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Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil

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Apresentação em tema: "Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Melhoria da atenção à saúde de usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou com Diabetes Mellitus da UBS Alvorada de Boa Vista, RR Keila Graciana de Lima Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil Boa Vista, 2015

2 Introdução: As doenças cardiovasculares continuam sendo a primeira causa de mortes no mundo, com 17 milhões de mortos em 2011. No Brasil, o diabetes junto com a hipertensão arterial, é responsável pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações. Organização Mundial de Saúde (OMS). Caderno de atenção básica Diabetes Mellitus - n.º 16 - MS, 2006)

3 IBGE-2010

4 Censo 2010-IBGE 284.313 habitantes
Boa Vista-Roraima Censo 2010-IBGE habitantes (Fonte: Secretária Municipal de Saúde- SMSA Boa Vista)

5 Foto da UBS População total da UBS: 8841 cadastrados
1.969 famílias cadastradas Quantitativo estimável de 420 hipertensos 31% Quantitativo estimável de 157 diabéticos 24%

6 Estimamos que existe um quantitativo de 72% do total de idosos sofre de hipertensão arterial sistêmica; Carência no acolhimento dos usuários; Dificuldade para o acompanhamento dos pacientes ao retornarem para a continuidade do tratamento na unidade básica (Não recebemos contra referências dos especialistas); Não existia agendamento de consultas programadas.

7 Existe muitas complicações relacionadas ao controle inadequado destas patologias crônicas:

8 Objetivo Geral: Melhoria da Qualidade da Atenção a Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus.

9 Objetivos Específicos:
1. Melhorar a cobertura de atendimentos dos hipertensos e/ou diabéticos da UBS 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos da UBS. 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. 4. Melhorar o registro das informações do programa. 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular cadastrados no programa. 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos cadastrados no programa da UBS Alvorada.

10 Metodologia: Protocolos e/ou manuais técnicos MS;
Monitoramento do número destes usuários cadastrados, registro e cadastramento no Programa de Atenção; Aperfeiçoamento na qualificação dos profissionais em todos os níveis; Engajamento Público; Atividades de promoção em saúde; Organização do serviço: Delimitar as atribuições de cada membro da equipe e registro das atividades. Protocolos e/ou manuais técnicos MS; Materiais educativos; Cadernos de Atenção básica n° 37 e n° 36; Ficha espelho, UFPEL; Escore de risco de Framingham e doença coronariana; Prontuário clinico individual do usuário. Setembro de 2014 a Março de 2015

11 Dificuldades e Melhorias
Objetivo 1. Melhorar a cobertura de atendimentos dos hipertensos e/ou diabéticos da UBS. Meta 1.1 Cadastrar 70% dos hipertensos no programa de atenção à hipertensão arterial e à Diabetes mellitus. 1 mês: 36 2 mês: 49 3 mês: 67 4 mês: 83 Meta 1.2 Cadastrar 70% dos diabéticos da unidade básica de saúde-Alvorada no programa de atenção à hipertensão arterial e à Diabetes mellitus. 1 mês: 86 usuários 2 mês: 130 3 mês: 177 4 mês:238 Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde Dificuldades e Melhorias Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde.

12 Dificuldades e melhorias
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos da UBS. Metas: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. Resultados: Dificuldades e melhorias

13 Dificuldades e Melhorias
Meta 2.4. Garantir a 100% dos diabéticos a realização dos exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Objetivo 2 Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos da UBS. Meta 2.3.Garantir a 100% dos hipertensos a realização dos exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Dificuldades e Melhorias

14 Dificuldades e melhorias
Objetivo 2 Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos da UBS. Meta 2.5 Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6 Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Proporção de diabéticos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada. Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada. Dificuldades e melhorias

15 Dificuldades e melhorias
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos da UBS. Metas: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e diabéticos Resultados: Dificuldades e melhorias

16 Dificuldades encontradas
  Objetivo 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 3.1 Realizar busca ativa a 100% dos Hipertensos faltosos a consultas clínicas na unidade básica de saúde conforme periodicidade recomendada. Meta 3.2. Realizar busca ativa a 100% dos Diabéticos faltosos a consultas clínicas na unidade básica de saúde conforme periodicidade recomendada. Proporção de diabéticos faltosos às consultas com busca ativa Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa. Dificuldades encontradas

17 Dificuldades e melhorias
Objetivo 4. Melhorar o registro das informações do programa. Metas: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Objetivo 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular cadastrados no programa da UBS Alvorada. Metas: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Resultados: Dificuldades e melhorias

18 Dificuldades e melhorias
Objetivo 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos cadastrados no programa da UBS Alvorada. Garantir: orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos; orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos hipertensos e diabéticos; orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. Dificuldades e melhorias

19 Mudanças positivas para a equipe, gestores e comunidade.
Discussão: Dificuldades: Pactuação com laboratório clínico, apoio do presidente de bairro, acesso ao odontologista, período eleitoral, falta de autonomia sobre o agendamento rotineiro, mudanças ocorridas por troca de administradores na unidade, Número insuficiente de ACS da equipe 3.7. Atividades a implementar: Formação de grupo de Hipertenso e Diabético na unidade. Ampliação da cobertura dos usuários hipertensos e diabéticos (ampliar e registrar a cobertura de atendimento, cadastros). Qualidade de atenção (anamnese, exame físico, avaliação de risco cardiovascular, solicitação e avaliação de exames). Acolhimento adequado , visitas domiciliares, busca ativa. Atividades de promoção de saúde. Incorporação das atividades realizadas no processo de trabalho diário. Mudanças positivas para a equipe, gestores e comunidade.

20 Reflexão critica: Ampliação de meus conhecimentos em estratégia de saúde da família e atendimento humanizado; Planejamento, elaboração e organização do projeto voltado a qualificação de atendimento; Organização do serviço; Aperfeiçoamento do trabalho em equipe.

21 “O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano
“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” MADRE TERESA DE CALCUTÁ


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