A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Taxa de passagem de carga através da área da seção reta de um condutor. Unidade: A (ampère)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Taxa de passagem de carga através da área da seção reta de um condutor. Unidade: A (ampère)"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5 Taxa de passagem de carga através da área da seção reta de um condutor. Unidade: A (ampère)

6

7 Resistência: Propriedade que um material tem de oferecer uma resistência a corrente. Resistor: É um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.

8 Efeito Joule Transformação de energia elétrica em energia térmica.

9 Aplicações do Efeito Joule Qualquer aparelho cujo funcionamento básico seja baseado em uma resistência percorrida por uma corrente elétrica: ferro de passar roupa, chuveiro, aquecedores elétricos, etc. Lâmpadas incandescentes: os filamentos alcançam altas temperaturas quando percorridos por corrente elétrica, emitindo grande quantidade de luz. Fusíveis: Quando a corrente que passa pelo filamento alcança certo valor, característico de cada fusível, o filamento aquece e derrete, interrompendo a circulação de corrente e protegendo o circuito.

10 Resistência Unidade: ohm (Ω)

11

12

13 Lei de Ohm Um condutor obedece à lei de Ohm se a resistência entre qualquer par de pontos do condutor é independente da magnitude e da polaridade da diferença de potencial aplicada a esses dois pontos. V i

14 Resistividade Exemplo 1: Suponha que a resistência de um fio de prata seja igual a 1,05 Ω para uma temperatura igual a 20˚C. Calcule a resistência a 0 ˚C e a 100 ˚C.

15

16 Potência Potência é a energia que determinado aparelho consome em um determinado tempo P = Energia/tempo Potencial elétrico Potencial = energia/carga

17 Potência Quando uma fonte de tensão real de força eletromotriz ξ e resistência r realiza trabalho sobre portadores de carga, fazendo uma corrente i atravessar a fonte, a potência P transferida para os portadores de carga é dada por:

18 1ª Lei de kirchoff Em um nó, a soma das correntes elétricas que entram é igual à soma das correntes que saem, ou seja, um nó não acumula carga.

19 2ª Lei de kirchoff Fazendo-se um circuito fechado em qualquer circuito a soma algébrica das variações de potencial deve ser nula.

20 INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS AMPERÍMETRO mede corrente elétrica Deve ser ligado em série Tem resistência interna pequena

21

22 VOLTÍMETROS mede diferença de potencial Deve ser ligado em paralelo. Tem resistência interna alta.

23

24 OHMÍMETROS mede resistência Deve ser ligado em paralelo Tem resistência interna variável

25 Força eletromotriz Fonte externa que é responsável em deslocar cargas através dos circuitos. Unidade: V (volt) Baterias, pilhas e geradores elétricos são alguns dos exemplos de força eletromotriz. Simbologia +

26 Ideal Real

27 Série O potencial elétrico total é igual a soma do potencial em cada uma das células separadamente. E a corrente é a mesma em todas as células.

28 Paralelo O potencial é o mesmo que de uma célula, entretanto, a corrente é o somatório da corrente de cada célula

29 Exemplo 2 Sabendo que uma pilha fornece 1V e 1A, monte um circuito capaz de fornecer 3V e 3A.

30 Resistência Série

31

32 Paralelo

33

34 Exemplo 3: Sabendo que R 1 = 20 Ω, R 2 = 20 Ω, R 3 = 30 Ω, R 4 = 8,0 Ω. Calcule a resistência equivalente?

35 Exemplo 4: Com dados do exemplo anterior calcular as correntes sobre cada resistor quando a fonte for de 12V.

36

37 Exemplo 4: Para cada circuito abaixo, responda se os resistores estão ligados em série, em paralelo.

38 Exemplo 5: Sabendo que R 1 = 100Ω, R 2 =R 3 = 50Ω, R 4 = 75Ω e a força eletromotriz da fonte ideal é ξ = 6,0 V. (a) Determine a resistência equivalente. (b) Determine a corrente sobre cada resistência. (c) Calcule a potência no resistor R 4.

39 Exemplo 6: R= 10Ω. Qual é a resistência equivalente entre os pontos A e B?

40 Exemplo 7: Calcule a resistência equivalente?

41

42 BIBLIOGRAFIA RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; MERRILL, J. Fundamentos de física. Vol.3. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, SEARS, ZEMANSKY & YOUNG, Eletromagnetismo. Vol III. 10 ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene.. Física: Eletricidade, Magnetismo e Ótica. Vol. II. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.


Carregar ppt "Taxa de passagem de carga através da área da seção reta de um condutor. Unidade: A (ampère)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google