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Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011 O serviço de biblioteca pública no séc. XXI Margarida Oleiro.

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1 Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011 O serviço de biblioteca pública no séc. XXI Margarida Oleiro

2 10 ways to make a public library work/Update your libraries Recomendações da IFLA (2009) Actualização do Manifesto da IFLA/UNESCO (1994)

3 Contexto CRISE GLOBALIZAÇÃO TECNOLOGIA MOBILIDADE DIGITAL REDUÇÃO DE CUSTOS DESEMPREGO DISPOSITIVOS MÓVEIS PESSOAIS

4 1.Edifícios de bibliotecas Os edifícios de bibliotecas devem ser concebidos como espaços comunitários multifuncionais e não exclusivamente como espaços fornecedores de recursos de informação A biblioteca pública deve ser encarada como um novo tipo de instituição social pensada para desenvolver o espírito de comunidade e promover a inclusão social

5 2.A biblioteca 2.0, 3.0 e … A biblioteca deve participar activamente nas ferramentas que facilitam a partilha interactiva da informação - redes sociais, blogues, etc. A biblioteca deve promover o envolvimento dos utilizadores na criação e implementação dos seus serviços incentivando a participação e o feed-back

6 3.Serviços para a comunidade A biblioteca deve participar activamente na educação e formação da comunidade A biblioteca deve disponibilizar, em ambiente físico e/ou virtual, oportunidades de aprendizagem A educação e a formação devem ter um papel central nas bibliotecas substituindo, se necessário, serviços mais tradicionais cuja procura tem vindo a diminuir

7 4. Acesso ao saber mundial A biblioteca deve desenvolver uma cultura de world wide wisdom (conhecimento e compreensão universal), através da criação e participação, em plataformas culturais internacionais em ambiente WEB (ex. Europeana)

8 5. Liberdade de expressão e de acesso ao conhecimento A biblioteca deve empenhar-se activamente na abolição de qualquer tipo de barreira ou de censura relativamente a todas as culturas

9 6. Formação e pro-actividade A biblioteca deve disponibilizar, aos seus profissionais, oportunidades de formação contínua para a aquisição de novas competências necessárias à implementação de novos serviços, bem como promover atitudes de pro-actividade A biblioteca é um parceiro ideal para a prestação/mediação de serviços de e-Governo (IRS, Segurança Social, Censos, etc.)

10 7. A biblioteca híbrida A biblioteca deve disponibilizar, [gratuitamente], recursos e serviços digitais que possam responder ao número crescente de visitas virtuais (Estudo de 2006: A look at libraries in the 21st century do Conselho Americano de Bibliotecas, revelava que para 2/3 dos inquiridos, a prioridade das bibliotecas públicas devia ser a disponibilização de computadores com acesso gratuito à internet) A biblioteca deve disponibilizar recursos informativos, formativos e educativos em diferentes formatos

11 8. Acessibilidade a serviços A biblioteca deve melhorar a acessibilidade aos seus recursos e serviços, nomeadamente a catálogos e bases de dados electrónicos, disponíveis 24 h por dia, dando particular atenção aos utilizadores com deficiências visuais

12 9. Standards para o contexto digital A biblioteca deve adoptar os standards nacionais e internacionais relativos ao ambiente WEB (ex. Projecto Repositório Nacional de Objectos Digitais - RNOD)

13 10. A comby biblioteca As bibliotecas públicas devem combinar, em simultâneo, duas funções: a de espaço cultural – ambiente vivo a de espaço de armazenamento de conhecimento –ambiente de memória

14 Associação de Municípios da Região de Setúbal 13 municípios com bibliotecas 100% taxa de cobertura 6,5 milhões investimento da Adm.Central

15 Recursos e Serviços Dados estatísticos Fonte: Questionário DGLB (2010) Universo: 13 bibliotecas (respostas ao questionário)

16 Instalações e Acesso Bibliotecas anexas 10 municípios Horas semanais de abertura ao público (b. central) 56 h (média) 63 h (máx.) 37 h (mín.)

17 Formação trabalhadores 8 bibliotecas 149 trabalhadores (total) 37 trabalhadores (máx. 1 biblioteca) horas (total) 13,5 h/trabalhador (média)

18 Acesso à Internet Acesso à Internet em todas as bibliotecas 21 PC/por biblioteca com acesso à Internet (média) sessões de acesso à Internet (média) Taxa de ocupação dos PC é, em todas as bibliotecas, superior à taxa de ocupação dos lugares sentados

19 Serviços digitais 5 bibliotecas (WEBOPAC) 3 bibliotecas (reserva electrónica de documentos) 5 bibliotecas (sítio ou blogue) 3 bibliotecas (participação em redes sociais) 0 bibliotecas (biblioteca digital)

20 Serviços à comunidade/actividades 11 bibliotecas (serviços à comunidade) Todas as 11 bibliotecas com serviços a estabelecimentos de ensino 5 bibliotecas com outros serviços para além dos estabelecimentos de ensino

21 OBRIGADA


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