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Metodologia Orientada à Temática (MOT) face ao MEES Profa. Clara Amelia de Oliveira Clara Amelia de Oliveira 24-05-2012 MEES-Coordenação Geral Angela Cristina.

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1 Metodologia Orientada à Temática (MOT) face ao MEES Profa. Clara Amelia de Oliveira Clara Amelia de Oliveira MEES-Coordenação Geral Angela Cristina Corrêa, Dra. Eng. Prod. Pesquisadora Colaboradora do CPGA - UFSC *Trabalho financiado pelo Edital PRÓ-ADMINISTRAÇÃO/CAPES

2 MOT e MEES – um encontro no I Colóquio sobre Complexidade – UFPb, Paraíba-2009 Sumário: Introdução MOT e Modelagem Orientada a Objetos MOT como metodologia educacional baseada na Complexidade Módulos MOT: 1)abordagem do conhecimento; 2)comunicação professor/aluno; 3) instrumentação; 4) avaliação de conhecimento Pressupostos comuns MOT e MEES (AQSG ) Contribuição MOT ao Projeto Pedagógico MEES Conclusões

3 Introdução Potencialidade de mudanças: Área Administrativa + Área Acadêmica Status Quo mundial na área educacional face à complexidade

4 MOT e Modelagem Orientada a Objetos Orientação a Objetos = paradigma representacional do conhecimento complexo, permite hierarquização vertical (propriedade da herança) e hierarquização horizontal (explorando a modularização) MOT associa o sistema educacional com um sistema complexo Exemplo de hierarquização vertical ( prof. e aluno = membros do processo de desenv. Exemplo de hierarquização horizontal (pessoa tem 4 canais processuais( visual, auditivo, cinestésico, auditivo-digital)

5 MOT como metodologia educacional baseada na complexidade Complexidade: o que é tratado junto, vinculado ao seu contexto (E.Morin) Pressupostos para a visão educacional complexa: 0)visão genérica 1) continuidade do processo educacional 2) respeito à diversidade, subjetividade e potencialidade

6 Módulos MOT: 1)abordagem do conhecimento; 2)comunicação professor/aluno; 3) instrumentação; 4) avaliação de conhecimento

7 MOT Módulo 1: abordagem do conhecimento Escolha do nível de generalização: Temática Projeto Estudo de caso Problema Método/operação

8 Diretrizes Conceituais na Modelagem do Conhecimento 1-2 Visão genérica ou complexa (Temática Generalista) Movimento: do Genérico para o Especializado

9 Diretrizes Conceituais na Modelagem do Conhecimento 2-2 dificuldade crescente reuso do conhecimento: contextualização do conhecimento

10 Conclusões mod.1: Abordagem do conhecimento Proporcionar a ligação entre as partes e o todo, de forma harmônica, assumindo como eixo pedagógico a Temática de longa duração. E o que é possível fazer no contexto de hoje? O primeiro passo seria aumentar o ciclo de vida dos assuntos abordados no ensino agregando os tópicos exigidos no programa oficial procurando um foco generalista.

11 MOT Módulo 2: Comunicação professor/aluno Sistema Educacional como sistema de desenvolvimento humano vai tratar os seguintes aspectos: Potencialidade Diversidade Subjetividade Criatividade Flexibilidade

12 Diretrizes Conceituais na Modelagem da Comunicação O ser humano utiliza canais processuais mentais de forma individual e preferencial (PNL) O ser humano tem diferentes estilos de aprender/ensinar (de forma individual e preferencial (Kolb)

13 Conclusões mod. 2: Comunicação Professor/ Estudante Do ponto de vista do estudante(particular) Do ponto de vista do professor (global)

14 MOT Módulo 3: instrumentação Instrumentação do modelo educacional na visão complexa

15 Diretrizes conceituais na modelagem da Instrumentação Explorar diferentes tipos de instrumentos Escolha de acordo com cada tipo de contexto

16 Conclusões mod.3: Instrumentação Combinar os diversos tipos de instrumentação não colocando um contra o outro no sentido de sua utilização

17 MOT Módulo 4: avaliação de conhecimento Avaliação ensino/ aprendizagem sob o ponto de vista complexo: Subjetividade Criatividade Flexibilidade Continuidade

18 Diretrizes conceituais na modelagem da Avaliação Quebra do tempo linear de avaliação tipo prova escrita. Associar avaliação a projeto dividido em etapas Expressão criativa (questões abertas)

19 Conclusões mod.4: Avaliação Avaliação pontual combinada com avaliação de processo

20 Pressupostos comuns MOT e MEES (AQSG ) Princípio/propostaOrientação TemáticaAbordagem Quântica SISTÊMICOvalorizaInteraçõesIdem HOLOGRÁFICOTemática X ProblemasVisão Todo X Partes ECOLÓGICORelevância do tema associada a propósitos e valores Pautada nos propósitos e valores ORGÂNICOMutações baseadas no princípio da herança/reuso(flexibilidade /adaptabilidade ) no mod.O.-O Assume mutações do ambiente: Fator flexibilidade /adaptabilidade

21 Contribuição MOT ao Projeto Pedagógico MEES MOT pretende facilitar a integração pedagógica com a estratégica –administrativa apoiando o espírito MESS pois ambos são centrados em: conhecimento complexo subjetividade diversidade potencialidade Flexibilidade

22 Conclusões Gerais Consciência da dificuldade de mudanças (mudar lógica do sistema de pensamento) Necessidade de apoio institucional (estratégico) para potencializar mudanças efetivas ( gestão adm., gestão pedagógica) Treinamento/ sensibilização para construção coletiva Mudança ou processo de desenvolvimento? Visão integradora (associar tradicional com inovador melhor do que colocar um contra o outro).

23 Agradecimentos!


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