A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Capítulo 13 Uso do Autorregistro: Métodos de Diário e de Narrativa

2 Quais são as características centrais da narrativa como fonte de dados?
Envolve informação estruturada na forma de uma história que a pessoa narra a partir de sua própria experiência. É uma forma de autorrelato – em uma narrativa, a pessoa descreve, explica e avalia experiências de sua própria vida, da forma que as interpreta. A narrativa é uma fonte complexa de informação, envolvendo muitas camadas dela acerca de um episódio ou evento. Uma narrativa articula uma imagem ou um evento, uma experiência ou uma atividade integrada a partir de fragmentos separados de informação. O método consegue explorar perguntas de pesquisa complicadas, que demandam respostas em vários níveis.

3 Descreva as principais categorias do material temático da narrativa
Narrativas sobre um período longo, como a adolescência ou a meia-idade. Narrativas sobre um período curto, como um único dia. Narrativas sobre um determinado evento, como uma ida ao hospital. Narrativas que transmitam experiência de uma determinada relação ou conjunto de relações, de longo ou de curto prazo.

4 Liste algumas questões fundamentais que devem moldar a análise de diários e/ou narrativas:
A análise deve ser moldada por objetivos de pesquisa e perguntas de pesquisa iniciais – deve revelar respostas significativas. Em narrativas feitas em diários, o fluxo de tempo e as relações temporais são os elementos importantes, e as técnicas analíticas devem ter formas de expressar processo e tempo. Enfocar tanto as características comuns quanto as diferenças entre as pessoas.

5 Liste algumas questões fundamentais que devem moldar a análise de diários e/ou narrativas:
As narrativas requerem um sistema compartilhado de sentido, para que o entrevistador avalie o sentido subjacente. As narrativas podem ser moldadas por “narrativas arquetípicas”: típicas histórias culturalmente definidas que moldam as histórias de vida das pessoas. A pesquisa narrativa envolve implicações da veracidade da memória como registro histórico.


Carregar ppt "Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google