A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microbiota da Boca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microbiota da Boca."— Transcrição da apresentação:

1 Microbiota da Boca

2 Introdução A boca apresenta vários sítios ecológicos, devido a presença dos dentes e do periodonto, cada qual com características ambientais próprias e, consequentemente, com sua microbiota peculiar.

3 Introdução Tratando-se de bactérias, existem mais de 30 gêneros diferentes, abrangendo mais de 500 espécies diferentes. Podem ser divididas basicamente em três tipos: esféricas, cilíndricas e helicoidais.

4 Esféricas (cocos) Streptococos: se agrupam em colônias em pares, podendo ser curtas ou longas ou agrupadas, são aeróbias.

5 Esféricas (cocos)  Estafilococos: formam grupos com aspecto de cachos de uvas, são anaeróbios facultativos.

6 Esféricas (cocos) Diplococos: duas células associadas, podem ser  saprófitas ou parasitas,  aeróbias ou   anaeróbias. 

7 Cilíndricas (bacilos)
Gram positivos: existem mais de 70 espécies, podem ser aeróbios ou anaeróbios facultativos.

8 Cilíndricas (bacilos)
Gram negativos: podem ser aeróbios, anaeróbios ou anaeróbios facultativos e não são esporulados.

9 Espirilos (helicoidais)
São células espiraladas e geralmente se apresentam como células isoladas.

10 Aderência de bactérias
 É a fixação ativa de uma bactéria, com recursos próprios, a uma determinada superfície, que pode ser qualquer estrutura orgânica ou inorgânica.

11 Aderência direta Pode ser realizada a fixação à uma superfície mole como a mucosa, e a fixação à uma estrutura dura, por exemplo, o dente.

12 Aderência indireta A fixação é realizada através de uma bactéria a outra que já esteja previamente aderida à superfície.

13 Explicação Na superfície das bactérias, existem macromoléculas ligantes chamadas adesinas, geralmente encontradas nas fibrilas e principalmente nas fímbrias. Na superfície dos tecidos do hospedeiro, existem moléculas receptoras que reconhecem as adesinas bacterianas e com elas interagem especificamente.

14 Substâncias antimicrobianas
Anticorpos: principalmente da classe IgA-S, que, além de participarem da destruição microbiana, ainda aglutinam microrganismos, impedindo sua aderência aos tecidos.

15 Substâncias antimicrobianas
 Lisozima: tem efeito bactericida porque hidrolisa o peptidoglicano (componente da parede celular), fazendo com que a bactéria fique muito sensível a alterações osmóticas e seja quebrada.

16 Substâncias antimicrobianas
 Lactoferrina: liga íons ferro, reduzindo a concentração necessária para o desenvolvimento bacteriano; é bactericida para S. mutans mesmo em concentrações diminutas.

17 Substâncias antimicrobianas
 Lactoperoxidase: reage com peróxido de hidrogênio íons tiocianato (SCN-) formando hipotiocianato (OSCN-), que reage com grupos sulfidrila de enzimas bacterianas, inativando essas enzimas e levando à morte das bactérias.

18 Curiosidade: Bactéria do gênero Streptococcus
Estas bactérias têm papel crucial na ecologia bucal uma vez que representam cerca de 20% da microbiota bucal total e podem corresponder a até a 80% dos colonizadores das superfícies dos dentes durante as primeiras 24h de formação da placa dental.

19 Streptococcus da placa dental: Streptococcus mutans, sanguinis e mitis.
respondem a estímulos ambientais, colonizam os dentes, expressam fatores de virulência envolvidos em doenças bucais ou disseminam-se pela corrente sangüínea. S. mutans: principais patógenos da cárie dentária; causam a desmineralização progressiva dos dentes.

20 Conclusão A boca constitui um ecossistema muito complexo, contendo inúmeras variedades de microorganismos necessários para a defesa do nosso corpo. Ao contrário do que muitos pensam, as bactérias tem um papel importantíssimo no que diz respeito à saúde bucal.

21 Referências AABaEMAE/ecossistema-bucal T. R., LUIZ & A., FLAVIO – Microbiologia q/V67_2/26.pdf

22 Grupo Giovana Masiero Fontanetti Luciana Olimpio Di Michele
Silvia Provasi


Carregar ppt "Microbiota da Boca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google