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Teoria Geral de Sistemas – TGS Parte 1

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Apresentação em tema: "Teoria Geral de Sistemas – TGS Parte 1"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral de Sistemas – TGS Parte 1
Disciplina: Sistemas de Informação - UNIP Professor: Shie Yoen Fang Agosto 2011

2 Conteúdo Exercício de Folha de Ponto – Levantar os impactos em várias instâncias organizacionais História TGS Desenvolvimento e propósitos da TGS O enfoque sistêmico nas organizações: Visão Sistêmica Abordagem Sistêmica Pensamento Sistêmico

3 Teoria Geral de Sistemas
Teoria - Ação de examinar, contemplar, estudar, etc. É um mapeamento para a observação de um fenômeno. Geral - Pode ser aplicada a todo o tipo de sistemas. Sistemas - Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação. Um todo organizado ou complexo. Um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário.

4 Teoria Geral de Sistemas
Bertalanffy ensinou: Interessante abordar questão do todo (sistema) Características de um sistema observadas em outro Aplicação em diversas áreas do conhecimento Cunhou a expressão Teoria Geral de Sistemas

5 Histórico Desde 1950 que a Teoria Geral de Sistemas (TGS) é estudada. O biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, abordando as questões científicas e empíricas ou pragmáticas dos sistemas, deu os primeiros passos. O foco de seus esforços estava na produção de conceitos que permitissem criar condições de aplicações na realidade empírica e pragmática, sob a óptica das questões científicas dos sistemas. Muito rapidamente houve uma preocupação de integrar as premissas da TGS nas várias ciências naturais e sociais. Como resultado, a teoria tornou-se um gênero mais amplo de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, especialmente as Ciências Sociais. É claro que essa teoria de sistemas, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, aponta para um objetivo definido: a unidade da ciência. TGS surgiu como uma teoria dos sistemas biológicos, econômicos ou mecânicos.

6 Teoria Geral de Sistemas
TEORIA GERAL DE SISTEMAS é uma teoria que tem por objetivo melhorar a compreensão sobre sistemas, podendo ser aplicada, de forma geral, a todo o tipo de sistemas. É interdisciplinar, pois para a sua compreensão e aplicação recorre-se a conceitos de Filosofia, Sociologia, Biologia, Psicologia e Administração, entre outros. Isto significa que para explicar

7 Teoria Geral dos Sistemas
Da Biologia…para várias ciências : Aplicação da Teoria dos Sistemas Teoria dos Sistemas Economia Fisiologia Astronomia Sistema Monetário Sociologia Sistema Respiratório Sistema Solar Sistema Social A teoria geral dos sistemas não se resumia ao mundo convencional das ciências físicas e biológicas. As leis e princípios dos sistemas, quer decorram da Termodinâmica, das similitudes estruturais, do isomorfismo, servem igualmente como hipóteses teóricas também nas ciências sociais

8 Conceitos de “Sistemas”
É um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando um todo É um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características das unidades Área 1 Área 2 Área 3 Aluno 1 Aluno 2 Aluno 3 Aluno 4 Aluno 5

9 Conceito de Sistemas O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo.

10 Exemplos de Sistemas Área Exemplo Biologia Ser humano Psicologia
Indivíduo; Família Sociologia Universidade – Classes - Alunos Administração Empresa -> Subsistemas político, organizacional, operacional, social, recursos humanos Tecnologia da Informação Qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram e transformam e disseminam informações em uma organização

11 TIPOS DE SISTEMAS: Quanto sua constituição: Quanto a sua natureza:
Físicos ou concretos Abstratos ou conceituais Quanto a sua natureza: Fechados – sem interação com o meio ambiente Abertos – possui interação com o meio ambiente. É influenciado e influencia o mesmo. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e auto-organização. O CONCEITO DE SISTEMA ABERTO É PERFEITAMENTE APLICÁVEL À ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

12 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Três premissas básicas: Os sistemas existem dentro dos sistemas. Sistemas são constituídos de subsistemas. Os sistemas são abertos. Não existem sistemas fechados no mundo real. As funções de um sistema dependem de sua estrutura.

13 Sistema e Seus Componentes
Representação diagramática Em cada nível componentes se agregam Fazem emergir sistemas em outro nível

14 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Não é propriamente a TGS que interessa, mas seu produto principal: a sua abordagem de sistemas (teoria de sistemas) A teoria de sistemas permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.

15 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
O conceito de sistema proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística (as totalidades representam mais que a soma de suas partes) e gestáltica (o todo é maior que a soma das partes) de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total.

16 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
O conceito geral de sistema passou a exercer significativa influência na administração, sob a óptica da ciência, favorecendo a abordagem sistêmica, que representa a organização em sua totalidade com seus recursos e seu meio ambiente externo e interno.

17 Duas características básicas
Propósito ou objetivo: definidos pelos arranjos de suas unidades ou elementos. Globalidade ou totalidade: qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades.

18 Exercício – 2 características básicas
Colocar em ordem de prioridade os objetivos abaixo, supondo os como objetivos pessoais a serem atingidos nos próximos 10 anos. A – Ter uma excelente saúde física e com salário suficiente para comer e viver modestamente B – Ter um emprego estável, com salário em torno de R$ 4.000,00 e um período de 8 horas de trabalho por dia C – Ter uma remuneração acima de R$ 10M porém prejudicando a saúde e com alta instabilidade emocional D – Arranjar a companheira (o) ideal da sua vida E – Ser reconhecido como uma pessoa de muito sucesso no seu meio de relacionamento F - Estar em harmonia e paz consigo mesmo G – Ter um emprego estável, porém com muito trabalho (10 horas por dia), um pouco de estresse e remuneração em torno de R$ 7M mês H - Estar fazendo o que adora e sentindo-se muito feliz com isso

19 Exemplo Propósitos ou Objetivos
Área Exemplo Propósitos ou objetivos Biologia Ser humano Boa saúde; Atender necessidades fisiológicas Psicologia Indivíduo; Família Ser “feliz”? Ser reconhecido Sociologia Universidade – Classes - Alunos Atingir o objetivo social Administração Empresa -> Subsistemas político, organizacional, operacional, social, recursos humanos Atingir os objetivos da empresa => Lucro Objetivo individual --> +R$ Sistema de Informação Pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram e transformam e disseminam informações em uma organização. Suportar da melhor forma possível as atividades da empresa Conclusão: 1. O indivíduo é componente/elemento de composição de vários tipos de sistemas. 2. Em cada sistema o indivíduo se relaciona com outros indivíduos. 3. Em cada tipo de sistema o indivíduo tem que atingir o objetivo do sistema. 4. A participação do indivíduo nos vários sistemas são interconectados e qualquer alteração na relação em um sistema impacta mudanças em outras sistemas. Ganhar mais pode significar uma piora na parte da saúde e ou no relacionamento pessoal. Se o indivíduo não estiver bem no trabalho vai gerar problemas nos outros sistemas aos quais ele participa!!! Aprendizado: Saber que é importante estar em equilíbrio em todos os sistemas aos quais você é componente!!!!

20 Conclusão do exercício
O indivíduo é componente/elemento de composição de vários tipos de sistemas. Em cada sistema o indivíduo se relaciona com outros indivíduos visando atingir os objetivos do sistema em questão. Em cada tipo de sistema o indivíduo tem que atingir o objetivo do sistema (função específica). A participação do indivíduo nos vários sistemas são interconectados e qualquer alteração na relação em um sistema impacta mudanças em outras sistemas.: Ganhar mais pode significar uma melhora na parte financeira (sistema biológico – aumentando o nível de sobrevivência) porém com risco de perda na parte física e ou no social (atrito no trabalho, aumento de inveja, etc.). Uma pressão maior da empresa sobre o funcionário irá afetar o equilíbrio nos outros sistemas aos quais o funcionário faz parte. A mesma análise feita sobre o indivíduo deve ser feita sobre a organização. Analisando suas relações com outras organizações e também as relações internas (relações dos seus subsistemas). (Rever slide Duas Características Básicas) Aprendizado: Focar conceito de globalidade.

21 Complexidade de um sistema
Elem. 1 Elem. 3 Elem. 2 Elem. 1 Elem. 4 Elem. 3 Elem. 2 Elem. 1 Elem. 5 Elem. 4 Elem. 3 Elem. 2 5 1 4 1 3 1 6 6 5 9 10 8 2 7 4 2 3 2 3 Quantidade de relacionamentos = (número de elementos*(número de elementos - 1))/2 Desta forma, se um sistema tiver 9 elementos teremos: (9*(9-1))/2 = 9*8/2 = 36 relacionamentos no sistema Relacionamentos podem ser interações organizacionais , trocas de energias, comunicações, relacionamento familiar, etc.

22 SISTEMAS Comportamento probabilístico e não determinístico, pois seu comportamento nunca é totalmente previsível. Os sistemas abertos são complexos e respondem a muitas variáveis que não são totalmente compreensíveis. É difícil prever o comportamento de um família grande pois cada um pensa de uma forma. Desta forma o comportamento da família como um sistema é muito difícil de determinar. É por isso que quanto maior a organização maior a dificuldade de prever o seu comportamento.

23 SISTEMAS A realidade é feita de sistemas
As propriedades dos sistemas não podem ser descritas em termos dos seus elementos separados A compreensão do sistema somente ocorre quando se estuda os sistemas globalmente, envolvendo todas suas relações e suas partes O todo pode ter propriedades que as partes não possuem e vice-versa

24 Visão sistêmica Visão macro Sistema solar

25 Visão sistêmica Visão micro DNA

26 Abordagem Sistêmica A abordagem sistêmica para a solução de problemas usa uma orientação de sistemas para definir os problemas e em resposta desenvolver soluções viáveis e adequadas: Reconhecer e definir um problema ou oportunidade usando pensamento sistêmico Desenvolver e avaliar as alternativas de soluções de sistemas Selecionar a solução de sistema que melhor responda às suas necessidades Projetar a solução de sistema escolhida Implementar e avaliar o êxito do sistema projetado (Fonte: O’Brien – pág. 364 a 367)

27 Pensamento Sistêmico A essência da disciplina do pensamento sistêmico é “enxergar a floresta e as árvores” em qualquer situação: Vendo a inter-relação entre os sistemas mais do que cadeias de causa e efeito lineares quando quer que o evento ocorra Vendo processos de mudança entre os sistemas mais do que “lances” discretos de mudança, quando quer que as mudanças ocorram (Fontes: Senge, Peter. A Quinta Disciplina; O’Brien – pág. 364 a 367)

28 Exercício Pensamento Sistêmico
O que faz uma pessoa roubar o arquivo de clientes da empresa? Por que os funcionários possuem performances diferentes na utilização dos sistemas de informação da empresa? Por que os sistemas caem?

29 Exemplo Compreensão do Sistema
Área Exemplo Propósitos ou objetivos Biologia Ser humano Boa saúde, Atender necessidades fisiológicas Psicologia Indivíduo; Família Ser “feliz”? Sociologia Universidade – Classes - Alunos Atingir o objetivo social Administração Empresa -> Subsistemas político, organizacional, operacional, social, recursos humanos Atingir os objetivos da empresa => Lucro Objetivo individual --> R$ Tecnologia da Informação Qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram e transformam e disseminam informações em uma organização Suportar da melhor forma possível as atividades da empresa Conclusão: 1. A pessoa se sujeita porque não consegue um outro emprego com um salário alto e a família pode estar passando dificuldades. O que faz o time campeão é quando o coletivo é maior que a individualidade. Não adianta ter dois a três jogadores excelentes se não tem jogo em equipe. Basta marcar os três jogadores que o time some. Além disso, ter sorte. Ter alguns jogadores em excelente fase. Os outros times não estarem jogando bem, como foi o caso do campeonato do ano passado. Não entrar jogadores estrelas que causem desarmonia na equipe como foi o caso do Vagner Love e Washington.

30 Aplicação em Administração
As organizações buscam constantemente aumentar a produtividade e a qualidade do seu processo produtivo. Organizando melhor o processo produtivo e alocando uma configuração otimizada dos recursos ao sistema produtivo obtêm-se claramente uma maior produtividade e qualidade. Por exemplo: Mapeamento de Processos de Negócios tendo como objetivo obter melhorias de processos. Desta forma, olhando o todo e também as relações entre os componentes do sistema pode-se ter condições de propor melhorias no sistema. Pensamento Sistêmico.

31 Aplicação em Administração
Henry Mintzberg em seu livro “Imagens da Organização” define que a estrutura organizacional da empresa define a estratégia que a empresa adota. Esta é uma prática administrativa adotada por quase a totalidade das grandes empresas. Pressão para forçar a área a repensar a sua forma de trabalhar e também reduzir o escopo do trabalho ao estritamente o necessário. Isto faz com que a área não queira fazer mais coisas para ganhar maior importância na empresa. Existe uma tendência natural da chefia de uma área de querer fazer mais coisas para ganhar maior importância e poder, por consequência, ser promovido a um cargo superior. Se a área não for bem sucedida neste desafio, o que vai ocorrer é os funcionários pedirem a conta ou pedirem para mudar de área. Normalmente o gerente pede a conta e paliativamente a direção aumenta o quadro e coloca um novo gerente para atingir o objetivo.

32 Exercício Por exemplo, se em uma determinada área da empresa está previsto uma redução nos próximos 6 meses em 10% do seu quadro atual e com aumento previsto de 20% na demanda, qual é o objetivo do diretor definindo essa configuração de estrutura? Como é a configuração de recursos (tempo) que você aloca para os vários sistemas aos quais você participa? Está em equilíbrio? Conforme a quantidade de tempo que você aloca irá definir o seu resultado. O tempo que você aloca para os vários sistemas aos quais você participa devem estar em equilíbrio entre eles (família, indivíduo, trabalho, faculdade, social).

33 Conceito de Entropia 2º Lei da Termodinâmica
Refere-se à perda de energia em sistemas isolados, levando-os a degradação, desintegração e ao desaparecimento Ao processo reativo dá-se o nome de entropia negativa A informação é a base da configuração e da ordem. Isto é, a medida que as informações são trocadas com o meio ambiente o sistema irá se adaptando.

34 Exemplo de Entropia Um prisioneiro na solitária
Uma pessoa perdida em uma ilha desabitada Um loja quando começa a perder muitos clientes Um funcionário que de repente começa a não se relacionar com os outros membros da equipe (isolamento) Empresas que se distanciaram da inovação em alguns dos seus produtos (Sony, Nokia)

35 Inter-relacionamento entre sistemas
É importante que os administradores empresariais entendam o relacionamento existente entre os componentes técnicos de um sistema e a estrutura, o funcionamento e o processo político das organizações. Tecnologia e organização (ou empresa), devem ser ajustadas entre si para que se obtenha uma harmonização perfeita entre os dois domínios. Assim como acontece com o indivíduo, a empresa também deve ser analisada sob a ótica do inter-relacionamento dos vários sistemas que estão presentes na empresa: sistema político, sistema social, sistema tecnológico, sistema humano, sistema operacional, etc. A mensagem para os alunos é: entendam que vocês estão em um sistema aberto complexo e qualquer pretensão de mudança do seu papel dentro da empresa devem analisar sob a ótica dos vários sistemas e também dos seus vários sistemas nas quais ele é componente. Para ter sucesso é necessário ter um equilíbrio em todas as relações, conforme TGS.

36 Exemplo Inter-relacionamento entre sistemas
Vendas e Marketing Recursos Humanos CAIXA (Finanças e Contabilidade) Produção (REPOSIÇÃO) Criação de uma atividade de cadastramento de produtos e respectivos código de barra. Criação de uma atividade de cadastramento de produtos gerando um código de barra. Criação de uma atividade de impressão de etiquetas com códigos de barras. Criação de uma atividade de cadastramento de quantidade de produtos recebidos por código de barras. Ao receber os produtos sem código de barras, imprimir as etiquetas com os códigos de barras para colar nos produtos. Instalar algum leitor de código de barra para informar o preço do produto. Criar procedimentos novos para o caixa. Por exemplo o que fazer se passou o produto indevidamente duas vezes, etc. Ou o que fazer se o código de barras não for reconhecido pelo sistema. Uma grande vantagem é poder ter controle correto das vendas (financeiro versus físico) e também poder ter um controle de estoque dos produtos. Outra vantagem é na hora de fazer as solicitações de compras para repor o estoque, o responsável por compras terá em mãos infs para tomar decisão. Também será possível ver quais produtos não são vendidos há mais de 12 meses e em função disso tirar o produto para colocar um outro. Provavelmente será possível reduzir funcionários na caixa e ao mesmo tempo melhorar o atendimento dos clientes. Provavelmente alguns clientes deixam de comprar quando vê que existe uma fila grande para pagar. Precisa ver se os caixas atuais possuem condições de usar o computador e o código de barras. Será necessário ter alguém com função administrativa para fazer o back-up diário do sistema. Precisa ser criado um procedimento caso entre vírus na rede de computadores e a cobrança tenha que ser feita manualmente. Suponha que numa loja de departamentos ficou decidido que será implantado um sistema de automação de caixas utilizando código de barras. No momento atual tudo é controlado na mão. O preços são etiquetados diretamente nos artigos. Discuta em grupo quais são os principais impactos e ações que precisam ser tomadas antes da implantação do sistema.

37 Exemplo Inter-relacionamento entre sistemas
Vendas e Marketing Recursos Humanos CAIXA (Finanças e Contabilidade) Produção (REPOSIÇÃO) Após exercício voltar para o slide conceitual de Inter-relacionamento entre Sistemas. Suponha que numa loja de departamentos ficou decidido que será implantado um sistema de controle de ponto eletrônico (RH) . Atualmente o controle é feito diretamente pelos coordenadores de cada departamento. Todas as atividades das outras áreas são executadas manualmente ou seja sem automação. Discuta em grupo quais são os principais impactos e ações que precisam ser tomadas antes da implantação do sistema.

38 Revisão: Complexidade de Sistemas
Quanto maior a quantidade de áreas que o sistema estiver impactando maior a dificuldade de implantação Abordagem Sistêmica: Entender todas as relações entre as áreas (componentes) e implantar o sistema somente em uma única área por vez Área 1 Área 5 Área 4 Área 3 Área 2 5 1 6 9 10 8 2 7 4 3 Área 1 Área 5 Área 4 Área 3 Área 2 5 1 No exemplo, ao automatizar somente a área 3 (elemento 3 da figura) teremos que analisar somente os impactos que área 3 tem com as outras 4 áreas. 6 9 10 8 2 4 7 3

39 Revisão: Complexidade de Sistemas
Imaginem o aumento de dificuldade se fosse decidido implantar o novo processo de automação de caixa e também o de controle de ponto no mesmo instante? Além de tratar os relacionamentos 2, 3, 8 e 9 ao implantar o sistema de ponto eletrônico (área 4) teríamos que tratar os relacionamentos 4, 7 e 10, aumentando em muito a complexidade da implantação. Ler caso Hershey Foods (pág. 18) 3 Área 1 Área 5 Área 4 Área 3 Área 2 5 1 6 9 10 8 No exemplo, ao automatizar somente a área 3 (elemento 3 da figura) teremos que analisar somente os impactos que área 3 tem com as outras 4 áreas. 2 4 7 3

40 Teoria dos Sistemas Fim Parte I - TGS


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