A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD Formação Técnica em Administração Tecnologia da Informação e Comunicação Aula 05 Prof. Arlindo Neto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD Formação Técnica em Administração Tecnologia da Informação e Comunicação Aula 05 Prof. Arlindo Neto."— Transcrição da apresentação:

1 FTAD Formação Técnica em Administração Tecnologia da Informação e Comunicação Aula 05 Prof. Arlindo Neto

2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Conhecer a importância e os recursos da Tecnologia da Informação para uma organização

3

4 INTRODUÇÃO U Uma das maiores barreiras para a maioria das organizações ainda é a falta de entendimento sobre o estado da organização (os dados existentes) e o que fazer com eles (definir os elementos de ligação).

5 INTRODUÇÃO Compreender o relacionamento entre as tecnologias da informação, que manipulam os dados, e as redes de telecomunicações, aqui colocadas como elementos de ligação, torna-se um fator decisivo para a grande maioria das organizações

6 INTRODUÇÃO Pois estas duas entidades representam os suportes indispensáveis para as estratégias de desenvolvimento e sobrevivência dos negócios e da própria organização.

7 ORGANIZAÇÕES, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TIC – AULA 05

8 ORGANIZAÇÕES

9 ORGANIZAÇÕES Uma organização é um conjunto de pessoas e de outros recursos estabelecidos para cumprir um conjunto de metas.

10 Consequentemente, uma organização também é um sistema, pois envolve diversos recursos (financeiros, materiais, equipamentos, pessoas, etc) e dados que estão em constante processo de transformação. ORGANIZAÇÕES

11 O resultado do processo de transformação dos dados, que envolve o conhecimento na sua seleção, organização e manipulação, vai receber o nome de informação. ORGANIZAÇÕES

12 TECNOLOGIA TIC – AULA 05

13 TECNOLOGIA Já a tecnologia da informação pode ser definida como a combinação de recursos de processamento como: Hardware; Software; Banco de Dados; Etc.

14 TECNOLOGIA Também incluso as comunicações, pessoas e procedimentos, todos organizados de maneira a obter como produto final uma informação que atenda aos objetivos da organização.

15 SISTEMA DE INFORMAÇÃO TIC – AULA 05

16 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Finalmente, podemos definir um Sistema de Informação como um conjunto de elementos inter- relacionados que coletam, manipulam e disseminam a informação e fornece uma resposta para o atendimento de um objetivo.

17 SISTEMA DE INFORMAÇÃO O termo Sistema de Informação (SI) geralmente é usado para se referir às aplicações das tecnologias de informação e de telecomunicações que facilitam o intercâmbio de informações e a automatização de processos buscando atingir resultados.

18 TELECOMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO TIC – AULA 05

19 TELECOMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO As redes de telecomunicações são as estruturas que permitem transmissões eletrônicas de sinais contendo informações, proporcionando uma ligação eficaz entre as tecnologias de informação, no contexto dos Sistemas de Informação.

20 TELECOMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO Os sistemas de telecomunicações adquiriram nos últimos anos uma posição de particular relevância entre os Sistemas de Informação.

21 TELECOMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO Através das modernas redes de telecomunicações a informação democratizou-se, tornando-se acessível a faixas cada vez maiores da população e, a generalização do seu uso, constitui hoje um indicador do progresso de muitos países.

22 TELECOMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO Se por um lado tanto tecnologias da informação quanto de telecomunicações passam a ter cada vez mais valor e utilidade, por outro, este rápido progresso reduz o custo de conectividade entre as redes em âmbito mundial...

23 TELECOMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO Permitindo uma redução dos custos operacionais e maiores receitas para o negócio das organizações.

24 MAS O QUE É TELECOMUNICAÇÃO? Telecomunicação é a designação dada à transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.

25 IMPORTÂNCIA E OS RECURSOS DA TI PARA UMA ORGANIZAÇÃO TIC – AULA 05

26 IMPORTÂNCIA E OS RECURSOS DA TI PARA UMA ORGANIZAÇÃO A Tecnologia da Informação - TI, tem sido reconhecida como arma estratégica competitiva, pois além de permitir e sustentar as operações do negócio viabiliza novas estratégias empresariais.

27 Quem nunca ouviu falar que a informação vale dinheiro ou então quem tem mais informação consegue mais sucesso naquilo que faz? IMPORTÂNCIA E OS RECURSOS DA TI PARA UMA ORGANIZAÇÃO

28 Aqui vale uma pausa para descrever a diferença entre eficiência e eficácia. De maneira geral, eficiência significa fazer bem as coisas, enquanto que eficácia significa fazer as coisas certas.

29 A eficiência está associada ao uso dos recursos, enquanto a eficácia está associada com a satisfação de metas, objetivos e requisitos. Importância e os recursos da TI para uma organização

30 Significa dizer que para uma empresa ser eficiente precisa de recursos que auxiliem no atendimento do cliente. IMPORTÂNCIA E OS RECURSOS DA TI PARA UMA ORGANIZAÇÃO

31 T elefone; Internet; Software; Hardware; Correios (em caso de logística) Etc. RECURSOS QUE AUXILIAM NO ATENDIMENTO DO CLIENTE

32 Às vezes a empresa precisa criar um novo recurso que ainda não exista no mercado, esse chama-se invenção, ou então apenas melhorar um que já exista para atender as suas expectativa, esse chama-se inovação. RECURSOS QUE AUXILIAM NO ATENDIMENTO DO CLIENTE

33 Invenção: Telefone. Inovação: Celular Invenção: Mimeógrafo. Inovação: Jato de Tinta. EXEMPLOS DE INOVAÇÕES DOS RECURSOS QUE AUXILIAM NO ATENDIMENTO DO CLIENTE

34

35 Invenção: Orkut Inovação: Facebook

36 Veja que as empresas estão em constante mudanças para melhorar e torna-se mais eficiente em seus trabalhos e serviços. A área de TI sempre aparece com invenções ou inovações para melhorar o funcionamento de alguma organização. IMPORTÂNCIA E OS RECURSOS DA TI PARA UMA ORGANIZAÇÃO

37 ATIVIDADE 1.Pesquise por 5 invenções que depois tornaram-se inovações e que são utilizadas hoje em dia nas empresas. 2.Explique com suas palavras por que uma empresa precisa de Tecnologia.

38 ATIVIDADE Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

39 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA. Disponível no AVA.

40 ATIVIDADE DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM. DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA


Carregar ppt "FTAD Formação Técnica em Administração Tecnologia da Informação e Comunicação Aula 05 Prof. Arlindo Neto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google