A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOSÉ – “UM HOMEM JUSTO” CATEQUESE 8.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOSÉ – “UM HOMEM JUSTO” CATEQUESE 8."— Transcrição da apresentação:

1 JOSÉ – “UM HOMEM JUSTO” CATEQUESE 8

2 Duas coisas: “Preparai o caminho do Senhor” Quem nos disse isto?
João Baptista. E que dissemos nós a João Baptista? “Que devo eu fazer?”

3 E ao resto das pessoas, que lhes disse ele?
E que respondeu ele às pessoas que lhe fizeram a mesma pergunta que nós fizemos?... Os que procuravam os impostos não deviam roubar as pessoas; os soldados não lhes deviam fazer mal. E ao resto das pessoas, que lhes disse ele? Disse-lhes para partilharem a roupa e os alimentos com quem não os tem. Esta semana na escola também partilharam alimentos para quem não tem. Foi um gesto bonito da vossa parte. Partilharam algo para dar aos que não tem nada.

4 Preparei o Caminho do Senhor
Jesus vem, nascerá p´ra todos nós – Preparai o caminho do Senhor: Para sempre connosco vai ficar – Preparai o caminho do Senhor. Vem senhor, Vem até nós Faz-nos ouvir a sua voz.

5 Advento

6 Advento O advento tem quatro semanas, cada vela colocada na coroa simboliza uma dessas quatro semanas. No início a Coroa está sem luz, sem brilho, sem vida: ela lembra a experiencia de escuridão do pecado. À medida em que nos aproximamos do Natal, a cada semana do Advento, uma nova vela vai sendo acesa, representando a aproximação da chegada até nós Daquele que é a Luz do mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é quem dissipa toda escuridão, é quem traz aos nossos corações a reconciliação tão esperada entre nós e Deus e, por amor a Ele, a "paz na Terra entre os homens de boa vontade". Advento quer dizer vinda, vinda de alguém muito especial que é Jesus Cristo.

7 Repararam bem no que cantámos? –
“Vem Senhor, vem até nós”. Foi para isso que hoje acendemos esta vela. Estamos a preparar-nos para celebrar o nascimento de Jesus, e lembram-se? Comprometemo-nos a construir, até lá, um presépio cheio de luz. Gostava que conhecessem bem outra figura que tem de entrar no presépio. Mas antes vamos cantar.

8 Preparei o Caminho do Senhor
Jesus vem, nascerá p´ra todos nós – Preparai o caminho do Senhor: Para sempre connosco vai ficar – Preparai o caminho do Senhor. Vem senhor, Vem até nós Faz-nos ouvir a sua voz. Nós também esperamos o Senhor – Preparai o caminho do Senhor A alegria e a paz Ele nos vem dar – Preparai o caminho do Senhor.

9 E agora quem estará representado na figura e está junto do nome de Cristo?
Quem nos quer dizer? É a figura de S. José!

10

11 E, com ele, chegou-nos mais uma vela acesa
E, com ele, chegou-nos mais uma vela acesa. Quer dizer que o presépio se está a iluminar cada vez mais. E alguém sabe dizer por que é que S. José faz parte do presépio e até o ilumina?

12 Mas vós já sabeis que S. José não era o verdadeiro pai de Jesus
Mas vós já sabeis que S. José não era o verdadeiro pai de Jesus. Quem era então o seu verdadeiro pai? – Era Deus. Tudo isto é bastante complicado, e também o foi para S. José. Ele sabia que Maria esperava um bebé, mas também sabia que não era seu filho. No entanto, José, que era bom e justo, acabou por compreender o que se passava.

13 Mateus 1, 18-24 Catequista: O Senhor esteja connosco. Crianças:
Ele está no meio de nós. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus: Glória a vós, Senhor. O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida, por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse:

14 Leitor 1: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho, e tu pôr-lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Catequista: Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do profeta, que diz: Leitor 2: A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado “Emanuel”, que quer dizer “Deus connosco”. Quando despertou do sono, José fez como o anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu a sua esposa. Palavra da salvação. Crianças: Glória a vós, Senhor.

15 Digam lá, então como reagiu José quando viu que Maria estava à espera de um bebé?
E porque resolveu ele deixá-la, indo-se embora?

16 Foi só para evitar que fizessem mal a Maria
Foi só para evitar que fizessem mal a Maria. É que, naquele tempo, era assim: uma mulher, mesmo noiva, que tivesse um filho que não fosse do seu noivo ou do seu marido, seria severamente castigada. E José não queria isso. Preferiu deixá-la, terminar o noivado, sem dizer a ninguém porquê. Tudo, menos deixar que alguém fizesse mal a Maria.

17 Era um homem muito bom, não era?
Repararam como é que a Bíblia lhe chamava?

18 “Homem Justo”

19 Todas as pessoas que fazem o que Deus manda, é uma pessoa justa.
Era mesmo um homem justo. Isto é, um homem que queria, acima de tudo, fazer o bem, a vontade de Deus. Assim é que era um homem justo: o que Deus dele quisesse, ele fazia-o, a todo o custo. Todas as pessoas que fazem o que Deus manda, é uma pessoa justa.

20 E Deus mostrou-lhe qual era a sua vontade?
Como foi? Enviou-lhe um anjo. E que lhe disse o anjo? – Que o Menino que estava a crescer dentro de Maria era alguém muito, muito importante. Alguém de quem só Deus podia ser o Pai, através do seu Espírito Santo. Era alguém que tinha sido prometido por Deus, havia muitos séculos, através de um profeta.

21 Profeta Profetas são homens que Deus escolhe para falar às outras pessoas em seu nome. E este profeta, era o profeta Isaías que falou de algo muito especial, do nascimento de Jesus. E também foi ele que disse que viria um a frente a preparar o caminho. Que era João Batista. Então João Batista foi o ultimo profeta a falar da vinda de Jesus.

22 Cântico EIS QUE UMA VIRGEM CONCEBERÁ
E DARÁ A LUZ A UM FILHO CHAMADO EMANUEL. Abençoastes, Senhor, a vossa terra, Restaurastes os destinos de Jacob. Perdoastes a culpa do vosso povo, Esquecestes todos os seus pecados.

23 Alguém se lembra o que significa este nome “Emanuel”?
“Emanuel” é uma palavra da língua falada por Jesus, e significa “Deus connosco”. Quer dizer que naquele Menino a quem chamamos Jesus, nesse Menino, Deus está mesmo connosco.

24 E depois de saber isto, que fez José, ele que era um homem tão justo?
É claro que nunca mais deixou Maria, nem Jesus, depois de Ele nascer. Pelo contrário: tudo fez, para que o Menino nascesse bem. Só queria que Deus, através de Jesus seu Filho, estivesse realmente connosco. Portanto, se hoje temos Jesus, devemo-lo muito a S. José. Penso que devíamos agradecer-lhe!

25 Vamos, então, agradecer a São José de uma maneira que ele realmente goste.
Primeiro, digam lá outra vez como é que a Bíblia chama a S. José? Um “homem justo”. E que é um homem justo? Aquele que procura em tudo fazer a vontade de Deus.

26 E agora digam-me: o que é que Deus quer de nós, para prepararmos bem o caminho do Senhor, para celebrarmos bem o nascimento de Jesus? Aquilo que vós já dissestes que quereis fazer: partilhar os vossos bens com os mais pobres. Portanto, se isso agrada a S. João Baptista, não agrada menos a S. José. Quem faz isso, está a fazer a vontade de Deus e é justo como ele. Está a contribuir para termos um presépio de Natal muito luminoso.

27 Cântico EIS QUE UMA VIRGEM CONCEBERÁ
E DARÁ A LUZ A UM FILHO CHAMADO EMANUEL. Abençoastes, Senhor, a vossa terra, Restaurastes os destinos de Jacob. Perdoastes a culpa do vosso povo, Esquecestes todos os seus pecados.

28 Então, para sermos justos, como S
Então, para sermos justos, como S. José – fazendo a vontade de Deus – e termos um presépio mesmo luminoso, proponho-vos o seguinte: Cada um de vós vai escrever o que quer partilhar neste Natal, na folha colorida onde escreveram, na semana passada, a pergunta a João Baptista: “Que devo eu fazer” para preparar o caminho do Senhor? Quem não escrever nada é porque quer ficar às escuras! A sua estrela não brilha. E isso, de certeza, nenhum de vós quer. Partilhar faz bem.

29 Compromisso Pagina 40 do catecismo
Antes de sairmos, tenho ainda um pedido para a semana: vou pedir-vos para ajudarem o vosso coração a ser justo. Como? Ora bem, as crianças, mesmo pequenas como vós, podem ajudar o mundo a ser mais justo. Quando não têm muitas coisas para oferecer, podem oferecer o vosso tempo! Assim, cada dia, ides oferecer um bocadinho de tempo a ajudar uma pessoa. Pode ser: Brincar com um colega de quem não gostam tanto; Ajudar a mãe ou o pai nas tarefas da casa; Visitar alguém que está sozinho; Ler uma história ao irmão mais novo. Um bocadinho de tempo, cada dia. Depois, vão pintando estes relógios Pagina 40 do catecismo

30 Para guardar na memória e no coração
São José era um homem justo, porque procurava fazer sempre, e em tudo, a vontade de Deus.

31


Carregar ppt "JOSÉ – “UM HOMEM JUSTO” CATEQUESE 8."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google