A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de discussão OGM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de discussão OGM"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de discussão OGM
Ratos Fluorescentes

2 O que são ratos fluorescentes?
Ratos fluorescentes são ratos que, como o nome indica, emitem fluorescência, aquando irradiados por radiação ultravioleta.

3 Quem criou? Há uma ligeira discussão em relação ao criador, mas quem recebeu o prémio Nobel da química, em 2008, pela descoberta e desenvolvimento da GFP (Green Fluorescent Protein) foi um grupo de três cientistas chamados…

4 Osamu Shimomura

5 Martin Chalfie

6 Roger Y. Tsien

7 Como é que foi feito? A Aequorea victoria, vulgarmente conhecida como água-viva, é uma alga que contém o gene que codifica a proteína que emite fluorescência. Os cientistas colocaram espermatozóides numa pipeta e sujeitaram-nos a tratamentos químicos com vista a provocar lesões na membrana da cabeça do espermatozóide.

8 Após provocarem a lesão, colocaram o DNA e enzimas para que o gene da fluorescência se unisse ao do rato. Após este passo, numa pipeta, juntaram os espermatozóides com os óvulos das ratas de modo a que ocorresse a fecundação, e colocaram-nos em ratas adultas que funcionaram como “mães de aluguer”.

9 Eficácia A eficácia deste processo foi bastante alta, para a taxa normal de eficácia, foi uma taxa de 20%.

10 Aequorea victoria

11 A fluorescência da água-viva

12 O processo ilustrado

13 Caernorhabditis elegans

14 Utilidade Mas afinal, para que é que este processo serviu?
A resposta é simples, com esta descoberta os cientistas podem produzir, em animais, orgãos humanos.

15 Alguns argumentos favoráveis
O transplante de orgãos de animais para humanos; Aproveitar os ratos fluorescentes para comércio animal; Para além dos transplantes a técnica pode ser usada em doenças como cancro; Pode servir de base de várias investigações;

16 Melhoramento da qualidade de vida;
Os ratos apresentam um ciclo sexual elevado, o que permite aferir resultados rapidamente.

17 Argumentos desfavoráveis
Problemas éticos do uso de animais; Apenas há 1/5 de eficácia o que faz com que os restantes sejam lixo de laboratório e muitas vezes mortos; O uso intensivo da água-viva pode levar a um decréscimo acentuado da população e da cadeia alimentar da qual esta faz parte; A não existência de estudos que comprovem que é absolutamente seguro e não prejudicial para o animal;

18 A exposição excessiva dos ratos a luz ultravioleta poderá trazer com alguma certeza problemas a saúde dos animais, e à possível existência de problemas cancerígenos.

19 Bibliografia


Carregar ppt "Trabalho de discussão OGM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google