A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof.: Luciano Soares Pedroso. LUZ LUZ : mensageira da informação capaz de sensibilizar nossos olhos. Se propaga em linha reta com velocidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof.: Luciano Soares Pedroso. LUZ LUZ : mensageira da informação capaz de sensibilizar nossos olhos. Se propaga em linha reta com velocidade."— Transcrição da apresentação:

1 ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof.: Luciano Soares Pedroso

2 LUZ LUZ : mensageira da informação capaz de sensibilizar nossos olhos. Se propaga em linha reta com velocidade altíssima entre dois pontos de um meio homogêneo.

3 RAIOS E FEIXES DE LUZ DIVERGENTES

4 CONVERGENTES SOLSOL LUPA

5 PARALELOS TERRA SOL

6 FONTES DE LUZ PRIMÁRIA OU CORPO LUMINOSO ex.: Sol, lâmpadas e velas acesas, etc. SECUNDÁRIA OU CORPO ILUMINADO ex.: Lua, caderno, parede, etc.

7 MEIOS DE PROPAGAÇÃO TRANSPARENTE TRANSLÚCIDO OPACO

8 TRANSPARENTE TRANSLÚCIDO OPACO

9 LUZ MONOCROMÁTICA E LUZ POLICROMÁTICA LUZ BRANCA AR VIDRO

10 COR DE UM OBJETO A cor de um objeto é a cor de luz que ele reflete. LUZBRANCALUZBRANCA

11 LUZVERDELUZVERDE LUZAZULLUZAZUL

12 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA Princípio da propagação retilínea da luz. Princípio da independência dos raios luminosos. Princípio da reversibilidade dos raios luminosos.

13 AR ÁGUA ATMOSFERA

14 Fonte Puntual sombra Fonte Extensa corpo opaco sombra e penumbra

15 SOL LUA TERRA ECLIPSE TOTAL ECLIPSE SOLAR TOTAL

16 SOL LUA TERRA ECLIPSE PARCIAL ECLIPSE SOLAR PARCIAL

17 SOL TERRA ECLIPSE LUNAR LUA

18 Por que os eclipses totais da Lua são mais freqüentes do que os eclipses do Sol,e podem ser observados de uma observados de uma superfície maior da Terra?

19 CÂMARA ESCURA A B A B H h D (distância)d (profundidade)

20 VELOCIDADE DA LUZ A velocidade da luz é máxima no vácuo (3, m/s); A velocidade da luz, no vácuo, é igual para todas as cores; Em qualquer meio material, a velocidade da luz é menor que no vácuo; Ano luz É a distância percorrida pela luz em um ano. 1 ano - luz = 9,46 x m.

21 H D h d Um edifício de altura H projeta uma sombra de 20m, no mesmo instante uma pessoa de 1,80 m nota que sua sombra mede 1,0 m. Qual altura do edifício? R.: 36 m

22 Um quadrado opaco de madeira de 1,0 m de lado, está horizontalmente pendurado a 1,20 m do teto de uma sala. Na mesma vertical do centro do quadrado está fixa, no teto, uma pequena lâmpada acesa. Sendo 3,0 m a distância do teto ao piso, determine o tamanho do lado da sombra projetada. R.: 2,5 m

23 03 - Considere as dimensões assinaladas na figura ao lado, e determine o comprimento x da região de sombra projetada. R.: 30 cm 20 cm 40 cm 10 cm X

24 Com uma borracha de 5,0 cm de altura, situada a 20 cm de seu olho, Luiz cobre completamente um edifício que está situado a 40 m de distância. Qual é a altura do prédio? R.: 10 m borracha prédio

25 05 -Determine o tamanho da imagem formada por uma câmara escura de 20 cm de profundidade, quando ela é usada para observar uma árvore de 4,0 m de altura que se encontra a 10 m de distância Determine o tamanho da imagem formada por uma câmara escura de 20 cm de profundidade, quando ela é usada para observar uma árvore de 4,0 m de altura que se encontra a 10 m de distância. R.: 8,0 cm

26 06 - Em qual das opções a seguir é mais bem representada a figura que se observa no anteparo? disco anteparo F1F1 F2F2

27 Sombra (partes densamente listradas) Penumbra (partes esparsamente listradas) Recebe luz das fontes F 1 e F 2 (sem listras) (A) (B) (C) (D) (E) (A)

28 REFLEXÃO DA LUZ Ocorre quando a luz encontra a superfície de separação entre um meio transparente e um meio opaco, e, a maior parte da luz incidente, volta a se propagar no meio original.

29 REFLEXÃO DA LUZ REGULAR ESPECULAR REGULAR OU ESPECULAR IRREGULAR DIFUSA IRREGULAR OU DIFUSA Ex.: espelho

30 LEIS DA REFLEXÃO 1 a - O raio incidente, a reta normal ao ponto de incidência e o raio refratado pertencem ao mesmo plano (são coplanares). RI RR N

31 2 a - O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão (i = r) r RI RR N i

32 ESPELHO PLANO regularmente Espelho é toda e qualquer superfície polida que reflete regularmente a luz que recebe. A superfície que reflete a luz é plana. imagem do mesmo tamanho que o objeto; imagem simétrica do objeto; imagem virtual.

33 IMAGEM DE UM OBJETO PUNTUAL P d0d0 didi observador P

34 IMAGEM DE UM OBJETO EXTENSO mão esquerdamão direita

35 CAMPO VISUAL DE UM ESPELHO PLANO observador imagem RR d0d0 didi N N campo visual

36 I1I1 TRANSLAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO 12 X = 1 cm 2 cm 3 cm objeto I2I2 D = 2 X

37 DESLOCAMENTO DO OBJETO EM RELAÇÃO AO ESPELHO PLANO v = 2 m/s velocidade do objeto em relação objeto em relação à imagem à imagem é igual a 4 m/s.

38 ROTAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO O RI RR RR E1E1 E2E2 N N = 2

39 ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS

40 90 0 F E1E1 E2E2


Carregar ppt "ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof.: Luciano Soares Pedroso. LUZ LUZ : mensageira da informação capaz de sensibilizar nossos olhos. Se propaga em linha reta com velocidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google