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Obsolescência Juliana Graziele Laurindo nº: 21 Lucas Willian da Silva nº: 24 Maiara Maia nº: 26 Marcello Mendes Berg nº: 28 Murillo Alves Couto nº: 33.

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1 Obsolescência Juliana Graziele Laurindo nº: 21 Lucas Willian da Silva nº: 24 Maiara Maia nº: 26 Marcello Mendes Berg nº: 28 Murillo Alves Couto nº: 33 GT 5 - COLISEU

2 Obsolescência Planejada x Obsolescência Perceptível

3 Algumas vezes, aqueles que trabalham com marketing introduzem a obsolescência em sua estratégia de produto, com o objetivo de gerar um volume de vendas duradouro reduzindo o tempo entre compras sucessivas. Isto é feito, fazendo um produto que não é de alta qualidade, ele é feito para quebrar rapidamente. Algumas pessoas consideram este tipo de comportamento antiético. Obsolescência Planejada

4 A obsolescência perceptível difere um pouco da planejada. Ela é uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca. Obsolescência Perceptível

5 Obsolescência planejada: Fabricantes de lâmpadas no início do século passado concluíram que se seus produtos fossem cada vez melhores as lâmpadas durassem cada vez mais estariam dando um tiro no pé. É uma lógica simples de compreender. Àquela altura, Philips, Osram e outras já eram capazes de fabricar lâmpadas que aguentavam horas de funcionamento. E os caras decidiram estabelecer um novo limite de vida útil: mil horas e não se fala mais nisso. O acordo, conhecido como Phoebus, previa até multas para os fabricantes que desrespeitassem a norma. Precisavam que as lâmpadas queimassem mais rapidamente, para que as pessoas comprassem, comprassem e comprassem. Há uma atração turística da pequena cidade de Livermore, na Califórnia, onde uma lâmpada fabricada em 1901 e instalada no pequeno quartel do Corpo de Bombeiros continua acesa até hoje. Exemplos das obsolescências

6 Obsolescência perceptivel: A cada ano, lança-se um novo Iphone, porém são poucas as mudanças, na maior parte, muda-se a estética. Iphone Classic. Lançado em Iphone 3G. Lançado em 9 de junho de de julho de 2008 Iphone 3GS. Lançado em Iphone 4, lançado em 19 de junho de de junho de Principal mudança: Câmera frontal. Principal mudança: 3G. Principal mudança: Teorica- mente, 2 vezes mais rápido.

7 Juliana Graziele Laurindo nº: 21 Lucas Willian da Silva nº: 24 Maiara Maia nº: 26 Marcello Mendes Berg nº: 28 Murillo Alves Couto nº: 33 GT 5 - COLISEU


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