A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL"— Transcrição da apresentação:

1 PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
ENSAIO ACADÊMICO PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

2 CONCEITO O ensaio é um texto de caráter crítico sobre certo debate ou questão de ordem científica. Nesse sentido, o ensaio é discursivo, no sentido de mostrar o posicionamento e as reflexões do autor a respeito do ponto sob consideração. O autor ‘ensaia’ um discurso de manifestação sobre um ponto de vista, a partir de questionamentos, críticas, experimentações e ponderações sobre o tema.

3 CARACTERÍSTICAS O ensaio pode ser caracterizado como a livre exploração de um tema, questão ou ideia que apaixonam o autor, relacionado (direta ou indiretamente) ou não com a pesquisa que vem desenvolvendo. Sua liberdade formal possibilita ao autor valer-se de linguagem menos carregada e mais direta, e transitar com liberdade entre campos os mais diversos (artes, filosofia, ciência). Os autores e obras de referência (sejam quais forem) não precisam ser diretamente citados, mas se fazem presentes servindo de chão que o autor percorre.

4 ESTRUTURA

5 ESTRUTURA 1. INTRODUÇÃO Definição do tema Qual vai ser o tema?
O que vai argumentar? Como vai expor as ideias? A introdução de um ensaio acadêmico apresenta a ideia a ser explorada e trabalhada, sugere a linha de argumentação a ser adotada e esboça a organização do restante do texto.

6 Análise e desenvolvimento do tema escolhido
2. CORPO DO ENSAIO Análise e desenvolvimento do tema escolhido - Exponha suas ideias livremente e, se achar necessário, mencione bibliografias para desenvolvê-las. Embora seja livre, é necessário que haja coesão entre as suas ideias.

7 Apresente o desfecho de sua análise
3. CONCLUSÃO Apresente o desfecho de sua análise - Resgatar as ideias gerais apresentadas no texto

8 4. BIBLIOGRAFIA Indique, por ordem alfabética, os livros que usou no seu ensaio, de acordo com as normas de citação bibliográfica.

9 RESUMINDO

10 INFORMAÇÃO EXTRA Você poderá, ao longo do texto, fazer relações entre diversas áreas (como cinema, literatura, filosofia, etc.), pois diferente do artigo científico, no ensaio o autor tem legitimidade sobre suas ideias e formas para criticar sem recorrer, especificamente, a outros autores acadêmicos.

11 NORMAS ABNT Formatação da página em A4, com margens superior igual a 3,0 cm e margens inferior, direita e esquerda iguais a 2,0 cm. Corpo do texto em fonte Arial tamanho 11, entrelinhas 1,5 espaço entre parágrafos.

12 Referência Adaptado de:
<

13 OBRIGADO.


Carregar ppt "PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google