A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno."— Transcrição da apresentação:

1 A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno de nossas células e, depois, as dividimos, em duas. Esse processo é a divisão celular. Por que as células se dividem Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e repor células perdidas.

2 Processos da Divisão Celular - Mitose e Meiose MITOSE Processo de divisão celular, caracterizado pela duplicação de todos os componentes celulares e pela distribuição uniforme desses elementos nas células filhas. Na mitose uma célula original 2n, dá origem a duas células filhas também 2n. São idênticas entre si e idênticas à célula original, pois conservam o mesmo número de cromossomos. A mitose garante a reprodução dos organismos unicelulares e o crescimento por aumento do número de células dos organismos pluricelulares. Atua também na renovação tecidual e na regeneração.

3 Mitose Produz células 2 filhas idênticas a célula mãe.

4 Divisão celular MITOSE Mitose= é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide da origem a duas novas células geneticamente idênticas, a célula mãe. Mitose= é um processo de multiplicação da célula que se caracteriza por uma duplicação cromossômica e uma divisão celular. O resultado é que as células- filhas possuirão o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. 46 2n Diplóide ou 2n= que possue o número duplo de cromossomos Células somáticas= células do corpo

5 Conceitos básicos Célula Diplóide ou 2n= que possue o número duplo de cromossomos. Células Haplóide ou n= que possue o número impar de cromossomos. Células somáticas= células do corpo. Cromossomos autossômicos= cromossomos do corpo=44 Cromossomos sexuais= determinam o sexo=2 Células possuem: 44 Autossômicos + 2 Sexuais 46 cromossomos 44xx 44xy Homem Mulher

6 Meiose 22y 22x 22y 22x Mulher Homem 22y 22x + 44 A XY S = Sptz Óvulo Sptz Óvulo Ovo ou Zigoto 46 n n n n 2n Gametas 46 2N

7

8 FASES DO CICLO CELULAR MITOSECITOCINESE INTERFASEFASE MITÓTICA CICLO CELULAR

9 A interfase é o período que precede a divisão de uma célula. Há células que ficam alguns dias em intérfase. Outras, algumas horas e, depois, já iniciam seu processo de divisão. A mitose não inicia- se antes que a duplicação do DNA se complete. INTERFASE

10

11 ETAPAS DA MITOSE A mitose se divide em quatro fases fundamentais: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase Na prófase: * Os cromossomos, que foram duplicados durante a fase S da intérfase, se condensam. * O número de cromossomos varia de espécie para espécie, mas em humanos o número de cromossomos diplóides é 46. * Os microtúbulos citoplasmáticos são desarranjados e a célula se prepara para a reorganização destes microtúbulos formando o fuso mitótico.

12 Prófase - Início da condensação do DNA, - Migração dos centríolos para os pólos da célula, - Desaparecimento da carioteca, - Desaparecimento do nucléolo

13 O cromossomo mitótico consiste em duas cromátides que estão conectadas por uma região denominada de Centrômero. Na superfície deste centrômero existem dois cinetocoros, um deles está associado a cromátide. * O outro cinetocoro está associado ao fuso mitótico e é através dele que resulta a movimentação cromossomal. * Desorganização do envelope nuclear. * A célula segue para a metáfase.metáfase

14 Durante a metáfase * Alguns dos microtúbulos que formam os aparatos do fuso se prendem aos cinetocoros formando o fuso mitótico. * Os cromossomos iniciam uma série de movimentos que resultam num alinhamento de todos os cromossomos na região equatorial do fuso. * É uma fase onde a célula se prepara para a anáfase.anáfase. Metáfase (meta = depois)

15 METAFASE - Centríolos nos pólos opostos da célula, - Cromátides presas pelas fibras do fuso, - Cromossomos localizados na placa equatorial celular.

16 Anáfase: * É o momento onde as cromátides iniciam a migração para cada pólo da célula, em direção aos centríolos, provocando a separação das cromátides irmãs. * Acredita-se que a força que movimenta as cromátides tem origem através da polimerização de proteínas dos microtúbulos (actina, miosina e tubulina). Término da anáfase e início da Telófase.Telófase.

17 ANAFASE (ana = para cima) - separação das duas cromátides de cada cromossomos - cromossomos filhos seguem(migração) para os pólos - chegada dos cromossomos aos pólos (final da anáfase)

18 TELOFASE - Cromossomos chegam aos pólos opostos da célula, - Descondensação dos cromossomos, Reaparecimento do nucléolo e carioteca - Divisão do citoplasma (citocinese) - Formação da duas células filhas idênticas

19 Durante a telófase * Separação completa das cromátides irmãs para cada pólo da célula. * Reconstituicão do envelope nuclear ao redor dos cromossomos. * Descondensação dos cromossomos. * Dissolução do aparato mitótico. * Formação de uma constrição ao nível da zona equatorial da célula-mãe, que vai progredindo e termina por dividir o citoplasma e suas organelas em duas partes iguais. * Neste ponto a célula termina a fase de divisão celular (Mitose) e entra na fase de replicação do DNA (Intérfase) iniciando um novo ciclo.(Intérfase)

20

21 - Citocinese é a divisão do citoplasma no final da mitose; é centrípeta.

22

23 Fases da mitose

24 Etapas da Mitose

25 CITOCINESE Última etapa do processo, que, no entanto se inicia ainda durante a anafase

26 Interfase Profase Metafase AnáfaseTelófase

27 MITOSE.GIF bio435/anime/MITOSE.GIF

28

29 MEIOSE Importância Redução do número de cromossomos a metade. Finalidades Divisão celular onde uma célula dá origem a quatro células, cada uma com a metade do número de cromossomos da célula original. É o processo através do qual formam-se as células reprodutoras (gametas). Se não ocorresse redução numérica de cromossomos durante a meiose, os gametas seriam diplóides e a cada geração o número de cromossomos duplicaria nas células somáticas dos indivíduos.

30 Meiose Meiose= um tipo de divisão celular em que uma célula 2n da origem a 4 novas células, geneticamete diferentes. Ocorre nas células germinativas (sexuais). Da uma maior variedade genética


Carregar ppt "A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google