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Fotografia Publicitária II
Aula: Luz e a essência das imagens Professor Fábio Goveia Curso de Comunicação Social Universidade Federal do Espírito Santo
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Luz e a essência da fotografia A luz é a essência da fotografia. Não por acaso a palavra fotografia vem do grego e significa “escrever com a luz”. Não é necessário saber física para fazer boas fotografias, mas é preciso saber usar a luz para capturar boas imagens. A principal diferença entre uma fotografia medíocre e uma obra-prima é o uso eficiente da luz. O uso correto da luz permite destacar elementos simples ou ocultar “defeitos” do objeto fotografado.
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Luz e a essência da fotografia Um pouco de teoria A luz propaga-se em ondas e em linha reta com velocidade de aproximadamente km/s. Os olhos distinguem comprimentos de onda entre 400nm e 700nm (nanômetos) no espectro eletromagnético. Essa zona é chamada de espectro visível e equivale a apenas a vigésima parte do espectro eletromagnético.
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Luz e a essência da fotografia Espectro Eletromagnético
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Temperatura de Cor Para determinar a composição de uma fonte de luz usa-se a escala Kelvin (Temperatura de cor) Emissão de calor por qualquer corpo aquecido Quanto mais alta fora a temperatura do corpo, mais azulada será a cor do objeto. Importante ao fotógrafo é entender que a luz “mais quente” para a Física é aquela que emite mais azul. Já quando pensamos em linguagem visual, o azul é uma luz mais “fria”. Já o vermelho-alaranjado transmite a sensação de calor, ainda que a fonte de emissão da luz tenha uma temperatura menor.
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Temperatura de Cor Luz do fogo: cerca de 1200 K Luz de vela: 1900 K luz Lâmpadas incandescentes comuns: de 2600 K a 3000 K Lâmpadas fluorescentes: 4000 K Luz do amanhecer ou do entardecer: 5000 K Flash eletrônico; Sol - luz do meio-dia: 5500 K Céu nublado: 7000 K. Céu aberto: de 9000 K a K
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Características básicas da iluminação A luz que incide sobre um objeto pode ser absorvida ou refletida. Todas as formas são afetadas pela luz. Entre as características da iluminação, destacam-se: qualidade (especularidade), direção, contraste, cor e intensidade. A luz pode ser dividida ainda em dois tipos: luz natural e luz artificial. Qualidade da luz: depende da fonte emissora da luz. Pode ser suave ou dura. Luz suave (ou difusa): a iluminação não atinge o objeto diretamente. Produz sombras indistintas e mal-definidas, com menos contraste. Ex.: Luz rebatida no teto, luz difundida com um papel manteiga, céu nublado. Luz dura (ou especular ou direta): a iluminação atinge diretamente o objeto. Provoca sombras mais intensas e aumenta o contraste. Ex.: Luz do sol ao meio-dia, luz direta do flash.
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Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino
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Qualidade da luz: suave ou difusa
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Direção da luz: depende do ângulo da fonte emissora da luz em relação ao fotógrafo. Pode ser frontal, lateral, superior, inferior ou contra. Luz frontal: A luz frontal reduz os detalhes internos do objeto. O objeto fica sem volume, sem profundidade. Luz lateral: Dá destaque aos detalhes internos do objeto. Aumenta o volume do objeto fotografado. Luz superior: Parece natural, pois imita a posição do sol. Dependendo da qualidade pode acalmar a cena ou tornar o objeto um esqueleto. Luz inferior: Passa a idéia de dramaticidade e estranheza. Também chamada de luz fantasmagórica. Luz contra: Evidencia apenas as bordas do objeto fotografado. Luz de silhueta.
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Direção da luz: frontal
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Direção da luz: frontal
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Direção da luz: lateral
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Direção da luz: lateral
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Direção da luz: contra
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Direção da luz: contra
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Direção da luz: frontal, superior, lateral e inferior
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Contraste: variação das altas e baixas luzes
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Cor
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Intensidade
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