A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É o ovo uma célula? SÉTIMO ANO Ciências . Aula 01 Funções celulares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É o ovo uma célula? SÉTIMO ANO Ciências . Aula 01 Funções celulares"— Transcrição da apresentação:

1 É o ovo uma célula? SÉTIMO ANO Ciências . Aula 01 Funções celulares

2 Citologia = Estudo das células
Ciências . Aula 01 Funções celulares Citologia = Estudo das células As células representam as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares. Os seres humanos possuem aproximadamente 100 trilhões células, um tamanho de célula típico é o de 10 µm, uma massa típica da célula é 1 nanograma. A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam.

3 Classificação das células de acordo com a organização estrutural:
Ciências . Aula 01 Funções celulares Classificação das células de acordo com a organização estrutural: Células Procariontes Células Eucariontes Arquivo do autor Arquivo do autor

4 Células procariontes:
Ciências . Aula 01 Funções celulares Células procariontes: A principal característica das células procariontes é a ausência de carioteca, isto é, núcleo individualizando. Também se verifica a ausência de organelas e, pelo pequeno tamanho, possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas. A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais: Bactérias Cianófitas (algas cianofíceas, algas azuis) PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms")

5 Células eucariontes: Ciências . Aula 01 Funções celulares
As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células. Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, adquirindo complexidade e formando as estruturas celulares. Nesse grupo encontram-se: Células Vegetais: com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacúolo central. Células Animais: sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos.

6 Quais são as diferenças entre as células abaixo?
Ciências . Aula 01 Funções celulares Quais são as diferenças entre as células abaixo?

7 Diferenças entre a célula animal e vegetal:
Ciências . Aula 01 Funções celulares Diferenças entre a célula animal e vegetal: A célula vegetal apresenta parede celular, plasmodesmos, grandes vacúolos citoplasmáticos, plastos e reserva energética na forma de amido. A célula animal apresenta parede celular e plasmodesmos ausentes, pequenos vacúolos citoplasmáticos, presença de centríolos e reserva energética na forma de glicogênio.

8 Célula animal Ciências . Aula 01 Funções celulares

9 Célula vegetal Ciências . Aula 01 Funções celulares

10 O núcleo celular Ciências . Aula 01 Funções celulares
No núcleo das células encontram-se os cromossomos que são minúsculas estruturas que contém o código genético (DNA). O DNA é responsável pelo controle direto ou indireto do funcionamento celular. Cada célula possui 46 cromossomos no núcleo. Arquivo do autor

11 Síntese de proteínas Ciências . Aula 01 Funções celulares
Arquivo do autor A síntese protéica é o processo pelo qual as células produzem, através do DNA e RNA, as proteínas necessárias ao funcionamento celular.

12 Mitocôndrias: as usinas das células
Ciências . Aula 01 Funções celulares Mitocôndrias: as usinas das células São responsáveis pela respiração celular, isto é, a produção e liberação de energia para que as células realizem seus processos vitais. Por tal motivo são conhecidas como as “usinas hidrelétricas” das células.

13 Cloroplastos: centro da fotossíntese
Ciências . Aula 01 Funções celulares Cloroplastos: centro da fotossíntese Organela presente nas células das plantas e algas, rica em clorofila, responsável pela sua cor verde. O cloroplasto é a organela responsável pelo processo de fotossíntese, no qual a célula é capaz de sintetizar o seu próprio alimento. Arquivo do autor

14 Endossimbiose Ciências . Aula 01 Funções celulares
A teoria endossimbiótica explica a origem das mitocôndrias e dos cloroplastos. Segundo esta teoria, ambas as organelas teriam se originado de uma cianobactéria ancestral englobada por uma célula eucariótica precursora. Essas cianobactérias teriam burlado o sistema imune/digestório, permitindo um desenvolvimento simbiôntico com a célula hospedeira.

15 Centríolos Ciências . Aula 01 Funções celulares
São feixes curtos de microtúbulos localizados no citoplasma das células eucariontes animais. Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente. São constituídos por nove túbulos triplos ligados entre si, formando um tipo de cilindro. São importantes na formação dos flagelos e cílios que efetuam o movimento em certos tipos celulares.

16 Divisão celular Ciências . Aula 01 Funções celulares
Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, no entanto, no momento, não há necessidade de preocuparmos com a distinção desses dois processos. Basta saber que os processos de divisão celular são importantes na reprodução, no processo de crescimento e reestruturação de tecidos. Arquivo do autor

17 Diferentes células, mesmo organismo!
Ciências . Aula 01 Funções celulares Diferentes células, mesmo organismo! A diferenciação é o processo pelo qual as células se "especializam" para realizar determinadas funções. As células diferenciadas podem atuar isoladamente como os gametas e as células sexuais. Também podem agrupar-se em tecidos diferenciados, como os tecidos ósseo e o muscular. Apesar de diferenciadas, as células mantêm o mesmo código genético da primeira célula (zigoto). A diferença está na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada célula. A especialização acarreta não só alterações da função, mas também da estrutura das células.

18 Diferentes células, mesmo organismo!
Ciências . Aula 01 Funções celulares Diferentes células, mesmo organismo! Macrófago Mastócito Neurônios Arquivo do autor

19 O ovo... Ciências . Aula 01 Funções celulares
O ovo não representa uma célula. Entretanto pode-se dizer que no ovo se encontra uma célula. A clara do ovo representa uma reserva nutricional para a verdadeira célula, a gema.

20 Revendo... Ciências . Aula 01 Funções celulares
A célula ao lado é procariota ou eucariota? Animal ou vegetal? Quais os nomes das principais estruturas? Arquivo do autor


Carregar ppt "É o ovo uma célula? SÉTIMO ANO Ciências . Aula 01 Funções celulares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google