A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vestibular1 – www.vestibular1.com.br HIDROGRAFIA BRASILEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vestibular1 – www.vestibular1.com.br HIDROGRAFIA BRASILEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 Vestibular1 – HIDROGRAFIA BRASILEIRA

2 Vestibular1 – MAPA HIDROGRÁFICO

3 Vestibular1 – Bacia Amazônica Maior bacia hidrográfica do planeta: 60% do território nacional Corta oito países: Guiana francesa, Suriname,Guiana,Venezuela,Colômbia,Peru,Equador e Bolívia. Via importante como ponto de circulação regional Grande potencial hidroelétrico (485,4 mil GWh) Aproveitamento de apenas 0,4% é aproveitado Três hidroelétricas ( Balbina, Curuá-una e samuel) Totalmente de planície.

4 Vestibular1 – Samuel

5 Vestibular1 – TOCANTINS - ARAGUAIA Maior bacia totalmente brasileira Potencial hidroelétrico: terceiro do país perdendo para a Amazônica e Paraná. Abastece com energia os grandes projetos (Carajás, Albrás e Trombetas). Oferecem cerca de km de percurso navegável. Possui a ilha do bananal ( 350 km de comprimento e 80 km de largura) Detêm a hidroelétrica de Tucuruí

6 Vestibular1 – Ilha do bananal

7 Vestibular1 – Tucuruí

8 Vestibular1 – SÃO FRANCISCO É A SEGUNDA BACIA TOTALMENTE BRASILEIRA. POTÊNCIAL HIDROELÉTRICO DE 92MIL Gwh Único rio perene que atravessa o sertão semi-árido Trajetória mista : planície ( Pirapora –MG até Juazeiro – BA) – irrigação ( uva e manga) e na parte de planalto detêm um grande complexo de hidroelétricas ( Paulo afonso, sobradinho e xingó e de três marias na parte do sudeste) Liga duas regiões mais populosas e de mais antigo povoamento Nordeste e Sudeste.

9 Vestibular1 – Xingó

10 Vestibular1 – Transposição do São Francisco

11 Vestibular1 – BACIA PLATINA É composta por três rios: Paraná Paraguai Uruguai

12 Vestibular1 – PARANÁ Localização privilegiada no país ( Centro – sul) Contem em sua área a hidrovia Tietê – Paraná ( Espinha dorsal do sistema de transportes do mercosul). Observa-se devido a sua acomodação de relevo diversas hidroelétricas: São Simão, Ilha Solteira, Água vermelha, Três irmãos e a mais importante ITAIPÚ ( Binacional Paraguai e Brasil). Abriga também em sua área o Aquífero Guarani (situa-se nos estados do MS, GO, SP,SC,PR,RS e na Argentina, Paraguai e Uruguai)

13 Vestibular1 – Itaipu

14 Vestibular1 – Hidrovia Tietê - Paraná

15 Vestibular1 – PARAGUAI Tipicamente de planície Forma com o Paraná o rio da Prata Alimenta o pantanal É chamado também de rio de navegação internacional Abrange os estados do MT e MS além dos países Argentina, Paraguai e Bolívia. Nasce na Chapada dos Parecis.

16 Vestibular1 – Rio Paraguai

17 Vestibular1 – URUGUAI Nasce da fusão do rio Canoas (SC) e Pelotas (RS). Serve de divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Brasil e Argentina e Uruguai desaguando no estuário do Prata. Pouco expressivo na produção hidroelétrica, apenas 1,6% do potencial hidroelétrico e aproveitado.

18 Vestibular1 – Rio Uruguai

19 Vestibular1 –

20


Carregar ppt "Vestibular1 – www.vestibular1.com.br HIDROGRAFIA BRASILEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google