A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM

2 CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Reflexos Trata-se de respostas específicas a estímulos específicos,não suscetíveis a experiência anterior. São peculiares a cada espécie de organismo vivo, portanto são advindos de fatores genéticos.Como exemplos: reflexo rotular de Babinski e Darwin nas crianças até 180 dias.

3 Babinsk - Reflexo no qual o dedão do pé se flexiona em direção à parte superior do pé e os outros dedos se abrem quando se bate com firmeza na sola do pé; normal em crianças mas anormal após os dois anos de idade aproximadamente. Reflexo é uma reação corporal automática à estimulação, como por exemplo, o reflexo patelar ou de Moro. Comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas. Muitos reflexos permanecem entre os adultos mas o recém-nascido tem alguns reflexos chamados de Reflexos primitivos que desaparecem na medida em que o córtex vai se desenvolvendo totalmente.

4 INSTINTO O comportamento instintivo não depende de qualquer receptor específico e envolve de forma característica, grande parte dos efetores do corpo inteiro ao invés de se limitar a uma só glândula ou a um só grupo muscular. Um atributo especial do comportamento instintivo é não ter necessidade de ser ensinado. Caracteriza-se como complexo, previsível de acordo com a espécie, inflexível, automático e mecânico, revelando muito pouca variabilidade ou possibilidade de aprendizagem, isto é, não requerendo condições especiais de aprendizagem

5 ESTAMPAGEM A estampagem ou imprinting, é resultado de uma ligação estabelecida entre um padrão complexo de comportamento exibido e um estímulo presente no momento apropriado. A estampagem se dá em um período crítico em geral constituído das primeiras 12 a 24 horas de vida dependendo da espécie.

6 PRIMEIRA EXPERIÊNCIA Comportamento que faz parte do equipamento genético do organismo, mas que jamais ocorreu anteriormente, não podendo receber a denominação de comportamento aprendido. Desde o nascimento o bebe é afetado pela estimulação. As estimulações sensoriais do meio ambiente são necessárias para a manutenção de algumas estruturas mentais, que seriam de outra forma degeneradas e para a ocorrencia da aprendizagem essencial para o desenvolvimento normal do organismo.

7 APRENDIZAGEM Classe de comportamento que consiste em uma modificação sistemática da conduta, advinda da repetição de uma situação. Tanto os comportamentos aprendidos como os não aprendidos são da maior importância no desenvolvimento dos organismos vivos. Parece claro que o comportamento superior do adulto depende, fundamentalmente, da experiência na infância.

8 A APRENDIZAGEM: conceitos e características

9 CONCEITO DE APRENDIZAGEM
A aprendizagem tem sido considerada como: um processo de associação entre uma situação estimuladora e a resposta (Teoria conexionista da aprendizagem); o ajustamento ou adaptação do indivíduo ao ambiente (Teoria Funcionalista); um processo de reforço do comportamento (Sistema dedutivo-hipotético – Hull); um condicionamento de reações, realizado por diversas formas (Condicionamento de Guthrie) ou no condicionamento operante de Skinner; um processo perceptivo, em que se dá uma mudança na estrutura cognitiva (Teorias Gestaltistas).

10 CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM
PROCESSO DINÂMICO Processo dinâmico Não é um processo de absorção passiva, porque sua característica mais importante é a atividade daquele que aprende. Portanto a aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz.

11 PROCESSO CONTÍNUO Desde o início da vida, a aprendizagem se acha presente. Ao sugar o seio materno a criança enfrenta o primeiro problema de aprendizagem, terá que coordenar os movimentos de sucção, deglutição e respiração.

12 PROCESSO GLOBAL OU COMPULSÓRIO
Inclui aspectos motores, emocionais, ideativos ou mentais.Portanto a aprendizagem envolve uma mudança de comportamento terá que exigir a participação total ou global do indivíduo.

13 PROCESSO PESSOAL Ninguém pode aprender por outrem , pois a aprendizagem é intransferível de um indivíduo para o outro.

14 PROCESSO GRADATIVO A aprendizagem é um processo que se realiza através de operações crescentemente complexas, porque em cada nova situação, envolve um número maior de elementos. Cada nova aprendizagem acresce novos elementos à experiência anterior, sem idas e vindas, mas numa série gradativa e ascendente.

15 PROCESSO CUMULATIVO Com um sentido de progressiva adaptação e ajustamento social, analisando-se o ato de aprender, verifica-se que além da maturação a aprendizagem resulta de atividade anterior. Ninguém aprende senão por si e em si mesmo, pela automodificação. Desta maneira a aprendizagem constitui um processo cumulativo em que a experiência atual aproveita-se de experiências anteriores.

16 PROCESSO CUMULATIVO Com um sentido de progressiva adaptação e ajustamento social, analisando-se o ato de aprender, verifica-se que além da maturação a aprendizagem resulta de atividade anterior. Ninguém aprende senão por si e em si mesmo, pela automodificação. Desta maneira a aprendizagem constitui um processo cumulativo em que a experiência atual aproveita-se de experiências anteriores.

17 SÍNTESE Dois indivíduos submetidos ao mesmo “processo” de formação podem desenvolver competências diferentes do mesmo modo que dois espectadores de um acidente rodoviário têm diferentes opiniões sobre o hipotético culpado. Como se pode perceber, então, estas diferenças pessoais perante um mesmo acontecimento ou processo?

18 Todo este processo de interpretação e compreensão está dependente de vários fatores (pessoais), dos quais destacamos dois: Qual o envolvimento na situação (valor afetivo)? Como é percebida “a situação”? Como é vista, como é relacionada com a sua experiência anterior, com o que já sabe? Não somos receptores passivos do conhecimento, somos processadores ativos da informação que descodificamos, processamos e recodificamos em termos pessoais, ficando na memória. A aprendizagem é realizada em função das leituras de cada um e das suas experiências.


Carregar ppt "CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google