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Desenvolvimento e Análise de Processos - IV

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento e Análise de Processos - IV"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento e Análise de Processos - IV
Professor:J. Miguel N. Sacramento  

2 Tipos de Layout

3 A Decisão de Arranjo Físico
Processo por projeto, jobbing, lotes ou bateladas, massa e contínuo Volume e Variedade DECISÃO 1 Tipo de Processo Objetivos de desempenho estratégicos DECISÃO 2 Arranjo Físico posicional, por processo, por produto e celular Tipo básico de arranjo físico DECISÃO 3 Posição física de todos os recursos de transformação Projeto detalhado de arranjo físico Fluxos de recursos transformados pela produção

4 Layout ou arranjo físico
Posicional Por processo Por produto Celular

5 Layout posicional

6 Focalização nos processos repetitivos em lotes
Layout por processo ou funcional: Focalização nos processos repetitivos em lotes

7 Focalização nos processos repetitivos em lotes
Layout por processo ou funcional: Focalização nos processos repetitivos em lotes COMERCIAL ANÁLISE DE CRÉDITO ESTOQUES FATURAMENTO CONTAS A RECEBER CONTAS A PAGAR COMPRAS CONTABI LIDADE EXPEDIÇÃO

8 Layout por produto

9 Layout de processos de montagem
Forma de acionamento das linhas de montagem

10 Layout por tecnologia de grupo
REUNIR ATIVIDADES OU PRODUTOS QUE UTILIZEM PROCESSOS OU RECURSOS COMUNS EM SUA EXECUÇÃO / MANUFATURA. OBJETIVO: ELIMINAR DESPERDÍCIO, AUMENTAR A QUALIDADE E REDUZIR TEMPO DE RESPOSTA.

11 Lay Out Celular REDUÇÃO DE CUSTO OU GANHO DE PRODUTIVIDADE COM REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO EM TRANSPORTE. REDUÇÃO DE CUSTO OU GANHO DE PRODUTIVIDADE COM REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO EM FORÇA DE TRABALHO.

12 LAY OUT FUNCIONAL 17 MÁQUINAS 17 OPERADORES

13 Tempo Homem X Tempo máquina
60% 60% 60%

14 LAY OUT CELULAR COM 4 CÉLULAS 20 MÁQUINAS ( +18% )
8 OPERADORES ( - 53% ) ESTOQUE ( - 60% )

15 CÉLULAS A QUANTIDADE DE CÉLULAS EM EMPRESAS DE SERVIÇO CRESCERÃO MUITO MAIS RAPIDAMENTE DO QUE EM EMPRESAS INDUSTRIAIS. KARL ALBRECHT

16 CÉLULAS EM SERVIÇOS ALIMENTAÇÃO ( FAST FOODS) BANCOS
LAY OUT FUNCIONAL: ATENDIMENTO AO PÚBLICO GERENCIA DE CONTAS ANÁLISE DE CRÉDITO DEPARTAMENTO JURÍDICO FINANCIADORA

17 EVOLUÇÃO DO LAY OUT FOCO NO PROCESSO FOCO NO PRODUTO FOCO NO CLIENTE

18 PROCESSOS: O que é necessário para mudar
1. Comprometimento da Alta Direção 2. Coerência da Alta Direção entre Discursos e Ações 3. Transparência de Propósitos 4. Reconhecimento que: a. Mudança é Chata b. Mudança é Risco c. Mudança Depende do Comprometimento das Pessoas d. Que as Pessoas só Mudam se Reconhecerem Vantagens Pessoais, Intelectuais e/ou Sociais

19 Requisitos para Mudança
Habilidade Incentivos Recursos Plano de Ação + + + = Confusão Visão Incentivos Recursos Plano de Ação + + + = Ansiedade Visão Habilidade Recursos Plano de Ação + + + = Mudança Gradual Visão Habilidade Incentivos Plano de Ação + + + = Frustração Visão Habilidade Incentivos Recursos + + + = Falsa Partida Visão Habilidade Incentivos Recursos Plano de Ação + + + + = Mudança

20 Bibliografia Aperfeiçoando Processos Empresariais - James Harrington - Makron A Grande Transição - James Martin - Editora Futura Revolução Total dos Processos - Charlene B. Adair e Bruce A. Murray - Nobel Reengenharia dos Processos Empresariais - Colin Coulson-Thomas - Record The Essence of Business Process Re-engineering – Joe Peppard e Philip Rowland - Prentice Hall The Processes of Organization and Management – David A. Garvin – Sloan Management Review Process Qualification Framework – American Productivity & Quality Center


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