A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO CELULAR Mitose Interfase Menu Saber mais... Bibliografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO CELULAR Mitose Interfase Menu Saber mais... Bibliografia."— Transcrição da apresentação:

1 CICLO CELULAR Mitose Interfase Menu Saber mais... Bibliografia

2 Ciclo Celular O ciclo celular divide-se nas seguintes fases: -G1 ou pós-mitótica -S ou fase de síntese -G2 ou pré-mitótica -Mitose seguida da Citocinese As células estão sujeitas a um ciclo de vida que compreende essencialmente as fases a seguir descritas. Interfase

3 G1 ou fase pós-mitótica Esta fase é considerada a fase do crescimento (primeira a seguir, pois o metabolismo celular é intenso, sintetizando-se diversos organitos celulares. É sintetizado RNA que participa na síntese de proteínas. No final desta fase a célula atinge o estado adulto. S ou fase de síntese Nesta fase o DNA celular é replicado assim como as histonas que se associam a este, ficando todos os filamentos com estrutura dupla. G2 ou fase pré-mitótica Esta fase à semelhança da G1 inclui diversas sínteses essencialmente de RNA e também proteínas preprando-se para a divisão seguinte, demorando de qualquer forma menos tempo que a G1. Interfase Estas três fases correspondem ao intervalo de tempo entre duas mitoses sucessivas.

4 Mitose A mitose é o processo de divisão celular de uma célula em duas células filhas de igual quantidade cromossómica, e igual informação genética. Este processo de divisão celular divide-se em quatro fases: -ProfaseProfase -MetafaseMetafase -AnafaseAnafase -TelofaseTelofase Depois deste processo pode-se ainda dar a citocinese, que consiste na divisão do citoplasma da célula mãe para dar origem ao citoplasma de duas células filhas.

5 Profase A cromatina do núcleo condensa (espiraliza-se) de modo a individualizar-se em cromossomas, constituídos por dois braços- cromatídeos- unidos pelo centrómero; Os centríolos duplicados na interfase migram para os pólos da célula. As suas fibras (áster) vão aumentar juntando-se umas às outras, ligando-se ao centrómero dos cromossomas, formando o fuso acromático (estrutura bipolar) com a chegada dos centríolos aos pólos; Desaparecimento do nucléolo e ruptura da membrana nuclear em pequenas vesículas.

6 Metafase Migração dos cromossomas para o plano equatorial do fuso acromático, formando a placa equatorial; Os cromossomas dispõem-se com os respectivos centrómeros sobre a linha equatorial e com cromatídeos virados para os polos devido à tensão exercida pelas fibrilhas do fuso acromático.

7 Anafase Devido à tensão dos microtubulos - fibras cromossómicas – que se retraem, puxam os cromossomas através dos centrómeros, rompendo-os – divagem do centrómero. Cada cromatídeo dos cromossomas vai ser puxado em forma de V para o respectivo polo, sendo dividida assim a quantidade de D.N.A. (informação genética), ficando cada pólo com idêntica quantidade deste. Cada cromatídeo constitui um cromossoma-filho.

8 Telofase Os cromossomas-filhos atingem os pólos, e individualiza-se um núcleo em cada pólo, formando- se uma nova membrana nuclear, tornando-se o nucléolo novamente vísivel; Desintegração do fuso acromático (absorção das fibras) e despiralização dos cromossomas, ficando a cromatinha visível. Formação de duas células filhas idênticas à célula mãe. Vídeo

9 Mitose (vídeo1)

10 Pedrosa, Carmen et al, C.T.V da Célula ao Universo,Texto Editora, Lisboa, 2000 CD-ROMs: Microsoft Encarta 1999 Enciclopédia da Célula, Porto Editora Internet: Internet:

11 Variação da quantidade de D.N.A durante a mitose Variação da quantidade cromossómica durante a mitose t 2Q Q t G1 S G2 Meiose Anafase 2n* n* *Indivíduo com 2n cromossomas **Indivíduo com n cromossomas 1 22

12 Imagem em Microscópio Fases da mitose observadas no Vértice Vegetativo da Raíz de Cebola - Allium cepa 1 22


Carregar ppt "CICLO CELULAR Mitose Interfase Menu Saber mais... Bibliografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google