A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HUNGRIA UM PAÍS DA EUROPA CENTRAL A DESCOBRIR. PRINCIPAIS INDICADORES ECONÓMICOS Território: 93 mil km2 População: 9,9 milhões de habitantes Densidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HUNGRIA UM PAÍS DA EUROPA CENTRAL A DESCOBRIR. PRINCIPAIS INDICADORES ECONÓMICOS Território: 93 mil km2 População: 9,9 milhões de habitantes Densidade."— Transcrição da apresentação:

1 HUNGRIA UM PAÍS DA EUROPA CENTRAL A DESCOBRIR

2 PRINCIPAIS INDICADORES ECONÓMICOS Território: 93 mil km2 População: 9,9 milhões de habitantes Densidade populacional: 107 habitantes/m2 PIB per capita (PPC): 20,3 mil USD Crescimento do PIB: 1,6% (previsão para 2011) Desemprego: 10,5 % Inflação: 3,6 %

3 POSICIONAMENTO GEOGRÁFICO

4

5 Sabe que a TAP liga Lisboa a Budapeste sete vezes por semana em 3h30m

6 Aeroporto Ferenc Liszt Budapeste

7 COMÉRCIO EXTERNO DA HUNGRIA

8 PRINCIPAIS CLIENTES DA HUNGRIA (2010) Alemanha: 25,1% Itália: 5,5% R.Unido: 5,4% Roménia:5,4% Eslováquia: 5,3% PRINCIPAIS FORNECEDORES DA HUNGRIA (2010) Alemanha: 24% Rússia: 7,8% China: 7,1% Áustria: 6,2% Polónia: 5,3% Fonte: EUROSTAT, KSH

9 PRINCIPAIS EXPORTAÇÕES DA HUNGRIA Aparelhos e equipamentos de telecomunicação : 17% Máquinas e equipamentos eléctricos: 11% Veículos: 10% Máquinas e equipamentos para gerar energia: 8% Maquinaria indústria geral: 4% PRINCIPAIS IMPORTAÇÕES DA HUNGRIA Máquinas e equipamentos eléctricos : 14% Aparelhos e equipamentos de telecomunicação: 10% Petróleo, produtos de petróleo e materiais relacionados:7% Veículos rodoviários: 7% Máquinas e equipamentos para gerar energia:4% Fonte: EUROSTAT, KSH

10 CENTRALIDADE / PERIFERIA

11 Proximidade dos mercados milhões de habitantes / círculo com raio imaginário de 1000 km centrado em Budapeste e Lisboa Hungria: 310Portugal: 65

12 COMPARAÇÃO DE ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS

13 População (milhões de habitantes/2010) Hungria:9,9Portugal: 10,6 Território (mil km 2 ) Hungria: 93,0Portugal: 92,2

14 CRESCIMENTO DO PIB EM % (e) HUNGRIA1,31,6 PORTUGAL1,4-2,2 Fonte: INE, KSH

15 VALOR DO PIB per cápita (PPC) 2010 (mil USD) HUNGRIA20,3 PORTUGAL25,6 Fonte: Banco Mundial

16 SALÁRIO EUROS / MÊS HungriaPortugal MÍNIMO MÉDIO Fonte: EUROSTAT, KSH, HVG

17 TAXA DE DESEMPREGO Hungria9,710,5 Portugal11,412,5 Fonte: INE, EUROSTAT, KSH

18 DÍVIDA SOBERANA/PIB 2011 (JUNHO) PORTUGAL 102 % HUNGRIA 77 % Fonte: EUROSTAT/ HVG

19 ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS EM % DO PIB Hungria2040 Portugal8497 Fonte: BdP, MNB

20 PAGAMENTO DAS FACTURAS- TEMPO MÉDIO/ Nr de dias EMPRESAS Fonte: European Payment Index 2011 / Intrum Justitia contratadoatraso Hungria2522 Portugal5141

21 PAGAMENTO DAS FACTURAS TEMPO MÉDIO / Nº DE DIAS ESTADO Fonte: European Payment Index 2011 / Intrum Justitia contratadoatraso Hungria3026 Portugal5782

22 RANKING MUNDIAL DAS ZONAS COMERCIAIS MAIS CARAS Fonte: Cushman& Wakefield Main streets Across the World 2011 CidadeRanking Preço/aluguer/ m2//ano Budapeste (Váci utca) Lisboa (Chiado)42.960

23 RANKING COMPETITIVIDADE MUNDIAL Fonte: World Economic Forum Hungria4852 Portugal4546

24 DOING BUSINESS RANKING Fonte: IFC/ Banco Mundial Hungria5146 Portugal30

25 EXPORTAÇÕES mil milhões (preços correntes) Fonte: Banco Mundial/ KSH Hungria9,5249,7271,45 Portugal17,4230,6538,80

26 IMPORTAÇÕES mil milhões (preços correntes) Fonte: Banco Mundial/ KSH Hungria11,6152,5665,78 Portugal24,9349,1660,35

27 COMÉRCIO BILATERAL

28 /2011 Jan-Julho Var % 2010/2011 Jan-Julho Exportações106,0473,6423,3 Importações266,85131,81-19,6 COMÉRCIO BILATERAL (em milhoes ) Fonte: INE

29 Exportações Portuguesas para a Hungria 2010 (em%) Máquinas e aparelhos: 52,4% Veículos e outro mat. transporte: 8,5% Plásticos e borracha: 7,4% Materias têxteis: 4,7% Metais comuns: 4,3%

30 Portuguesas que exportam p/ HUNGRIA: 370 HÚngaras que importam de PORTUGAL: 280 MERCADO HÚNGARO Nº DE EMPRESAS

31 VENDER NA HUNGRIA ENVOLVENTE ECONÓMICA

32 Actualmente na Europa as principaisameaças directas de concorrência das empresas portuguesas, são provenientes dos PECOs.

33 É importante pôr de lado desconhecimento e preconceitos relacionados com o facto da Hungria não ser um mercado tradicional. Se se trata de um mercado aberto e liberalizado ou como se diz ainda em Portugal, um mercado do Leste.

34 A HUNGRIA É PARCEIRO DE PORTUGAL NA UE, NA NATO, etc.

35 Existem ainda parcerias e parceiros disponíveis na Hungria, o que torna o país um mercado de oportunidades para as exportações e para negócios nos sectores de serviços.

36 A Hungria faz fronteira com sete países. Pode ser usada como porta de entrada e um potencial centro logístico de difusão e distribuição de bens, serviços e know-how portugueses para outros mercados PECO.

37 VENDER NA HUNGRIA INFORMAÇÕES PRÁTICAS

38 IMPORTAÇÃO: Não está sujeita a restrições quantitativas nem a licenças. Qualquer pessoa individual ou colectiva pode fazer operações de comércio externo. Basta estar registado no Tribunal Comercial.

39 Uso da moeda / Controlo de câmbios: Liberalização total para uso de moeda estrangeira e do forint húngaro para distintas transacções

40 Meios de pagamento: Crédito documentário - instrumento ainda pouco utilizado. Pagamento: - Prazo de dias ou 90 dias aos fornecedores habituais. - Normalmente por transferência bancária.

41 NORMAS E REQUESITOS TÉCNICOS

42 NORMALIZAÇÃO - Instituto de Normas Húngaras Homologação e certificação: KERMI (Bens de consumo), OETI (Produtos alimentares), MEEI (Produtos eléctricos e electónicos) Existe o reconhecimento mútuo. São aceites diversas certificações dos países da UE. Muitos equipamentos e bens não necessitam de ser sujeitos a testes laboratoriais ou obtenção de certificado para serem importados.

43 MEIOS DE TRANSPORTE: O camião é o transporte mais usado no comércio com os países europeus. O preço de 1 camião completo de Portugal varia entre os Camião com carga máxima de 24 toneladas demora normalmente 3 dias. Os transportes rodoviários representam 95 % do comércio externo da Hungria

44 O principal idioma de comunicação é o inglês, seguido do alemão. Em geral, os empresários húngaros dominam menos idiomas que os portugueses Por isso pode ser necessário contratar um tradutor

45 Os húngaros são pontuais e dão muito valor à pontualidade. Chegar atrasado, é um primeiro passo para se ser considerado pouco sério. Assim, até para esvaziar alguns preconceitos: deve-se evitar atrasos a reuniões nas quais se pretende convencer importadores e distribuidores a comprar.

46 Os húngaros conhecem muito bem as tendências do mercado Devido à proximidade e às relações tradicionais com a Alemanha, Áustria ou Itália, estão bem informados sobre a qualidade, design, preços, prazos de pagamentos etc. São conservadores em mudar de fornecedores.

47 Na Hungria existe uma forte corrente de simpatia pelo modo de estar, pela vida e cultura latina. Mas nos negócios os húngaros são muito menos flexíveis que os portugueses.

48 Aos pedidos e consultas das empresas húngaras devem-se dar respostas rápidas e concisas.

49 ACAUTELAMENTO JURÍDICO: É aconselhável introduzir no contrato comercial uma cláusula indicando que em caso de conflitos das partes se aplique a caução e arbitragem da Câmara de Comércio Internacional, assim como a língua a utilizar.

50 NEGOCIAR NA HUNGRIA

51 VANTAGENS E AMEAÇAS, OPORTUNIDADES E DIFICULDADES

52 Na estratégia da abordagem do mercado húngaro sugere-se um mix de ousadia e cautela. Alguns dos principais players do mercado reconhecem cada vez mais a qualidade de segmentos importantes da oferta portuguesa.

53 O volume das trocas comerciais bilaterais continua muito aquém das reais e potenciais possibilidades.

54 O investimento português (IDPE) na Hungria é muito pouco significativo.

55 Apesar do start relativamente tardio a Hungria é já hoje um mercado maduro. Considerar este país como emergente é não sair do cliché. Há, por parte das empresas portuguesas, grande desconhecimento Constata-se uma estratégia pouco sustentada na abordagem ao mercado.

56 Na Hungria há desconhecimento sobre as marcas portuguesas, e uma notoriedade insuficiente da oferta nacional. A concorrência é muito grande em todos os segmentos mais fortes do sector exportador português. A distância com o seu peso no preço final dos custos de transporte também não ajuda.

57 Os preços dos produtos e bens portugueses muitas vezes parecem não ser competitivos. O primeiro critério da decisão da encomenda é normalmente o preço e não a qualidade.

58 Os prazos de pagamento propostos pelas empresas portuguesas em geral são mais curtos que os prazos propostos pela concorrência internacional.

59 UM CONSELHO: as empresas portuguesas que se encontram em dificuldades no mercado doméstico ou nos mercados tradicionais, não devem pensar na Hungria como mercado salvação. Tendo uma situação estável é que se deve apostar na Hungria como novo mercado de diversificação.

60 Na vertente IDPE, o axioma – vamos para o Leste porque é barato, os salários são baixos, tende a ser cada vez menos verdadeiro.

61 Quem vier para a Hungria apenas pelo preço, sem levar em conta: a preparação e qualidade dos recursos humanos, o posicionamento geográfico do país, deve rapidamente desistir da ideia e apostar em outros mercados.

62 Equipa Aicep em Budapeste

63 Obrigado!


Carregar ppt "HUNGRIA UM PAÍS DA EUROPA CENTRAL A DESCOBRIR. PRINCIPAIS INDICADORES ECONÓMICOS Território: 93 mil km2 População: 9,9 milhões de habitantes Densidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google