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TERÇA-FEIRA • 26 DE SETEMBRO 16:30 – 18:30h

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2 TERÇA-FEIRA • 26 DE SETEMBRO 16:30 – 18:30h
Sala B / FÓRUM IV - Atenção Básica e a cadeia do cuidado em saúde PAINEL - O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde ORGANIZAÇÃO: Comissão de Atenção Básica da ABEM COORDENAÇÃO: Rodrigo Cariri (SMS/Recife) Ricardo Donato (UERJ/SBMFC) Joaquim Edson Vieira (USP) José Maurício Carvalho Lemos (UFMG) Érica Viana (UFPA/DENEM) Relatores: docente e discente

3 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE
26 de setembro de 2006 Sala B – FÓRUM IV ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde Faculdade de Medicina da UFMG José Maurício Carvalho Lemos

4 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (APS) PRINCÍPIOS: - TERRITORIALIDADE Participação Social Garantia de Autonomia - Interdisciplinaridade - Interprofissionalidade - Intersetorialidade - Integralidade (promoção, prevenção, recuperação e reabilitação) dimensões bio/psico/sócio/cultural - O TEMPO “ESCOLAR” x O TEMPO REAL DO TERRITÓRIO (inclusive o calendário)

5 CARACTERÍSTICAS DA CLÍNICA DE ESPECIALIDADES TRADICIONAL
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde CARACTERÍSTICAS DA CLÍNICA DE ESPECIALIDADES TRADICIONAL Contato pontual, esporádico Não há necessariamente referência territorial Estágio “superior e privilegiado da pirâmide assistencial”: - continuidade? - coordenação? - abrangência? Não estimula o contato entre referência e contra-referência Agendas convenientes Não envolve formação/educação continuada Papel secundário do médico da APS

6 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde ATENÇÃO À SAÚDE SITUAÇÃO DESEJADA

7 ATENÇÃO SECUNDÁRIA ORDENADA PELA APS
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde ATENÇÃO SECUNDÁRIA ORDENADA PELA APS Acordo quanto ao papel do médico da APS na coordenação dos cuidados, assegurando, de modo dinâmico e interativo, retaguarda especializada de equipes, profissionais e outros recursos de referência; Referência e contra-referência qualificadas: - consultoria e - apoio Apoio com duas dimensões: - suporte assistencial e - técnico-pedagógico; Abrangência territorial Agendamento leva em conta a APS Estimula o contato direto entre referência e contra-referência

8 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE BIOPSICO-SOCIAL CULTURAL
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde NO TERRITÓRIO E NO TEMPO REAL: - Interdisciplinaridade - Interprofissionalidade - Intersetorialidade - Integralidade: promoção, prevenção, recuperação, reabilitação - Participação social (autonomia) ATENÇÃO PRIMÁRIA TERRITÓRIO A BIOPSICO-SOCIAL CULTURAL ATENÇÃO SECUNDÁRIA TERRITÓRIOS A, B, C ATENÇÃO PRIMÁRIA TERRITÓRIO C ATENÇÃO PRIMÁRIA TERRITÓRIO B ATENÇÃO TERCIÁRIA

9 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde ENSINO/APRENDIZAGEM SITUAÇÃO ATUAL NA FMUFMG

10 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO MÉDICA DA UFMG 1976 “O objetivo prioritário de seu (Faculdade de Medicina) curso de graduação deverá ser a formação de um médico generalista, policlínico, capaz de prestar atenção primária de saúde.”

11 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO MÉDICA DA UFMG 1993 “O objetivo geral do currículo proposto é a formação de um médico, voltado para as necessidades de saúde da população.”

12 MEDICINA GERAL DE CRIANÇAS II 30 105 135 CLM006
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO MÉDICA DA UFMG 8º e 11º PERÍODOS DO CURSO DE MEDICINA DA UFMG DISCIPLINAS CÓDIGO DENOMINAÇÃO T P TOTAL (horas) 80 PERÍODO PED003 MEDICINA GERAL DE CRIANÇAS II 30 105 135 CLM006 MEDICINA GERAL DE ADULTOS II MPS005 POLÍTICA DE SAÚDE E PLANEJAMENTO 45 85 Total da Carga Horária 90 255 345 GOB002 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II 20 55 75 CIR002 CIRURGIA AMBULATORIAL 110 PERÍODO MPS007 INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA 80 250 320

13 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde Belo Horizonte – MG Regionais de Saúde * ** ** UFMG * * * FMUFMG HCUFMG (*) Centros de Saúde em que a FMUFMG atua.

14 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde ENSINO/APRENDIZAGEM SITUAÇÃO BUSCADA NA UFMG

15 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE DIRETRIZES CURRICULARES
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde DIRETRIZES CURRICULARES Art. 5º A formação do médico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas: II. atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos primário e secundário; VII. diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças, bem como a eficácia da ação médica; VIII. reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de problemas que fujam ao alcance da sua formação geral; IX. otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus aspectos;

16 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE DIRETRIZES CURRICULARES
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde DIRETRIZES CURRICULARES Art. 7º A formação do médico incluirá, como etapa integrante da graduação, estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço, em regime de internato, em serviços próprios ou conveniados, e sob supervisão direta dos docentes da própria Escola/Faculdade. A carga horária mínima do estágio curricular deverá atingir 35% (trinta e cinco por cento) da carga horária total do Curso de Graduação em Medicina proposto, com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

17 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE DIRETRIZES CURRICULARES
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde DIRETRIZES CURRICULARES Art. 12. A estrutura do Curso de Graduação em Medicina deve: I. ter como eixo do desenvolvimento curricular as necessidades de saúde dos indivíduos e das populações referidas pelo usuário e identificadas pelo setor saúde. IV. promover a integração e a interdisciplinaridade em coerência com o eixo de desenvolvimento curricular, buscando integrar as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e ambientais; V. inserir o aluno precocemente em atividades práticas relevantes para a sua futura vida profissional; VI. utilizar diferentes cenários de ensino-aprendizagem permitindo ao aluno conhecer e vivenciar situações variadas de vida, da organização da prática e do trabalho em equipe multiprofissional; VII.propiciar a interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde desde o início de sua formação, proporcionando ao aluno lidar com problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados e atenção, compatíveis com seu grau de autonomia, que se consolida na graduação com o internato; e VIII.vincular, através da integração ensino-serviço, a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS.

18 -NA MODALIDADE DE INTERNATO -AP após AS ou AT
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde Atividades de Iniciação à Prática Clínica CICLO PRÉ-CLINICO NO TERRITÓRIO E NO TEMPO REAL: - Interdisciplinaridade - Interprofissionalidade - Intersetorialidade - Integralidade: promoção, prevenção, recuperação, reabilitação - Participação social (autonomia) BIOPSICO-SOCIAL CULTURAL CICLO CLÍNICO ATENÇÃO PRIMÁRIA -NA MODALIDADE DE INTERNATO -AP após AS ou AT CICLO CLÍNICO ATENÇÃO SECUNDÁRIA CICLO CLÍNICO ATENÇÃO TERCIÁRIA

19 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE (*) Distritos Sanitários
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde Belo Horizonte – MG Regionais de Saúde + * * + HOSPITAL REGIONAL DE VENDA NOVA * UFMG FMUFMG HCUFMG (*) Distritos Sanitários em que a UFMG deve atuar

20 Na Saúde, a Atenção é a Primária, todo o mais é secundário!
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde Na Saúde, a Atenção é a Primária, todo o mais é secundário! Pro iure ipse contra legem!

21 Muito obrigado! Nos vemos em Uberlândia – 2007 no 450 COBEM
26 de setembro de 2006 ATENÇÃO BÁSICA E CADEIA DE CUIDADO EM SAÚDE O ensino/aprendizagem na atenção secundária, no hospital e a cadeia do cuidado em Saúde Muito obrigado! Nos vemos em Uberlândia – 2007 no 450 COBEM


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