A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especialização em Saúde da Família

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especialização em Saúde da Família"— Transcrição da apresentação:

1 Especialização em Saúde da Família
Universidade Federal de Pelotas Assistência em saúde bucal para gestantes na USF III no município de Cidreira/RS Discente: Daniela Zorzin Orientadora: Claudiane Mahl

2 Introdução Não havia educação em saúde bucal desenvolvido com as gestantes. Cidreira/RS- Características: 100% ESF. Caracterização da USF - equipe incompleta. Sem critério de encaminhamento de gestantes ao serviço de odontologia.

3 Objetivo geral: Melhorar a assistência em saúde bucal para gestantes na USF III. Objetivos específicos: Captar todas as gestantes cadastradas para pré-natal na USF III para que passassem a utilizar o serviço de saúde bucal; Obter um panorama da saúde bucal das gestantes cadastradas para pré-natal na USF III; Melhorar a atenção em saúde bucal das gestantes cadastradas para pré-natal na USF III.

4 Metas Realizar avaliação de saúde bucal em 100% das gestantes cadastradas para pré-natal na USF III. Garantir que 100% das gestantes cadastradas realizassem a primeira consulta odontológica programada na USF III. Capacitar 100% dos profissionais da USF III para os protocolos de saúde bucal do Ministério da Saúde. Garantir que 100% das gestantes cadastradas para pré-natal na USF III participem da ação coletiva de escovação dental supervisionada.

5 Metas Realizar, no mínimo, cinco encontros com as gestantes, atingindo 100% das cadastradas. Reduzir a zero a prevalência de placa bacteriana visível em 100% das gestantes após cinco encontros participando do projeto. Reduzir em 50% a prevalência de sangramento gengival nas gestantes após cinco encontros participando do projeto.

6 Metodologia Ações realizadas e logística utilizada.
Encontro I Primeira Consulta Odontológica Programada (anamnese, exame clínico, instruções sobre o projeto de intervenção, assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) Mensuração do índice CPO-D 1ª medição IPV e ISG Encontro II Palestra de educação em saúde bucal Escovação supervisionada

7 Metodologia Ações realizadas e logística utilizada.
Encontro III 2ª medição IPV e ISG Aplicação de evidenciador de placa bacteriana Escovação Dentária Supervisionada Encontro IV 3ª medição IPV e ISG RAP supra Aplicação de evidenciador de placa bacteriana Escovação supervisionada

8 Metodologia Ações realizadas e logística utilizada.
Encontro V RAP supra 4ª medição IPV e ISG Aplicação de evidenciador de placa bacteriana Escovação Dentária Supervisionada Encontro VI Agendamento das consultas para tratamento clínico necessário.

9 Resultados Proporção de gestantes cadastradas pela equipe que tiveram acesso a atendimento odontológico. Cobertura da primeira consulta odontológica programática para gestantes. Das 29 gestantes cadastradas, conseguiu-se a adesão para avaliação de saúde bucal em 17 gestantes no decorrer de todo o projeto. Houve um esforço grande em atingir o maior número possível de gestantes, mas, infelizmente, somente 58,62% delas foi alcançado.

10 Resultados Porcentagem de gestantes com placa bacteriana visível na primeira consulta odontológica: 100%. Porcentagem de gestantes com sangramento gengival na primeira consulta odontológica: 100%. As 17 gestantes examinadas na primeira consulta odontológica apresentaram placa bacteriana visível, sangramento gengival e gengivite.

11 Resultados Porcentagem de gestantes com lesões de cárie na primeira consulta odontológica: 94,12% (16 das 17 gestantes examinadas). Porcentagem de gestantes livres de cáries na primeira consulta odontológica: 5,88% (uma gestante). Porcentagem de gestantes que necessitam de tratamento RAP: 100%. Porcentagem de gestantes que receberam tratamento de RAP: 100%.

12 Resultados

13 Resultados Foi alcançado 29,41% nos meses de abril e maio, e 11,8% no mês de junho.

14 Resultados Porcentagem de gestantes com placa bacteriana visível após cinco encontros participando do projeto: zero. Porcentagem de gestantes com sangramento gengival após cinco encontros participando do projeto de educação em saúde bucal: O valor atingido foi de 40%, um pouco abaixo da meta estabelecida de 50%. Isso se deve ao fato de que das 5 gestantes, duas continuavam com sangramento gengival.

15 Resultados

16 Discussão Atendimento odontológico às gestantes está garantido e incorporado aos serviços de saúde da unidade. Estamos aguardando a equipe ficar completa novamente para implementação de novas formas de abordar trabalho de educação em saúde com as gestantes.

17 Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção
Acreditava que teria adesão de quase todas as gestantes. Conheci vários protocolos do Ministério da Saúde que eu não sabia que existiam. Aprendi a estruturar um projeto através da análise situacional e da análise estratégica, e principalmente, colocá-lo em prática.

18 Obrigada!


Carregar ppt "Especialização em Saúde da Família"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google