A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fotografia Publicitária II Aula: Luz e a essência das imagens Professor Fábio Goveia Curso de Comunicação Social Universidade Federal do Espírito Santo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fotografia Publicitária II Aula: Luz e a essência das imagens Professor Fábio Goveia Curso de Comunicação Social Universidade Federal do Espírito Santo."— Transcrição da apresentação:

1 Fotografia Publicitária II Aula: Luz e a essência das imagens Professor Fábio Goveia Curso de Comunicação Social Universidade Federal do Espírito Santo

2 Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia Luz e a essência da fotografia A luz é a essência da fotografia. Não por acaso a palavra fotografia vem do grego e significa escrever com a luz. Não é necessário saber física para fazer boas fotografias, mas é preciso saber usar a luz para capturar boas imagens. A principal diferença entre uma fotografia medíocre e uma obra-prima é o uso eficiente da luz. O uso correto da luz permite destacar elementos simples ou ocultar defeitos do objeto fotografado.

3 Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia Luz e a essência da fotografia Um pouco de teoria A luz propaga-se em ondas e em linha reta com velocidade de aproximadamente km/s. Os olhos distinguem comprimentos de onda entre 400nm e 700nm (nanômetos) no espectro eletromagnético. Essa zona é chamada de espectro visível e equivale a apenas a vigésima parte do espectro eletromagnético.

4 Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia Luz e a essência da fotografia Espectro Eletromagnético

5 Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia Temperatura de Cor Para determinar a composição de uma fonte de luz usa-se a escala Kelvin (Temperatura de cor) Emissão de calor por qualquer corpo aquecido Quanto mais alta fora a temperatura do corpo, mais azulada será a cor do objeto. Importante ao fotógrafo é entender que a luz mais quente para a Física é aquela que emite mais azul. Já quando pensamos em linguagem visual, o azul é uma luz mais fria. Já o vermelho-alaranjado transmite a sensação de calor, ainda que a fonte de emissão da luz tenha uma temperatura menor.

6 Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia Temperatura de Cor Luz do fogo: cerca de 1200 K Luz de vela: 1900 K luz Lâmpadas incandescentes comuns: de 2600 K a 3000 K Lâmpadas fluorescentes: 4000 K Luz do amanhecer ou do entardecer: 5000 K Flash eletrônico; Sol - luz do meio-dia: 5500 K Céu nublado: 7000 K. Céu aberto: de 9000 K a K

7 Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia Características básicas da iluminação A luz que incide sobre um objeto pode ser absorvida ou refletida. Todas as formas são afetadas pela luz. Entre as características da iluminação, destacam-se: qualidade (especularidade), direção, contraste, cor e intensidade. A luz pode ser dividida ainda em dois tipos: luz natural e luz artificial. Qualidade da luz: depende da fonte emissora da luz. Pode ser suave ou dura. Luz suave (ou difusa): a iluminação não atinge o objeto diretamente. Produz sombras indistintas e mal-definidas, com menos contraste. Ex.: Luz rebatida no teto, luz difundida com um papel manteiga, céu nublado. Luz dura (ou especular ou direta): a iluminação atinge diretamente o objeto. Provoca sombras mais intensas e aumenta o contraste. Ex.: Luz do sol ao meio-dia, luz direta do flash.

8 Qualidade da luz: especular, dura ou direta Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

9 Qualidade da luz: especular, dura ou direta Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

10 Qualidade da luz: especular, dura ou direta Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

11 Qualidade da luz: especular, dura ou direta Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

12 Qualidade da luz: especular, dura ou direta Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

13 Qualidade da luz: especular, dura ou direta Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

14 Qualidade da luz: especular, dura ou direta Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

15 Qualidade da luz: suave ou difusa Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

16 Qualidade da luz: suave ou difusa Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

17 Qualidade da luz: suave ou difusa Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

18 Qualidade da luz: suave ou difusa Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

19 Qualidade da luz: suave ou difusa Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

20 Qualidade da luz: suave ou difusa Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

21 Direção da luz: depende do ângulo da fonte emissora da luz em relação ao fotógrafo. Pode ser frontal, lateral, superior, inferior ou contra. Luz frontal: A luz frontal reduz os detalhes internos do objeto. O objeto fica sem volume, sem profundidade. Luz lateral: Dá destaque aos detalhes internos do objeto. Aumenta o volume do objeto fotografado. Luz superior: Parece natural, pois imita a posição do sol. Dependendo da qualidade pode acalmar a cena ou tornar o objeto um esqueleto. Luz inferior: Passa a idéia de dramaticidade e estranheza. Também chamada de luz fantasmagórica. Luz contra: Evidencia apenas as bordas do objeto fotografado. Luz de silhueta.

22 Direção da luz: frontal Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

23 Direção da luz: frontal Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

24 Direção da luz: lateral Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

25 Direção da luz: lateral Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

26 Direção da luz: contra Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

27 Direção da luz: contra Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

28 Direção da luz: frontal, superior, lateral e inferior Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

29 Contraste: variação das altas e baixas luzes Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

30 Cor Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

31 Intensidade Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia

32 Intensidade Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia


Carregar ppt "Fotografia Publicitária II Aula: Luz e a essência das imagens Professor Fábio Goveia Curso de Comunicação Social Universidade Federal do Espírito Santo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google