A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para Prova de Arte 6º ano EF 3º trimestre Profª Marcella.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para Prova de Arte 6º ano EF 3º trimestre Profª Marcella."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para Prova de Arte 6º ano EF 3º trimestre Profª Marcella

2 Arte Popular Arte Popular é a produção de esculturas e modelagens feitas por homens e mulheres que, sem jamais terem frequentado escolas de arte, criam obras de reconhecido valor estético e artístico. É a arte feita do povo e para o povo. Artesanato de tradição: é uma habilidade compartilhada por um grupo social, que transmitem uma técnica de geração para geração.

3 Arte Erudita : cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimento técnicos e formais apurador, As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais[...] Ou seja, a principal diferença é que o artista erudito teve acesso à formação (faculdade de arte), e o artista popular não.

4 Atividade Prática Em algumas das aulas a atividade prática foi fazer a literatura de cordel. Nosso trabalho consistiu em fazer um poema e uma ilustração deste com uma isogravura. Isogravura é a técnica de gravura feita com isopor.

5 Arte na Grécia Antiga A arte na Grécia Antiga será considerada como a Arte Clássica, se tornando influência para toda a cultura e arte ocidental. Período Clássico é marcado por uma forte influência da arte egípcia nas esculturas, mantendo a lei da frontalidade e postura rígida.

6 Estátua Egípcia Escultura Grega do Período Arcaico – século VII a. C.

7 Período Clássico: as esculturas gregas estão cada vez mais parecidas com a realidade. A grande modificação surge com o peso do corpo apenas em uma das pernas e consequentemente ocorre a rotação do quadril e o desequilíbrio dos ombros.

8 A arte grega parte da simetria natural do corpo humano para evidenciar e cultuar sua beleza.

9 Música A música está muito presente na vida da Grécia Antiga. Decorava os festivais, acompanhava os guerreiros nas batalhas e estava associada às danças e ao teatro. A música deveria refletir a harmonia cósmica. Pois se acreditava que tinha um poder para influenciar o ouvinte seja para o bem ou para o mal.

10 Lira Um instrumento de cordas tangidas afinadas segundo as notas de um dos modos, e fixadas em um arcabouço formado com o casco de tartaruga.

11 kithara Também um instrumento de cordas, mais complexo que a lira, possuindo uma caixa de ressonância. As cordas era tocadas com um plectro e podiam ser afinadas em diferentes alturas.

12 flauta de Pã A flauta de Pã, também conhecida como Syrinx, constituída de uma série de tubos fixos juntos, de comprimentos diferentes, através dos quais o ar era soprado pela extremidade superior.

13 aulos Usualmente duplo (Diaulos), sendo uma espécie de flauta com palheta, possivelmente produzindo uma sonoridade similar à do oboé ou clarinete.

14 Teatro Não havia um hábito de leitura, já que este era o privilégio da elite. O povo se reunia nos festivais e cerimônias para ouvir a récita dos poetas e das peças teatrais. A comédia e a tragédia eram feitas através de hino coral e tendo um líder, o qual dividia os versos com o coro.

15 Tragédia x Comédia Gênero de TeatroTragédiaComédia Quantidade de Atores3 atores4 atores Uso de máscarasSim Tipo de vestimentaTúnica até os pés, denominada de quíton. Roupas baseadas nas utilizadas pelos cidadãos. TemáticaReligiosa e a saga dos heróis, ou seja os mitos. Crítica aos governantes, à educação, à guerra, às identidades falsas e intriga de famílias

16 Máscaras As máscaras serviam para expressar as sensações do personagem no teatro grego.

17

18

19

20

21 Atualidades 1.O que foi o movimento surrealista e quando ocorreu? R. O Movimento Surrealista tratou de criticar a racionalidade e trabalhar com o universo fantástico dos sonhos. Ocorreu em 1924 na Europa.

22 2. Quem foi Erwin Blumenfeld? R. Nascido na Alemanha em 1897, Blumenfeld foi um fotógrafo que no início dos anos 30, se mudou para Paris e começou a trabalhar para as revistas Verve e Vogue Paris. 3. De quê forma o artista Erwin Blumenfeld se relaciona com o movimento surrealista? R. Blumenfeld saiu da fotografia tradicional a partir do domínio da técnica de efeitos como a solarização, a mistura de imagens em negativo e positivo ou a sobreposição de imagens desfocadas e transparências coloridas. Ou seja, trouxe o surrealismo para a fotografia.

23 4. O que acontecerá no Brasil, em 2014, referente ao Erwin Blumenfeld? R. Vem para o Brasil a exposição com obras do fotógrafo.


Carregar ppt "Revisão para Prova de Arte 6º ano EF 3º trimestre Profª Marcella."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google