A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati Jose Fernando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati Jose Fernando."— Transcrição da apresentação:

1 Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati Jose Fernando

2

3 É um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Intérfase profáse, metáfase, anáfase e telófase nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma.

4

5

6

7 É a etapa mais longa da mitose; Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se cada vez mais curtos, possibilitando assim visualisar no microscopio óptico; Os dois pares de centríolos afastam-se em sentidos opostos, entre eles forma-se o fuso acromático (sistema de microtúbulos proteícos que se agrupam e formam fibrilas);

8 Fase inicial Fase intermediária Fase final

9

10

11 Fase inicialFase final

12 Citocinese Corresponde à divisão celular e, consequentemente, à individualização das duas células-filhas; A citocinese difere conforme a célula for animal ou vegetal. Na célula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. No fim da mitose formam-se, na zona do plano equatorial, um anel contráctil de filamentos proteicos que, na citocinese, contraem-se e puxam a Membrana plasmática para dentro até que as duas células-filhas se separam..

13 Na célula vegetal a parede celular não permite o estragulamento do citoplasma; em vez disso é formada na região equatorial uma nova parede celular. Para isso vesículas provenientes do complexo de Golgi alinham-se no plano equatorial e formam uma estrutura que é a membrana plasmática das células filhas. Mais tarde, por deposição de fibrilas de celulose forma-se nessa região a parede celular

14 Importância da Meiose A meiose é fundamental para a manutenção da vida dos seres pluricelulares, pois é através dela que se formam as células de reprodução (gametas: espermatozóide e óvulo) que se juntam para formar o ovo, ou também conhecido zigoto. Meiose

15

16 ProfaseI - fase de grande duração, devido aos fenômenos que nela ocorrem e que não são observados na mitose. Os cromossomos - já com as duas cromátides - tornam-se mais condensados. Ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos. Desaparecem o nucleolo e a carioteca, Os centriolos migram para os polos da célula e forma o fuso acromatico.

17 Metáfase I – os cromossomos homólogos pareados se dispõem na região mediana da célula; cada cromossomo está preso a fibras de um só pólo.

18 Anáfase I – o encurtamento das fibras do fuso separa os cromossomos homólogos, que são conduzidos para pólos opostos da célula, não há separação das cromátides-irmãs. Quando os cromossomos atingem os pólos, ocorre sua desespiralação, embora não obrigatória, mesmo porque a segunda etapa da meiose vem a seguir. Às vezes, nem mesmo a carioteca se reconstitui.

19 Telófase I – no final desta fase, ocorre a citocinese, separando as duas células-filhas haplóides. Segue-se um curto intervalo a intercinese, que procede a prófase II.

20 Prófase II – cada uma das duas células-filhas tem apenas um lote de cromossomos duplicados. Nesta fase os centríolos duplicam novamente e as células em que houve formação da carioteca, esta começa a se desintegrar.

21 Metáfase II - como na mitose, os cromossomos prendem-se pelo centrômero às fibras do fuso, que partem de ambos os pólos.

22 Anáfase II – Ocorre duplicação dos centrômeros, só agora as cromátides-irmãs separam-se (lembrando a mitose).

23 Telófase II e citocinese – com o término da telófase II reorganizam-se os núcleos. A citocinese separa as quatro células-filhas haplóides, isto é, sem cromossomos homólogos e com a metade do número de cromossomos em relação à célula que iniciou a meiose.

24 Por fim, formam-se quatro células-filhas haplóides denominadas de tétrades (três células no caso da ovogênese), contendo cada uma apenas um cromossomo de cada par de homólogos (ou dos hemiomólogos).


Carregar ppt "Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati Jose Fernando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google