em todas as áreas. O sujeito acredita ser o melhor em tudo e para todos. Esse tipo de comportamento pode ser um indicativo de que, na realidade, ele sofra do complexo de inferioridade, uma vez que esse complexo se manifesta maquiado como um complexo de superioridade.

16 Comente 1.1. O que é complexo de superioridade?
1.2. A falta de autoconhecimento induz ao erro 1.3. Sintomas mais comuns de complexo de superioridade

17 2. Um mau exemplo Sem dúvida alguma, poderíamos citar outros personagens bíblicos, que também ilustrariam bem o tema desta lição, todavia vamos nos deter em analisar a pessoa do rei Acabe. Ele era marido de Jezabel e seu enorme desejo de se sentir poderoso fez com que perseguisse os profetas do Senhor. Seu fim aconteceu tal qual como o Senhor havia dito, e os cães lamberam o seu sangue: “E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme a palavra que o Senhor tinha falado” (1Rs 22.38).

18 Comente 2.1. A ânsia pelo poder
2.2. Um homem fraco escondido sob a falsa superioridade 2.3. Um forte desejo de se sentir superior

19 3. Um velho conhecido da igreja
A igreja do Senhor conhece bem um ser que, desde há muito tempo, tem tentado de todas as maneiras, parecer superior perante a humanidade. Estamos aqui trazendo ao nosso estudo a figura nefasta de Satanás, que, ao longo dos tempos, não tem poupado esforços para se mostrar superior em suas atitudes, levando muitos se perderem em seus planos ardilosos, inclusive utilizando sua mais poderosa arma: a mentira (Jo 8.44).

20 3. Como lidar com a angústia
Enquanto os filisteus dirigiam-se à batalha armados até os dentes, entre o povo que estava com Saul e com Jônatas não se achou nem espada, nem lança. E como nenhum soldado tinha sequer uma arma, os olhares e atenções se dirigiram para Saul e Jônatas, que eram o rei e o príncipe herdeiro de Israel e os únicos a possuírem armas (1Sm 13.22). Só que os líderes também não pareciam saber o que fazer.

21 Comente 3.1. Uma tentativa desastrosa
3.2. O domínio exercido por satanás 3.3. O desejo desenfreado de querer ser adorado

22 Conclusão Outros personagens poderiam colaborar com nosso estudo como: Golias, Saul, Ninrode, etc. Porém, mesmo que alguns desses não tenham encontrado a resposta para os seus males, sabemos que todo aquele que se encontra com Jesus, descobre que o menor no Reino dos Céus é o maior na Terra (Mt 11.11). Em Cristo, encontramos todas as respostas para usufruir de uma vida abençoada, sem necessidade de parecer superior a ninguém. Sentir-se interiormente inferior, pode levar o indivíduo a compensar tal sentimento com a superioridade e isso é um indicativo de que precisa procurar ajuda terapêutica.

23 Referências Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel Revista Jovens e Adultos: Enfermidades da Alma, 2º Trimestre Editora Betel


Carregar ppt "A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2014 e o tema da revista é Enfermidades da Alma, tendo o Pastor Israel Maia, Psicanalista e Presidente da Assembleia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google