A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Larissa Orlandi Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Larissa Orlandi Marques"— Transcrição da apresentação:

1 Larissa Orlandi Marques
Coluna Vertebral Larissa Orlandi Marques

2 Características básicas:
É o segmento mais complexo e funcionalmente significativo do corpo humano. Função: Sustentação, postura, locomoção, dissociação de movimentos e proteção óssea para a medula espinhal. Eixos de Movimento: movimento nos três planos (flexão/extensão, inclinação lateral e rotação).

3 Anatomia: 04 curvaturas (cervical, torácica, lombar e sacral)

4 Constituição: 07 vértebras cervicais; 12 vértebras torácicas;
05 vértebras lombares; 05 vértebras sacrais; 04 coccígeas. São separadas entre si pelos discos intervertebrais. Outras estruturas, como ligamentos, nervos, medula espinhal, vasos sanguíneos e músculos.

5 Vértebra As vértebras apresentam vários buracos (forames) no osso, para a passagem dos nervos e vasos sanguíneos. O principal é o Canal Vertebral. É por ele que passa a Medula Espinhal.

6 Patologias: 80% da população
Motivos mais freqüentes de visita ao médico Curvaturas normais absorvem de modo equilibrado as pressões por ação gravitacional. Hipercifose Hiperlordose Escoliose Cervicalgia/ Dorsalgia/ Lombalgia Cervicobraquialgia Lombociatalgia Hérnia de Disco Abaulamento discal Osteófitos

7 Patologias: Hipercifose: Aumento excessivo da curvatura posterior;
Hiperlordose: Aumento excessivo da curvatura anterior, pode ocorrer nas vértebras cervicais ou nas lombares;

8 Patologias: Escoliose: É um desvio látero-lateral da coluna vertebral. Têm diversas origens, porém seu aspecto físico é parecido. São reconhecidas: escoliose lombar, escoliose toracolombar e escoliose torácica.

9 Patologias: Cervicalgia/ Dorsalgia/ Lombalgia: São as famosas dores nas costas. Têm origens diversas, mas são essencialmente ósseas, articulares e musculares.

10 Patologias: Cervicobraquialgia: Dor localizada na região cervical que se irradia para os membros superiores, é resultado de uma compressão das raízes nervosas. Lombociatalgia: Dor lombar irradiada para o membro inferior devido a compressão no nervo ciático. Tem origem na parte mais baixa das costas, então se espalha pelas nádegas e corre em direção à coxa e à perna.

11 Patologias: Osteófitos: São formações ósseas que aparecem nas bordas articulares do corpo vertebral devido ao desgaste da articulação vertebral e a conseqüente instabilidade do segmento. Abaulamento discal: Resulta da degeneração dos discos intervertebrais, causando fissuras em seu anel fibroso, não impedindo que o núcleo pulposo escape para fora do espaço intervertebral.

12 Patologias: Hérnia de Disco: Projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (o anel fibroso) por um desgaste devido ao envelhecimento ou microtraumatismos.

13 Patologias: A doença divide-se em 4 fases, de acordo com o seu grau de degeneração. Abaulamento discal; Protrusão discal; Hérnia de Disco; Seqüestro ou Fragmento.

14 Bibliografia Zorzetto, N. L. Curso de anatomia humana. Bauru, SP. Editora Lipel. 8ª edição, 2003.

15 Bibliografia http://www.patologiadacoluna.com.br/patologias.php


Carregar ppt "Larissa Orlandi Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google