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Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Wagner Rezende Silveira.

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1 Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Wagner Rezende Silveira

2 O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.

3 Tipos de Avaliação Diagnóstica Formativa Somativa Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Pequena escala Larga escala Avaliação

4 Diferença entre: Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Avaliação Interna/Escola Processo da aprendizagem AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Avaliação Externa/Sistemas Testes de proficiência Questionários contextuais Testes de proficiência Questionários contextuais Desempenho dos alunos

5 A diferença entre a avaliação interna e externa está principalmente na metodologia no que podemos fazer com os resultados. Mas, tanto na avaliação interna quanto na externa, como avaliar(?) e o que fazer com a avaliação(?) são duas discussões diferentes. A primeira se remete à especificações da ferramenta e, a segunda, ao melhor uso dessa ferramenta.

6 Contribuição da avaliação em larga escala Diagnóstico do desempenho e fatores que interferem nesse desempenho no universo avaliado. Acompanhamento / monitoramento da qualidade da educação ao longo do tempo. Definição de subsídios para a formulação de políticas educacionais - foco qualidade e equidade. Promoção de melhorias na relação com orgãos centrais e escolas e no ensino ofertado pela rede como um todo

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8 Por quê? -Objetivo - -Objetivo - Melhorar a qualidade da educação com promoção da equidade Desenho próprio da avaliação com vistas ao atendimento das necessidades específicas Rapidez no acesso às informações (menor tempo de processamento da base de resultados) Menor periodicidade entre os ciclos avaliativos (ciclos anuais de avaliação) Vantagens de um sistema próprio de avaliação

9 Outra importante vantagem Resultados Transversais, ou Longitudinais, por diferentes níveis. Estado Regionais Municípios Escola Turma Aluno

10 Como funciona a avaliação em larga escala?

11 O que é avaliado?

12 Matriz de Referência

13 Como os testes são montados? Itens Organizados em blocos Distribuídos em vários cadernos

14 O item e suas partes Suporte Enunciado Comando Alternativas de reposta Gabarito Distratores

15 O item

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17 Como os testes são corrigidos? Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item – TRI – utilizada para correção dos testes aplicados pelo CAEd

18 CCIs de itens com diferentes parâmetros de dificuldade: quanto mais difícil é o item, mais ele se desloca para a direita, na direção dos maiores níveis de habilidade.

19 Vantagens desta metodologia A TRI nos permite: Comparar resultados de diferentes avaliações, como o SAEB. Avaliar com alto grau de precisão a proficiência de alunos em amplas áreas do conhecimento sem submetê-los a longos testes. Comparar os resultados entre diferentes séries, como o início e fim do Ensino Médio.

20 Como os valores de proficiência são gerados? Exemplo hipotético: Construindo uma escala para medir altura Nossa altura afeta nossas ações e o que somos capazes de fazer. Possíveis questões: Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Quando dorme à noite, seus pés ficam do lado de fora? Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados? Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados?

21 Alcançar prateleira superior Como os valores de proficiência são gerados? 1,60m 1,70m 1,80m 1,90m Alcançar malas no bagageiro Dormir com pés para fora da cama Como todas essas questões estão associadas à altura da pessoa podemos estimar sua medida com base no que ela é capaz, ou não, de fazer.

22 Embora mais complexo, o processo de avaliação do desempenho é o mesmo. Como há uma certa progressão no desenvolvimento de competências e habilidades, podemos ordernar estas habilidades segundo sua complexidade e criar uma régua para estimar o desempenho. Esta régua pode se estender para além de um ano ou etapa escolar, abrangendo o conteúdo curricular do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, como é feito atualmente pela escala SAEB. Dessa forma, é possível comparar não só resultados de alunos dentro da mesma série, mas também a progressão dos mesmos ao longo de todo o seu aprendizado. Como os valores de proficiência são gerados?

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25 Como interpretar os resultados de proficiência? Uma das formas mais simples e objetivas de se analisar os resultados da avaliação é através dos padrões de desempenho. Estes padrões representam recortes na escala de proficiência, definidos a partir dos objetivos e metas de aprendizagem de cada etapa e disciplina avaliada.

26 Outras dimensões avaliadas

27 Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais Gestão e administração Prática pedagógica Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais Fatores Extraescolares Fatores Intraescolares

28 Ilustrando o nosso desafio

29 Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Wagner Rezende Silveira


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