A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário."— Transcrição da apresentação:

1 NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário

2 Questões iniciais NICSA
O formulário de requerimento de dados sobre os Gases de Efeito Estufa tem como objetivo que as empresas subcontratadas da Nicsa forneçam os dados sobre as emissões produzidas durante todo o ciclo de vida dos produtos fornecidos, para que possamos elaborar um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa nas empresas que pertencem à Abengoa. A empresa subcontratada deve preencher um formulário por cada linha ou item do pedido.

3 NICSA 0. Cabeçalho Esse parágrafo é extremamente importante para que as pessoas encarregadas da validação do relatório possam identificar o pedido e os fornecimentos aos quais faz referência. Para isso, é necessário inserir o nome da obra ou serviço, o nome da empresa e sua localização, o nº de pedido da Nicsa, a duração estimada do serviço e a data de emissão do pedido.

4 1. Emissões totais GEE NICSA
Esse parágrafo será preenchido depois de todos os cálculos terem sido efetuados para obter as emissões totais de Gases de Efeito Estufa e será a soma das emissões de cada um dos escopos que explicaremos de seguida. É importante expressar as emissões totais de GEE associadas à realização da obra em toneladas de CO2 equivalentes. Além disso, é necessário indicar o período de relatório da informação

5 1.1 Consumo de Combustível
NICSA 1.1 Consumo de Combustível Se a empresa subcontratada usar alguma instalação ou maquinário que realize um processo de combustão, deverá preencher esse parágrafo. Caso contrário, deverá escrever não se aplica (n/a). Será inserido o tipo de combustível usado, a quantidade de combustível em litros e em quilogramas* consumida durante o período de relatório e o fator de emissão do combustível. * Para converter a quantidade de combustível de litros para unidades de massa é preciso multiplicá-lo pela densidade do combustível em questão.

6 1.1 Consumo de Combustível
NICSA 1.1 Consumo de Combustível Os gases de efeito estufa resultantes da combustão são o CO2 e, em menor quantidade, o CH4 e o N2O. O cálculo de emissões de cada gás é realizado da seguinte forma: Emissão = Dado de atividade x Fator de emissão do gás O consumo de combustível é o dado que está refletido no ponto 1.1 (kg) O valor calorífico líquido pode ser obtido das seguintes fontes: Diretrizes do IPCC: (Volume 2, Introdução, Página 19) Último Inventário Nacional apresentado na Secretaria da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas: É necessário considerar a unidade na qual é fornecido o dado de consumo (por exemplo, kg de óleo diesel) para obter o dado de atividade em TJ Consumo de combustível x Valor calorífico líquido

7 Exemplo de cálculo de emissões por combustão
NICSA Exemplo de cálculo de emissões por combustão Temos um consumo de 50 l de óleo diesel em uma empilhadeira. O primeiro passo é o converter em quilogramas de óleo diesel multiplicando pela sua densidade. Volume de óleo diesel (L)= 50 L x 0,85 kg/L = 42,5 kg de óleo diesel. Para calcular o dado de atividade, devemos multiplicar o consumo pelo Valor Calorífico Líquido que obtivemos das diretrizes do IPCC: Antes devemos prestar atenção às unidades (TJ/Gg) e converter os kg em Gg: 42,5 kg = 0, Gg DA = 0, Gg x 43 TJ/Gg = = 0, TJ

8 Exemplo de cálculo de emissões por combustão
NICSA Exemplo de cálculo de emissões por combustão Para calcular as emissões por combustão, consideramos os dados das Diretrizes do IPCC. Nesse caso, selecionamos combustão móvel, visto que a combustão ocorre em empilhadeiras e procuramos os fatores da emissão de CO2, CH4 y N2O para o diesel. Emissão por combustão = DA x FE Emissão de CO2= 0, TJ x kg CO2/TJ = = 135,418 kg CO2 Emissão de CH4 = 0, TJ x 3,9 kg CH4/TJ = = 0,00713 kg CH4 Emissão de N2O = 0, TJ x 3,9 kg N2O/TJ = = 0,00712 kg N2O Emissões totais por combustão: 135,418+0, ,00712 = 135,432 kg CO2/1000= 0,135 t CO2

9 2.3 Consumo de energia elétrica ou térmica
NICSA 2.3 Consumo de energia elétrica ou térmica Nesse parágrafo deverá ser informado o consumo de energia elétrica ou térmica total durante a realização da obra. Também deverá ser indicado o fator de emissão da energia elétrica ou térmica usada. As emissões diretas por consumo de eletricidade e energia térmica serão calculadas multiplicando o consumo de energia em kWh pelo fator de emissão. Esse fator de emissão pode ser obtido: Diretamente na conta de energia elétrica. Organismos reguladores da energia (em Espanha, a CNE) Uso de um fator de emissão médio por país ou região.

10 NICSA 3.2 Informação relativa aos fornecimentos e consumíveis necessários para a realização da obra Será efetuada uma breve descrição do fornecimento ou consumível usado, sua quantidade e as unidades em que são expressas e o fator de emissão associado à fabricação do produto fornecido. As emissões associadas à aquisição de produtos fornecidos e consumíveis serão calculadas multiplicando a quantidade em kg de produto pelo fator de emissão do fornecimento.

11 NICSA 3.2 Informação relativa aos fornecimentos e consumíveis necessários para a realização da obra No link abaixo é apresentado um banco de dados para o cálculo da análise do ciclo de vida de diferentes produtos:

12 NICSA 3.2 Informação relativa ao transporte de fornecimentos necessários para a realização da obra Nesse caso, será efetuada uma descrição do fornecimento ou consumível que se transporta, será indicado o peso total transportado (kg), a distância que percorre (km), o meio de transporte usado e o fator de emissão desse meio de transporte. Na tabela seguinte são indicados alguns fatores de emissão de acordo com o meio de transporte usado. As emissões totais associadas ao transporte de fornecimentos serão calculadas multiplicando o peso do produto ou consumível usado (em toneladas) pelos quilômetros que percorre e pelo fator de emissão do meio de transporte. O dado final é novamente dividido por mil, para ser convertido em toneladas de CO2.

13 NICSA 4. Questões finais Para terminar, são somadas todas as emissões resultantes e indicadas no ponto 1. É importante inserir o nome, o cargo da pessoa que preenche o formulário e a data de preenchimento. É possível que o fornecedor não possa obter informação de um dos escopos; nesse caso, a Nicsa irá associar a esse fornecedor um Índice de Qualidade* mais baixo, dependendo da quantidade e qualidade da informação fornecida. No final desse parágrafo, é importante não esquecer de somar todas as emissões e indicar essa quantidade na parte superior. * Índice de Qualidade: valor associado a cada dado de emissões para cada fonte e gás de efeito estufa e a cada parâmetro que intervém no cálculo das emissões, que indica o grau de credibilidade do dado. Valores numéricos crescentes do Índice de Qualidade indicam maior credibilidade do dado.


Carregar ppt "NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google