A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características gerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características gerais."— Transcrição da apresentação:

1 Características gerais.
AMAZÔNIA Características gerais.

2 Podemos definir a Amazônia como uma área na América do Sul drenada não só apelo rio Amazonas, mais também por vários outros rios de uma imensa bacia hidrográfica. Observa-se a Amazônia como um espaço coberto por florestas tropicais situadas entre o nível do mar, com alta insolação devido a proximidade da linha do equador.

3 Quando falamos em Amazônia temos três noções espaciais distintas que são:
Região Norte: Corresponde ao complexo regional da Amazônia, ou simplesmente Região Norte, resultante da divisão do território feita pelo IBGE, seguindo o limite político dos sete estado componentes. Esta área ocupa metade do território nacional. Estados que a compõem: Roraima, Acre, Rondônia, Amazonas, Para, Amapá, Tocantins.

4 Amazônia legal: Conceito criado pela Constituição Federal de 1953, que abrange alem da região Norte a área do estado do Maranhão, Parte do Mato Grosso e ainda o trecho norte de Goiás. Amazônia Internacional: É a terceira noção do espaço geográfico da região composta por trechos de inúmeros países da América do Sul dos quais encontramos o binômio Rio Amazonas e Floresta Tropical. (Ver Pág. 132).

5 Ocupação Inicial da Amazônia:
A Amazônia, pelo Tratado de Tordesilhas pertencia a Espanha. A Coroa espanhola determinou a divisão político-administrativa da colônia. Durante a década de 1870 teve inicio um fluxo migratório partindo do Nordeste em direção à Amazônia. Os imigrantes fugiam da seca, indo a procura de trabalho na coleta da borracha (látex) e das drogas do sertão. Outro importante fator no povoamento foi a coleta da Castanha-do-pará.

6 A Biodiversidade da Amazônia:
A Amazônia funciona como uma significativa fonte de calor para o sistema climático Global, promovendo grande quantidade de chuvas proveniente da própria evaporação da floresta. A vida sobre todas as formas, tem uma riqueza incalculável onde são encontradas milhares de espécies tanto da fauna quanto da flora. Os pesquisadores avaliam que a biodiversidade da floresta Tropical é a maior entre todas do planeta.

7 A ocupação inicial e a questão do Índio:
Desde a ocupação inicial ate os dias atuais antropólogos identificaram vestígios humanos que viveram há, aproximadamente 12 mil anos. Calcula-se que existia cerca de 3,5 milhões de indígenas nesta região mais o contato com o branco colonizador reduziu esse quantitativo pela metade.

8 As línguas e terras indígenas na Amazônia:
Existem 41 famílias lingüísticas na Amazônia sendo a maioria delas na parte brasileira com os Tupi-Guarani e o Macro-Jê. Existem também outras tribos vivendo em países que fazem fronteira com esta região como a Colômbia, Peru e Bolívia. As terras indígenas na localizadas na Amazônia cobrem 20,6% da região o que equivale a 11% do Brasil, como o Parque do Xingu. Atualmente o maior problema é a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol.

9 Relevo: A DIVERSIDADE FISIOGRÁFICA:
A Amazônia tem uma característica única em relação às demais regiões do país; possui território nos dois hemisférios, norte (uma pequena extensão) e sul (cerca de 80%). A floresta é densa com grande heterogeneidade de espécies, o clima é quente o ano todo e a umidade é excessiva. Verificar as formas geológicas livro página 137. Relevo: AS DIFERENTES FORMAS DO RELEVO NA AMAZÔNIA: Praticamente metade do relevo da Amazônia Legal está a menos de 100m de altitude. A outra metade situa-se entre 100 a 500m. Acima disso as terras somam menos de 2% da região.

10 O relevo amazônico é constituído predominantemente, por depressões, seguidas de extensões menores os planaltos e por estreitas planícies em sua maior parte ao longo dos rios. DEPRESSÕES: São constituídas por rochas cristalinas e sedimentares, Depressão Sul Amazônica, Depressão da Amazônia Ocidental e Norte Amazônico e Sul Amazônica, Depressão do Araguaia-Tocantins. PLANALTOS: Planaltos Residuais Norte-Amazônico (área de fronteira) Pico da Neblina Serra do Imeri, ponto culminante do país. Planaltos residuais Sul-Amazônico. Planaltos da Amazônia Oriental. Planaltos e Chapadas Parecis.

11 Planície do Rio Araguaia. Planície e Pantanal do Rio Guaporé.
PLANÍCIES: São os espaços onde predominam acumulação de sedimentos recentes, de origem fluvial, apresentando superfície planas. Planície do Rio Amazonas, formadas pelas faixas marginais do rio Amazonas. Planície do Rio Araguaia. Planície e Pantanal do Rio Guaporé. Planície e Tabuleiros Litorâneos, encontrados no litoral do Pará e do Amapá, ambos constituídos por sedimentos de origem marinha.

12 HIDROGRAFIA: A rede hidrográfica da Amazônia é composta por duas bacias principais. Cada uma delas possui um rio principal que, com seus afluentes e subafluentes, banha uma grande área. São elas Bacia do Rio Amazonas e Bacia do Rio Tocantis-Araguaia. .

13 Bacia do Rio Amazonas: É a maior bacia hidrográfica do mundo, ocupando uma área de, aproximadamente, 6,7 milhões de km² formada por territórios de seis países: Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia e o Brasil, que possui a maior superfície no conjunto, com área superior a 4,5 milhões de km². Os rios que formam o Rio Amazonas nasce nos Andes. Na bacia amazônica são encontradas importantes usina hidrelétricas como, Balbina (AM), Samuel (RO), Curuá-Uma (PA).

14 O rio amazonas têm sua largura variando entre 5 e 10 km e sua profundidade entre 40 e 70 metros.
Os rios da bacia amazônica podem apresentar diferentes colorações conforme o local em que eles percorrem.

15 O clima Equatorial e suas variações:
Vários fatores são relevantes para questão climática na Amazônia entre eles podemos ressaltar: A proximidade com a Linha do Equador, a grande evapotranspiração da floresta e dos rios, a dinâmica atmosférica influenciada pelos ventos Alísios e pelas massas de ar. Na Amazônia o clima equatorial é o predominante, no entanto, há pequenas modificações formando subtipos conforme maior ou menor pluviosidade.

16 As associações vegetais da Amazônia:
A floresta tropical da Amazônia constitui o maior complexo ecológico do mundo e está entre os mais antigos ecossistemas terrestre. Podemos o complexo vegetal amazônico em duas áreas distintas que são: Mata de Várzea e Mata de Terra Firme. As várzeas são as áreas que estão sujeitas a inundações na época das cheias, localizam-se ao entorno dos grandes rios. A Terra Firme corresponde as áreas não inundáveis e ocupa a a maior parte da superfície amazônica.

17 A floresta amazônica que numa visão aérea, aparenta ser homogênea, é na verdade bastante heterogênea nos mais variados aspectos. A floresta pode ser dividida em três tipos: Mata de Igapó, localizadas as margens de rios e igarapés, permanece permanentemente inundada. Mata de Várzea, normalmente é inundada na época das cheias, e Mata de Terra Firme, está presente na maior extensão amazônica, cerca de 80%, não há inundações mesmo na época das cheias. A Mata de Terra Firme apresenta quatro extratos com formas diferenciadas. Alem desses tipos vegetais podemos encontrar também os Campos e Cerrados.

18 Efeitos da ação do homem no ambiente:
O desmatamento. Visa tão somente ao Máximo de lucro tanto na natureza quanto no solo. As hidrelétricas. Resultam na formação de grandes lagos artificiais. Gasoduto. Ocorre a exploração das jazidas em plena floresta amazônica. As rodovias. Degradam boa parte da floresta como a Transamazônica. A mineração. Degradam muito as áreas exploradas.

19 O ecoturismo. Pode ser definido como “o reencontro do Homem e da Natureza” ao respeitar a riqueza local, organizando a economia, gerando empregos e agregando valor aos produtos da região. É necessário o reconhecimento dos limites naturais e respeitar a biodiversidade, realizando com isso uma exploração racional e um manejo sustentável da floresta amazônica.

20 Projeto Grande Carajás:
Tinha como objetivo realizar a exploração mineral existentes na região. Entre eles o Alumínio, Manganês, Estanho, e principalmente o Ouro, que causam sérios impactos ambientais na região. SUDAM: Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, tem como objetivo planejar, inspecionar e dirigir projetos de desenvolvimento na Amazônia. SUFRAMA: Superintendência da Zona Franca de Manaus. Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus, através de incentivos as industrias.

21 Amazônia. É necessário que saibamos respeitar e acima de tudo preservar este grande recurso natural da humanidade para que tenhamos um futuro prospero e com consciência ambiental no Planeta Terra.


Carregar ppt "Características gerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google