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Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento

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Apresentação em tema: "Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento 2- O funcionamento do computador 3- Noções de sistemas de informações gerenciais 4- Sistemas de apoio gerencial SPT, SIG, SAD e SAE 5- Sistemas integrados: ERP, CRM, SCM, BI 6- Departamentos de sistemas de informação 7- CIO e CEO 8- Vantagens competitivas do SIG 9- Workgroup e workflow 10- Novidades tecnológicas

2 O que vimos até agora? Sistema de Informação Sistemas;
Dado X Informação X Conhecimento;

3 Tecnologia da Informação (TI)
é o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. Que TI estão presentes hoje nas empresas? Banco de dados compartilhados Redes de Comunicação Ferramentas de apoio a decisão Notebooks Fibra ótica Comunicação por satélites Centrais telefônicas Inteligentes Comunicação sem fio Etc...

4 Tecnologia da Informação

5 Sistemas de Informações nas Empresas
Quais as principais funções dos sistemas de informações nas organizações? Ainda existe a possibilidade de crescimento de empresas que não possui áreas informatizadas?

6 Tecnologia da Informação
O principal benefício que a TI traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. A tecnologia aperfeiçoa ou adiciona eficiência a uma tarefa. A tecnologia é um facilitador, um componente, ela não cria diretamente a satisfação.

7 Sistemas de Informações nas Empresas
Organização Formal Fornece Bem, Produtos ou Serviços Visa o lucro (Na maior parte das vezes)

8 Sistemas de Informação e a Organização
Sistemas de informação atualmente servem em todas as áreas e níveis das organizações, sendo considerados como ferramenta essencial para o sucesso de suas atividades. São usados por diferentes tipos de funcionários de uma empresa. Isso nos permite classificá-los de acordo com a responsabilidade assumida por seus usuários dentro da organização em quatro tipos principais.

9 Sistemas de Informação e a Organização
Estratégico Tatico/Gerencial Conhecimento Operacional Comercial Produção/ Recursos Finanças Operacao Humanos

10 Sistemas de Informação e a Organização
Sistemas de Nível Operacional; Sistemas de Nível do Conhecimento; Sistemas de Nível Tático/Gerencial; Sistemas de Nível Estratégico.

11 Sistemas de Informação e a Organização
Sistemas de nível operacional, que tratam da execução, acompanhamento e registro da operação diária da empresa, sendo geralmente sistemas fortemente transacionais. Exemplos são sistemas de vendas, folha de pagamento, etc. Sistemas de nível do conhecimento, o propósito dos Sistemas a Nível de Conhecimento é ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos nos negócios e auxiliar a organização a controlar o fluxo de papéis.

12 Sistemas de Informação e a Organização
• Sistemas de nível tático, que utilizam dados da operação e outros dados inseridos nesses sistemas para permitir a obtenção de informações que permitam a gerência da empresa, suportando a tomada de decisões, o controle e o monitoramento. • Sistemas de nível estratégico, que são sistemas destinados a decisões de mais alto nível (efeito estratégico) e utilizam dados de todos os sistemas anteriores, normalmente de forma agregada e processada, sendo utilizados pela alta gerência.

13 Quadro Situacional de Sistemas
Nível Estratégico Viabilidade Os sistemas dão LUCRO EFETIVIDADE Out-Puts Diferencial Competitivo Tipos - Sistemas de Informações Estratégicas - Sistemas Especialistas - Sistemas de Apoio à Decisão Nível Tático Os sistemas se PAGAM EFICÁCIA - Informações do Negócio - Conhecimento Interno - Desempenho Empresarial -SIG - Sistema Informações Gerenciais - Sistemas de Gestão Mercadológica -Sistemas de Planejamento e Controle de Produção - Sistemas de Gestão de RH - Sistemas de Gestão Financeira Nível Operacional JUSTIFICAM EFICIÊNCIA Padronização Automação Agilidade Precisão Segurança Conforto Sistemas de Transações: - Comerciais / Marketing - Produção / Materiais - Recursos Humanos / Desempenhos - Financeiras / Contábeis

14 Sistemas de Informação e a Organização
Nenhum sistema isolado consegue atender todas as demandas de uma empresa. Os tipos de SI podem ser classificados segundo dois tipos de perspectivas: Funcional Grupos de usuários

15 Papéis dos Sistemas de Informação
Principais Papéis dos Sistemas de Informação Papéis dos Sistemas de Informação

16 Apoio às Operações e aos Processos
Principais Papéis dos Sistemas de Informação Apoio às Estratégias para Vantagem Competitiva Apoio à Tomada de Decisão Empresarial Apoio às Operações e aos Processos

17 Classificação dos Sistemas de Informação

18 A classificação dos Sistemas de Informação apresenta como critério de categorização o nível organizacional ao qual aqueles sistemas buscam atender.

19 SAE SAD SAD

20 Assim são definidas quatro categorias essenciais:
SPT – Sistemas de Processamento de Transação SIG – Sistemas de Informação Gerenciais SAD ou SSD – Sistemas de Apoio à Decisão ou Sistemas de Suporte à Decisão d) SAE - Sistemas de Apoio ao Executivo

21 Exercício: Faça uma lista dos principais sistemas que você conhece em sua organização e procure agrupá-los segundo as categorias apresentadas.

22 SPT – Sistemas de Processamento de Transação
Essa categoria de sistemas é utilizada atualmente na maioria das organizações, e monitora, coleta, armazena, processa e distribui os dados das diversas transações realizadas dentro da empresa, servindo como base para os demais sistemas nela existentes. Objetivo principal: Fornecer as informações legais ou organizacionais referente à empresa, para manter eficientemente os seus negócios.

23 Ações Importantes: Suporte a diversas operações do tipo chão-de-fábrica e frente-de-loja; Gestão de Materiais; Faturamento; Folha de Pagamento, etc. Processam um grande volume de dados; Suportam alto grau de repetição de processo; Impacta em vários funcionários.

24 SAE SAD SAD

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26 Exercício: Avalie a sua lista anterior e verifique se os SPT’s utilizados na sua empresa estão na categoria correta.

27 b) SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Essa categoria de sistemas enfatiza a saída das informações, saídas essas originárias dos SPT’s. Objetivo principal: Prover o Gerente com informações passadas e presentes sobre as operações internas e sobre o ambiente da empresa, ajudando a execução do processo decisório.

28 Ações Importantes: Assegurar que as estratégias do negócio sejam implementadas; Assegurar que os objetivos traçados sejam alcançados de modo satisfatório. Impacta/Influencia as diferentes áreas funcionais Busca agregar dados de determinada operação, fornecendo informações consolidadas.

29 SAE SAD SAD

30 Saídas de um SIG Envolvem relatórios de natureza variada: Relatórios Programados; Relatórios de Pontos Críticos; Relatórios Ad Hoc.

31 Relatórios Programados
Relatórios com dados rotineiros, que são frequentemente solicitados pela gerência, com informações sintéticas. Ex: Relatório de Vendas

32 Relatórios de Pontos Críticos
Relatórios que visam exibir apenas situações que estão fora dos parâmetros normais. Ex: Relatório de produtos com data de validade próxima do vencimento.

33 Relatórios Ad hoc Relatórios concebidos sob demanda, conforme necessidades dos gerentes.

34 Exercício: Avalie a sua lista anterior e verifique se os SIG’s utilizados na sua empresa estão na categoria correta.

35 c) SAD ou SSD – Sistemas de Apoio à Decisão
ou Sistemas de Suporte à Decisão Esses sistemas tem como essência o tratamento de situações onde os problemas são estruturados, semi-estruturados ou não-estruturados. São concebidos para atender o Nível do conhecimento e Estratégico, mas podem servir toda a organização.

36 Problemas estruturados:
Envolvem a utilização de rotinas e procedimentos; Problemas semi-estruturados: Envolvem uma combinação de bom senso + procedimentos Problemas não-estruturados: Envolvem a utilização de bom senso;

37 Classificação das Tomadas de Decisão:
Administração Estratégica Tática Operacional Não-estruturada Semi-estruturada Estruturada

38 Ações Importantes: Utiliza dados de diferentes fontes; Preocupa-se com o estilo do decisor; Manipula grande volume de dados; Permite criação de cenários hipotéticos, visando construir projeções; Flexibiliza relatórios e apresentações;

39 SAE SAD SAD

40 Relatórios SAD

41 Componentes de um SAD Os SAD são sistemas de interfaces relativamente simples, mas de processamento complexo, com busca de informações de inúmeras fontes, sejam internas ou externas à organização.

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43 Onde: Banco de Dados: Os SAD’s podem ter um conjunto de BD das mais diversas origens e sistemas, visando tornar mais precisas as análises do SAD. Banco de Modelos: Modelos baseados em estatística, administração financeira, administração da produção, modelos de projetos, etc.

44 Onde: SGBD: Conjunto de softwares responsável por manter atualizados e consistentes a estrutura e o conteúdo do BD. SGM: Conjunto de softwares que fornece instrumentos para que os modelos possam ser especificados, escritos e acessados, conforme necessidade. Interface com o Usuário: A interface do SAD deve ser simples, com instrumentos gráficos e muitas vezes com recursos de linguagem natural.

45 SAE – Sistemas de Apoio ao Executivo
Os Sistemas SAE fornecem informação crítica de fácil visualização para uma multiplicidade de gestores. São dirigidos à alta gerência permitindo que estes acessem informações relevantes para controlar os fatores críticos de sucesso.

46 Ações Importantes: São encontrados no nível estratégico; São destinados a apoiar a alta gerência em tarefas estratégicas, como o planejamento de longo prazo. Usam dados fortemente agregados, internos e externos a organização e são capazes de responder perguntas específicas ou ainda fazer projeções.

47 Ações Importantes: Podem ser capazes de fazer simulações e ter uma interface interativa. É um tipo especial de SAD; São desenvolvidos sob medida para executivos individualmente Os SAD não são destinados a um usuário em particular

48 SAE SAD SAD

49 Exemplo:Sistema de Vendas
Estratégico: sistema para prever tendências de vendas num período acima de 5 anos Vendas Gerencial: sistema para acompanhamento de vendas mensais por filial e relatório de locais onde as vendas cairam abaixo dos níveis esperados. Conhecimento: projeto de displays promocionais para os produtos da firma Operacional: sistema de vendas para armazenar vendas diárias e processar pedidos.

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