A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio EB 2,3/S de Vale de Cambra Eutanásia: Direito ou Crime? Uma visão da morte a partir da vida Turma EFA -B3 2009/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio EB 2,3/S de Vale de Cambra Eutanásia: Direito ou Crime? Uma visão da morte a partir da vida Turma EFA -B3 2009/2010."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio EB 2,3/S de Vale de Cambra Eutanásia: Direito ou Crime? Uma visão da morte a partir da vida Turma EFA -B3 2009/2010

2

3 LEuthanasie La souffrance La douleur La dignité La religion Le droit La dépendance La liberté Le choix Le crime Lagonie La morale Léthique La mort La loi

4 Le droit de choisir le moment de son départ dans la dignité!

5

6 BOAMORTE EUTANÁSIA eu BOA MORTE thanatos

7 EUTANÁSIA ACTIVA PASSIVA SUICÍDIO ASSISTIDO Série de acções que têm por objectivo pôr termo à vida, na medida em que é planeada e negociada entre o doente e o profissional que vai levar a termo o acto. São cessadas todas e quaisquer acções que tenham por finalidade prolongar a vida do doente. Quando uma pessoa ajuda outra a matar-se a si própria.

8 ALGO MAL FEITO MORTE DISTANÁSIA Dis ADIAR A MORTE thanatos

9 Distanásia Consiste em atrasar, o mais possível, o momento da morte. Para isso, utiliza todos os meios possíveis, mesmo quando não há nenhuma esperança de cura. Pode parecer cruel, uma vez que isso significa infligir ao moribundo sofrimentos adicionais e, certamente, a morte será inevitável, conseguindo apenas atrasá-la umas horas ou uns dias, em condições deploráveis, para o doente.

10

11 Legislação Portuguesa No Código Penal Português, a eutanásia pode ser considerada como homicídio a pedido da vítima, incitamento ou ajuda ao suicídio, conforme o estipulado nos artigos 134.º e 135.º. Na Constituição da República Portuguesa são consagrados o direito à vida, o direito de defender e promover a sua saúde e dos outros, sustentando que a vida humana é inviolável, conforme o estipulado nos artigos 24.º, 25.º e 64.º

12 É o conjunto de regras de natureza ética que, com carácter de permanência e a necessária adequação histórica na sua formação, o Médico deve observar e em que se deve inspirar no exercício da sua actividade profissional. O Código Deontológico da Ordem dos Médicos refere nos artigos 47.º,49.º e 50.º, a necessidade de se respeitar a vida humana.

13 Sondagem de opinião

14 Argumentos: A) Por motivos religiosos, éticos e morais. B) Porque não é permitido pela legislação em vigor. C) Porque não tem coragem para levar a termo a sua vida. D) Porque não quer atribuir essa responsabilidade a terceiros. E) Porque tem direito a dispor da sua vida como melhor lhe convier. F) Porque quer aliviar o seu sofrimento e o dos outros. G) Porque está consciente que não tem cura possível. H) Outros…

15 Resultados globais

16 Resultados por sexo Concluímos que, das 150 pessoas inquiridas, 85 são a favor da eutanásia e 65 são contra. Isto significa que 57% são a favor e 43% são contra.

17 O argumento, mais evidenciado na opinião dos inquiridos e que vai a favor da prática da eutanásia, foi a alínea F: porque quer aliviar o seu sofrimento e o dos outros.

18 O argumento, mais evidenciado na opinião dos inquiridos e que vai contra a prática da eutanásia, foi a alínea A: por motivos religiosos, éticos e morais.

19 Continente: Oceania A eutanásia é proibida e punida por lei Não dispomos de dados concretos

20 Continente: Europeu A eutanásia é proibida e punida por lei A eutanásia já é legalizada A prática da eutanásia é tolerada O médico deve respeitar o testamento vital A eutanásia não é autorizada, mas são reconhecidos alguns direitos aos pacientes de rejeitar cuidados médicos É legal a eutanásia passiva (desligar as máquinas) consentida pelo paciente A eutanásia é proibida, contudo é autorizada a interrupção de tratamentos médicos em alguns casos Não dispomos de dados concretos

21 Continente: Americano A eutanásia é proibida e punida por lei A eutanásia já é legalizada A eutanásia não é autorizada, mas são reconhecidos alguns direitos aos pacientes de rejeitar cuidados médicos Não dispomos de dados concretos

22 Continente: Africano A eutanásia é proibida e punida por lei Não dispomos de dados concretos

23 Continente: Asiático A eutanásia é proibida e punida por lei O médico deve respeitar o testamento vital É legal a eutanásia passiva (desligar as máquinas) consentida pelo paciente Não dispomos de dados concretos

24 TRABALHO ELABORADO PELOS FORMANDOS: Ana Maria Andreia Daniela Leonilde Manuel Maria Mónica


Carregar ppt "Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio EB 2,3/S de Vale de Cambra Eutanásia: Direito ou Crime? Uma visão da morte a partir da vida Turma EFA -B3 2009/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google