Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
METODOLOGIA DA PESQUISA
Profa. Liane Carly Hermes Zanella
2
1ª unidade Ciência, conhecimento e pesquisa científica
3
Formas de adquirir conhecimento
Popular Religiosa Filosófica Científica
4
valorativo assistemático verificável é falível e inexato
Conhecimento popular valorativo assistemático verificável é falível e inexato
5
Conhecimento religioso
valorativo Inspiracional exato não verificável infalível
6
Conhecimento filosófico: é baseado
em hipóteses que não podem ser submetidas à observação (valorativo) num conjunto de enunciados logicamente correlacionado e sistematizado (racional e sistemático) na experiência e não na experimentação e observação. As hipóteses não podem ser aceitas ou refutadas. (não verificável, infalível e exato)
7
Conhecimento científico
é factual é sistemático é verificável é falível é aproximadamente exato
8
O conhecimento científico é
uma forma de expressão da busca do homem em conhecer a realidade!
9
O conhecimento científico é , portanto
um produto resultante investigação científica! Surge da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária e, do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva
10
Razões para produzir conhecimento:
De ordem intelectual De ordem prática
11
O que é ciência? “É todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.” (TRUJILLO FERRARI, 1974, p. 8)
12
As ciências possuem: Objetivo ou finalidade Função Objeto: Material
Formal
13
Divisão da ciência Formais: tratam dos entes ideais, de símbolos.
Lógica Matemática Factuais: tratam de fatos, de objetos empíricos. Naturais (física, química, biologia...) Sociais (direito, sociologia, administração...)
14
A atividade básica da ciência é a
pesquisa!!
15
Pesquisa científica é um
“procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis em qualquer campo do conhecimento”. (ANDER-EGG apud LAKATOS;MARCONI, 1990, p. 154)
16
Metodologia... É um conjunto de procedimentos necessários para alcançar os fins de uma pesquisa. Não é.... Regra de apresentação de trabalhos científicos!!!!! Conjunto de regras fixas!!!!!
17
2ª unidade Tipos de pesquisa
18
Pesquisa pura Pesquisa aplicada
1ª grande divisão Pesquisa pura Pesquisa aplicada
19
Tipos de pesquisas, segundo Triviños (1987)
Pesquisa exploratória Pesquisa descritiva Pesquisa experimental
20
Roesch (1996) com base em Patton propõe:
Pesquisa básica Pesquisa aplicada Avaliação de resultados Avaliação Formativa Pesquisa ação
21
Taxonomia de Schein Proposição de planos Pesquisa diagnóstico
22
Tipos de pesquisas, segundo Mattar (1999
natureza das variáveis: qualitativa quantitativa natureza do relacionamento entre as variáveis descritiva causal
23
Segundo Mattar (1999) Quanto ao objetivo e ao grau em que o problema de pesquisa está cristalizado: exploratória conclusiva à forma de coleta de dados primários: por comunicação por observação
24
Segundo Mattar (1999) ao escopo da pesquisa em termos de amplitude e profundidade : estudos de casos de campo levantamentos amostrais dimensão da pesquisa no tempo: ocasionais evolutivas
25
Segundo Mattar(1999) Possibilidade de controle sobre as variáveis:
experimentais de laboratório de campo ex-post facto Ao ambiente de pesquisa: de laboratório por simulação
26
Segundo Vergara (1997) - Exploratória - Descritiva - Explicativa
Quanto aos fins: - Exploratória - Descritiva - Explicativa - Metodológica - Aplicada - Intervencionista
27
- Pesquisa de laboratório - Telematizada - Documental - Bibliográfica
Quanto aos meios: - Pesquisa de campo - Pesquisa de laboratório - Telematizada - Documental - Bibliográfica - Experimental - ex post facto - Participante - Pesquisa-ação - Estudo de caso
28
Segundo Köche (1997) Pesquisa bibliográfica Pesquisa experimental
Pesquisa descritiva Pesquisa exploratória
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.