A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OXYGEN. O uso dos cosméticos é um recurso importante na preservação da juventude e saúde da pele. Os efeitos que eles produzem podem influenciar o sistema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OXYGEN. O uso dos cosméticos é um recurso importante na preservação da juventude e saúde da pele. Os efeitos que eles produzem podem influenciar o sistema."— Transcrição da apresentação:

1 OXYGEN

2 O uso dos cosméticos é um recurso importante na preservação da juventude e saúde da pele. Os efeitos que eles produzem podem influenciar o sistema tegumentar em manter as funções orgânicas naturais. Algumas substancias podem penetrar e serem absorvidas. Dentro deles o oxigênio é um dos carreadores atuantes em Todas as ações metabólicas e a falta dele acelera os Processos de envelhecimento.

3 Oxigênio Como mais abundante elemento pode ser encontrado em toda superfície da terra, pedras, metais e em todo organismo vivo. Para os humanos o oxigênio é indispensável em todos os processos de regeneração celular. É a substancia mais importante no mundo orgânico e atua em todas as reações metabólicas. O oxigênio que usamos vem da atmosfera e devido à poluição e mudanças climáticas não passa de 25%, diferente do oxigênio reativo (o atômico), o oxigênio (O 2 ) não é responsável pela formação de radicais, que tem uma origem endógena.

4 Oxigênio X Radicais Livres O oxigênio encontrado na atmosfera ou levado pela corrente sanguínea é o O 2 um gás transparente formado por duas moléculas. Ele é a chave do metabolismo vital e pode se ligar com qualquer substancia no nosso organismo, quando na forma atômica (O), participa no processo oxidativo. Respiração é um ato oxidativo Respiração é um ato oxidativo Oxigênio O 2 e lipídios Oxigênio O 2 e lipídios Oxigênio O 2 como defesa orgânica Oxigênio O 2 como defesa orgânica Oxigênio como carreador de nutrientes Oxigênio como carreador de nutrientes

5

6 Mecanismo Vital Não existe nenhuma ligação da corrente sanguínea com a camada epidermal. Na hipoderme onde se encontra uma rede da corrente sanguínea distribuída por capilares muito pequenos, o oxigeno é fornecido pela difusão. As células do tecido conectivo são responsáveis por distribuição do oxigênio, mas com o avanço da poluição a precária distribuição do oxigênio e outros nutrientes e devido à diminuição do expessor cutâneo, a formação de novas células passam por uma divisão deficiente.

7

8 Sem oxigênio não há divisão celular Cada célula de nosso corpo precisa de oxigênio para exercer sua função. Isso acontece da seguinte forma: as substancias nutritivas penetram nas mitocôndrias, onde reagem com o gás oxigênio em processo comparável à queima de um combustível. Essa reação recebe o nome de respiração celular. A partir daí é produzido energia em forma de ATP (adenosina trifosfato). As mitocôndrias são pequenos bastonetes membranosos (lipoprotéica), que flutuam dentro do citoplasma. Dentro delas existe uma complexa maquinaria química capaz de liberar a energia contida nos alimentos que a célula absorve. A quebra da glicose e conversão em energia do ATP se processa na presença do oxigênio. A energia contida nas ligações das correntes de fosfato é disponível para as funções celulares devido à presença do oxigênio.

9 Deficiência na respiração celular A falta de oxigênio ou sua deficiência é responsável na intervenção do processo metabólico, desiquilibrando as trocas locais,retardando com isto a regeneração celular porque a transferência de proteínas, lipossomas, ceramidas, etc. demoram mais tempo a serem fornecidas. As novas pesquisas revelam que a pele utiliza o oxigênio da atmosfera e da corrente sanguínea, há uma clara demonstração da força vital do oxigênio nas peles que sofreram queimaduras ou estão machucadas. É reconhecida a ação antibacterial do oxigênio alem do aumento da atividade metabólica nas áreas afetadas.

10 Aproveitar o oxigênio A barreira cutânea, o fiscal seletivo da saúde da pele. Nossa barreira Nossa barreira Unidos com lipídios multi laminares, presas nas membranas celulares formam uma parede de proteção seletiva. A pele tem performance saudável quando o conteúdo de água no estrato córneo se mantém no nível de 25 a 35%. Quando sofre um desiquilibrio de água a epiderme modifica sua estrutura acelerando o processo de envelhecimento. A camada córnea forma uma barreira fechada entre o corpo e o ambiente com as gorduras óleos e ceras, protege e conserva o fator de umectação

11 Lipídios Epidérmicos Junto às outras células, os lipídios epidérmicos são os componentes principais da função da barreira. Eles formam o cimento intercelular da parede. Os lipídios cutâneos são sintetizados nas células da epiderme vindas das reações metabólicas e dos ácidos graxos essenciais triglicerídos, ceramidas e fosfolipídios, são gorduras encontradas na superfície da epiderme. Esta barreira tem a propriedade mecânica de proteção e manutenção de qualidade dos componentes, dentro dos quais os mais atuantes são os lipídios epidérmicos,

12 Penetração, Permeação e Absorção

13 Penetração As mudanças na estrutura do estrato córneo são diretamente ligadas à quantidade de água na área interna e mais profunda da epiderme. Os corneocitos adquirem elasticidade pela redução da força intermolecular pela presença e quantidade de água com associação a proteínas e amino ácidos formando material celular. Os amino ácidos são substancias que participam do NMF do tecido cutâneo. Algumas formas de penetração dependem da difusão do produto aplicado e podem ocorrer por vias de penetração : Transcelular – Intercelular – Via folículos e glândulas As vias de transporte são: Transpidermica – Transperpendicular através dos apêndices com glândulas e folículos pilo sebáceos

14 Permeação O sistema terapêutico transdermico depende da capacidade de uma substancia difundir-se através da pele em quantidades suficientes para causar o efeito terapêutico desejado. Os produtos encontrados no mercado que tem este coeficiente de difusão são polímeros e moléculas de princípio ativo de tamanho correspondente ao ativo. Alguma substancias ativas possuem capacidade intrínseca de atravessar a pele de maneira que possam participar dos processos bioquímicos da pele. Das formas mais conhecidas é o uso de agentes promotores de permeação que são substancias químicas capazes de diminuir a resistência difusional da pele. Para quebrar esta resistência e melhorar a permeação, os procedimentos cosméticos contam com uma serie de substancias ativas das quais se destacam os lipossomas, nanosferas, nanocapsulas e oclusões, que alem de penetrar tem uma ação dentro do tecido cutâneo.

15 Nanosferas

16 Absorção A pele tem cargas eletrostáticas e é carregada negativamente, por isso impede a penetração de cátions e repele anions, mas a capa superior do estrato córneo tem pequena participação no isolamento devido a maior permeabilidade celular e pelos espaços intercelulares maiores da forma que permite o ingresso de moléculas de peso maior.

17 Transporte Iônico O mecanismo envolvido neste processo baseia-se nos princípios: 1) Eletro repulsão 2) Eletro osmose – movimento transdermal dos solventes com os componentes neutros e iônicos diluídos. 3) Aumento de permeabilidade cutânea pela aplicação de fluxo elétrico. O produto deve ser colocado com eletrodo positivo no positivo e negativo com negativo. Durante o movimento da água a aplicação, vai do pólo negativo para o positivo. Este movimento causa uma passagem dos ativos da solução doadora para o tecido. Durante a concentração de íons a resistência da pele diminui, melhorando a concentração de íons a resistência da pele diminui, melhorando O potencial de permeabilidade.

18 Mecanismo de ação 1- Revitalização Carrear substancias ativas pelo fluxo de oxigênio para camadas mais profundas. 2- Hidratação Manter a barreira hidrolipídica para evitar a perda de líquidos Transdermicamente pela ligação de oxigênio com lipídios (fosfolipídios). 3- Tonicidade Estimular a formação de fibras e uso de técnicas de criomassagem. 4- Repopular e mobilizar as células, o oxigênio como combustível aumenta a energia.

19 Higienização Esfoliação por zoneamento Esfoliação por zoneamento

20 Estimulação Ação histamínica como resposta reversa Ação histamínica como resposta reversa Tonificação Tonificação

21 Oclusão Termoterapia Termoterapia Trocas metabólicas Trocas metabólicas Relaxamento muscular Relaxamento muscular Aumento da circulação periférica Aumento da circulação periférica

22 Drenagem linfática Desobstrução das vias linfáticas Desobstrução das vias linfáticas Aculifting Aculifting

23 Nebulização Carreamento do ativo para camadas mais profundas Carreamento do ativo para camadas mais profundas

24 Acupressura

25 Máscara Oclusiva Aumento de ácidos graxos responsáveis pela hidratação cutanêa Aumento de ácidos graxos responsáveis pela hidratação cutanêa

26 Criolift Massagem tonica com pedras frias para um contorno facial Massagem tonica com pedras frias para um contorno facial

27 Rua João Moura, 1103 – B.Pinheiros São Paulo / SP - Cep – Tel. (11) – Site - s –


Carregar ppt "OXYGEN. O uso dos cosméticos é um recurso importante na preservação da juventude e saúde da pele. Os efeitos que eles produzem podem influenciar o sistema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google