A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BANDA DESENHADA!... EDUCAÇÃO VISUAL e TECNOLÓGICA – Prof.ªs Isabel Santos e Julieta Costa - ANO LECTIVO 2008-09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BANDA DESENHADA!... EDUCAÇÃO VISUAL e TECNOLÓGICA – Prof.ªs Isabel Santos e Julieta Costa - ANO LECTIVO 2008-09."— Transcrição da apresentação:

1 BANDA DESENHADA!... EDUCAÇÃO VISUAL e TECNOLÓGICA – Prof.ªs Isabel Santos e Julieta Costa - ANO LECTIVO

2 AS ORIGENS DA B.D.… A BD (Banda Desenhada) remonta às próprias origens da Humanidade, quando ainda não havia um código escrito e falado definido. A BD (Banda Desenhada) remonta às próprias origens da Humanidade, quando ainda não havia um código escrito e falado definido. As histórias eram contadas e deixadas aos seus descendentes através de desenhos inscritos nas paredes das cavernas… As histórias eram contadas e deixadas aos seus descendentes através de desenhos inscritos nas paredes das cavernas…

3 A B.D. A banda desenhada é uma forma de expressão chamada FIGURAÇÃO NARRATIVA, isto é, um género misto, que une IMAGEM e TEXTO para narrar uma história. A banda desenhada é uma forma de expressão chamada FIGURAÇÃO NARRATIVA, isto é, um género misto, que une IMAGEM e TEXTO para narrar uma história. Contar uma história em BD com várias páginas exige que conheças a gramática da BD, que compreendas e sintas: Contar uma história em BD com várias páginas exige que conheças a gramática da BD, que compreendas e sintas:

4 A sequência da história; A sequência da história; O movimento das personagens na paisagem; O movimento das personagens na paisagem; O seu ritmo e expressividade próprias; O seu ritmo e expressividade próprias; As expressões e intenções das personagens; As expressões e intenções das personagens; Ouvir as falas das personagens e os sons de cada enquadramento; Ouvir as falas das personagens e os sons de cada enquadramento;

5 A GRAMÁTICA DA B.D. É um conjunto de regras de composição e leitura das pranchas; É um conjunto de regras de composição e leitura das pranchas; É um sistema normativo de representação gráfica: É um sistema normativo de representação gráfica: Do texto escrito das situações em presença (personagem em off, personagem a falar alto, personagem a pensar…); Do texto escrito das situações em presença (personagem em off, personagem a falar alto, personagem a pensar…); De sons emitidos por personagens e outros sons. De sons emitidos por personagens e outros sons.

6 A GRAMÁTICA DA B.D. Por outras palavras, é importante que se conheça a forma como a BD é criada para a poder ler, entender e reproduzir. Por outras palavras, é importante que se conheça a forma como a BD é criada para a poder ler, entender e reproduzir. Vamos ver!... Vamos ver!...

7 Meio de comunicação misto; -Meio de comunicação misto; -Objectivo: contar uma história; -Materiais; -A prancha; -As tiras; -As vinhetas, ou quadradinhos; -Sequência de leitura; B.D. B.D.

8 -Os Cartuchos; -As Legendas; -Os Balões; -O Apêndice; -A leitura dos balões é feita da esquerda para a direita e de cima para baixo; -Formas / Tipo de Balões;

9 Enquadramento e Ritmo: O enquadramento ou colocação das formas em cada vinheta é muito importante, pois exprime: -Informação; Movimento; Ritmo de leitura; E confere clima de emoção à comunicação da história. PLANOS DE VISÃO -Plano geral; -Plano de conjunto; -Plano médio; -Plano americano; -Plano aproximado; -Primeiro plano; -Grande plano; -Plano de pormenor;

10 OS ÂNGULOS DE VISÃO: Dramatizam e dinamizam a apresentação das personagens; -Ângulo de visão Picado; -Ângulo de visão Contra-picado; É a alternância de enquadramento de planos e de ângulos de visão que cria o ritmo na B.D. Representação do movimento: signos cinéticos; Representação dos sons: palavras onomatopeicas.

11 A COR PÁGINAS 82 – 93 DO MANUAL VISUALMENTE PÁGINAS 82 – 93 DO MANUAL VISUALMENTE A COR, QUE COMO SABES TÃO BEM, MOTIVA E TRADUZ EMOCÕES, É TAMBÉM UTILIZADA NA B.D. QUE A USA COM SIGNIFICADOS PRECISOS

12 A LETRAGEM (legendagem ou balonagem) Os textos situados dentro dos balões geralmente escrevem-se à mão e, normalmente com LETRA MAIÚSCULA; Os textos situados dentro dos balões geralmente escrevem-se à mão e, normalmente com LETRA MAIÚSCULA; O tipo de letra deve ser sem serifas. A O tipo de letra deve ser sem serifas. A …E A ENTRELINHA DEVE SER SEMPRE A MESMA, EVITANDO-SE QUE AS PALAVRAS SE TOQUEM ENTRE SI, OU QUE TOQUEM NOS LIMITES DO BALÃO.

13 SE EXISTIR POUCO TEXTO E O BALÃO FOR GRANDE, O TEXTO DEVE SER CENTRADO, DISTRIBUINDO DE IGUAL FORMA O ESPAÇO EM BRANCO. AS LETRAS NÃO DEVEM TOCAR UMAS NAS OUTRAS. PARA DESTACAR PALAVRAS IMPORTANTES NOS DIÁLOGOS, PODE FAZER-SE AS LETRAS UM POUCO MAIS GROSSAS DO QUE O HABITUAL. Só isto?... QUE DESGRAÇA! PERDI TODOS OS MEUS HOMENS! ABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZ

14 AS ONOMATOPEIAS É O TEXTO QUE SAI FORA DOS BALÕES E QUE REPRESENTA OS EFEITOS SONOROS, TAIS COMO: GOLPES,GRITOS, DISPAROS, DETONAÇÕES,, RUÍDOS DE QUEDAS,BARULHOS DE AUTOMÓVEIS, ETC, ETC… GOLPES,GRITOS, DISPAROS, DETONAÇÕES,, RUÍDOS DE QUEDAS,BARULHOS DE AUTOMÓVEIS, ETC, ETC… BOOM! U A H A H A A A A ! ! V R O O O M ! AH!AH! TLIM! CLAP! CLAP! CLAP!

15 ONOMATOPEIAS ONOMATOPEIAS

16 EXEMPLOS DE VINHETAS COM… GRANDE PLANO PLANO APROXIMADO

17

18

19

20

21

22

23 HERÓIS da B.D


Carregar ppt "BANDA DESENHADA!... EDUCAÇÃO VISUAL e TECNOLÓGICA – Prof.ªs Isabel Santos e Julieta Costa - ANO LECTIVO 2008-09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google