A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temas em processos psicológicos básicos Vitor de Castro Gomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temas em processos psicológicos básicos Vitor de Castro Gomes."— Transcrição da apresentação:

1 Temas em processos psicológicos básicos Vitor de Castro Gomes

2 Ajustes Fisiológicos das Emoções Respostas ImediatasRespostas Prolongadas

3 Ajustes Fisiológicos das Emoções Respostas imediatas: –Estimulação do Sistema Nervoso Simpático, particularmente da medula-supra renal; –O SNS é ativado em todas as situações de ALERTA; –Prepara o organismo para uma situação de emergência – LUTA OU FUGA;

4 Ajustes Fisiológicos das Emoções Aumento da frequência arterial e batimentos cardíacos (permite que o oxigênio seja bombeado mais rápido); Contração do baço (liberando hemácias para o transporte deste oxigênio extra); Redistribuição do sangue da pele e vísceras para o cérebro e músculos; Dilatação dos brônquios e aumento da ventilação pulmonar; Dilatação das pupilas para aumentar a acuidade visual; Estimulação do sistema linfático, a fim de aumentar os linfócitos circulantes (reparador de tecidos); Aumento do metabolismo, a fim de liberar estoques de energia.

5

6 Ajustes Fisiológicos das Emoções Este processo pode ser prolongado devido às condições de vida moderna; As situações de perigo nem sempre estão associadas a situações de LUTA-FUGA. Geralmente levamos algum tempo para raciocinar sobre possíveis conseqüências decorrentes da situação de perigo ou ameaça pela qual passamos...

7 Ajustes Fisiológicos das Emoções Respostas Prolongadas –Hipófise Anterior Córtex Adrenal; –Hormônio ACTH (Adrenocorticotrófico) estimula a secreção de GLICOCORTICÓIDES. –O ACTH é controlado por fatores liberadores especiais no hipotálamo. –Tais fatores também estão relacionadas com a liberação de beta-endorfina (analgesia)

8

9 Ajustes Fisiológicos das Emoções A regulação da liberação do ACTH no hipotálamo é extremamente complexa; Sujeita a vários fatores: –Fatores Hipotalâmicos; –Adrenalina e nor-adrenalina (estimulam o ACTH na hipófise) –Vasopressina; O Hipocampo participa do sistema de retroalimentação negativa, no qual altos níveis de glicorticóides inibem a liberação de ACTH.

10 Ajustes Fisiológicos das Emoções Existem diversas evidências de que alterações no funcionamento destes mecanismos reguladores da liberação de ACTH estejam sob influência de experiências estressantes nos estágios iniciais da vida, e que tais experiências possam afetar o comportamento emocional adulto.

11 Ajustes Fisiológicos das Emoções Os glicocorticóides são as hidrocortisona, a corticosterona e o cortisol. Não-açúcares glicogênio, aumentando a quantidade deste último no fígado (fontes de energia altamente mobilizáveis) Um fator complicador dos glicocorticóides reside na diminuição da resistência a infecções (efeitos anti-inflamatórios)

12 Ajustes Fisiológicos das Emoções Os glicocorticóides retardam a formação de tecido cicatricial nas feridas; Inibe a formação de anticorpos; Diminuem o número de leucócitos envolvidos na luta contra o agente infeccioso Úlceras no estômago e duodeno; Diminuição do hormônio somatotrófico e depressão da atividade da tireóide; Redução de várias funções orgânicas associadas ao comportamento reprodutivo e sexual; Pertubação do Cliclo Menstrual.

13 Registro dos Indicadores Psicofisiológicos das Emoções Dado que diversos eventos fisiológicos acontecem durante a expressão do comportamento emocional, o registro desses sinais pode empregado como um índice do estado emocional do sujeito.

14 Resposta Galvânica da Pele: registro das alterações de resistência da pele ocorrida na ponta dos dedos. Durante uma excitação emocional, as glândulas sudoríparas nas mãos estão ativas, e os eletrodos detectam a queda da resistência elétrica (ou seja, aumento da condutividade) na extremidade dos dedos, devido a produção de suor. Registro dos Indicadores Psicofisiológicos das Emoções

15

16 Xerostomia (secura da boca): Dizem que os chineses usavam este método para detectar mentiras. Eles faziam perguntas a pessoas que fossem suspeitas de haver cometido algum crime, e ao mesmo tempo lhe davam biscoitos para comer. A dificuldade de engolir durante algum tempo servia como prova de culpa.

17 Registro dos Indicadores Psicofisiológicos das Emoções Registro Poligráfico de respostas cardiovasculares e respiratórias: sabe-se que durante estados emocionais existe um aumento da pressão arterial, frequência cardíaca, respiração e fluxo sanguíneo muscular que podem ser registrados de forma simultânea através dos canais de um polígrafo ou da interface de um computador.

18

19 Indicadores Comportamentais das Emoções Modelos Animais Campo Aberto: Consiste de uma pequena arena circular; acima dela é montada uma bateria de lâmpadas e alto-falantes (exposição do animal). É medido o número de bolos fecais com relação ao seu estado emocional. A ambulação é reduzida neste teste.

20

21

22 Indicadores Comportamentais das Emoções Modelos Animais Condicionamento Pavloviano: o Congelamento (freezing) vem se tornando um dos índices de medo mais utilizados; é medido o tempo no qual o animal permanece imóvel quando exposto a estímulos aversivos condicionados (neste caso, tais estímulos podem ser o contexto da caixa, ou sons e luzes).

23 Barulho Freezing

24

25 Indicadores Comportamentais das Emoções Modelos Animais Labirinto em Cruz Elevado: Dois braços abertos e dois fechados. A atividade nos fechados reflete sua locomoção. A dificuldade em entrar nos abertos pode indicar a ansiedade dos mesmos. Drogas ansiolíticas fazem com que os animais permaneçam mais tempo nos braços abertos, e ansiogênicas, diminuem esta mesma atividade.

26

27

28


Carregar ppt "Temas em processos psicológicos básicos Vitor de Castro Gomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google