A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informal informática1 A ERA DO POSICIONAMENTO Conceitos, Estratégias e Aplicações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informal informática1 A ERA DO POSICIONAMENTO Conceitos, Estratégias e Aplicações."— Transcrição da apresentação:

1 informal informática1 A ERA DO POSICIONAMENTO Conceitos, Estratégias e Aplicações

2 informal informática2 A Era do Posicionamento 1. O Conceito de Posicionamento 2. A Psicologia do Posicionamento 3. O Posicionamento em torno da Liderança 4. Reposicionando a Concorrência 5. Armadilhas do Posicionamento 6. Posicionamento do Negócio 7. Posicionamento Pessoal 8. Estratégias de Posicionamento

3 informal informática3 A Era do Posicionamento 1. O Conceito de Posicionamento F Perspectivas da Comunicação F O interlocutor potencial F Teoria da Comunicação, Marketing e Publicidade F A Era do Posicionamento, 1972 Al Ries, Jack Trout - Advertising Age - USA Posicionamento é o que você faz com o produto na cabeça do cliente potencial.

4 informal informática4 1. O Conceito de Posicionamento F Sociedade saturada de comunicação F Consumo de massa x Customização F Alto volume de plágios F Impacto = efetividade potencial da mensagem

5 informal informática5 1. O Conceito de Posicionamento A abordagem do posicionamento consiste em manipular o que já existe na mente, e realinhavar as conexões que já existem. ( Al Ries & Jack Trout - Posicionamento: A batalha pela sua mente )

6 informal informática6 A Era do Posicionamento 2. A Psicologia do Posicionamento F A mente resiste à novidade F A mente filtra o que não coincide com o que conhece F O meio não é a mensagem, mas a afeta como um filtro F Overdose de informação leva à seletividade è Simplicidade è Curiosidade Associação a idéias existentes

7 informal informática7 2. A Psicologia do Posicionamento F A quantidade de produtos e serviços cresceu muito nos últimos anos F A quantidade de mensagens de propaganda acompanhou a explosão dos produtos e serviços è Sobrecarga sensorial

8 informal informática8 2. A Psicologia do Posicionamento F A comunicação só pode ter lugar no momento certo e na circunstância certa ( Imprinting ) è Chegar a mente primeiro

9 informal informática9 A Era do Posicionamento 3. O Posicionamento em torno da Liderança A Era do Produto ( Rosser Reeves - Unique Selling Proposition) F A Era da Produção F A Era das Vendas F A Era da Imagem ( David Ogilvy - Investimento na imagem a longo prazo) F A Era do Posicionamento

10 informal informática10 3. O Posicionamento em torno da Liderança Alguns casos famosos HMichelob ( First class is Michelob) HBrahma ( A número 1 ) HIBM x Sperry-Rand ( Posicionamento x Invenção ) H Cola não tá com nada ( Guaraná ) HAvis is only number 2, so why go with us? We try harder. ( Avis Rent-a-car ) HRCA x IBM ( computadores ) HIBM x Xerox ( copiadoras ) HKodak x Polaroide ( revelação instantânea )

11 informal informática11 3. O Posicionamento em torno da Liderança 3Estabelecimento da liderança 3Instabilidade da igualdade 3A força da empresa vem da força do produto 3A escolha do nome 3A linha de produtos 3A procura do buraco na concorrência (créneau) 3A atenção do líder com a posição

12 informal informática12 A Era do Posicionamento 4. Reposicionando a Concorrência Reposicionar significa substituir os conceitos,produtos, idéias e convicções que já existiam antes.

13 informal informática13 4. Reposicionando a Concorrência F Excesso de produtos já existentes F Excesso de mensagens de propaganda F Saturação da comunicação F Poucos buracos èPara colocar um novo produto na mente do consumidor, é preciso retirar um que já estava lá dentro. èExemplo : Tylenol X Aspirina (Felizmente existe Tylenol, para os estômagos sensíveis...) Cuidado : reposicionar não é comparar !

14 informal informática14 A Era do Posicionamento 5. Armadilhas do Posicionamento F A armadilha do nome ( Goodyear x Goodrich ) F A armadilha da carona ( Alka-Seltzer x Alka-Seltzer Plus ) F A armadilha do aumento da linha de produtos ( Duracell x Eveready, Cutty Sark x Cutty 12 ) F A armadilha do tudo ( Quem é bom em tudo, não é bom em nada...)

15 informal informática15 A Era do Posicionamento 6. Posicionamento do Negócio HReconhecimento da posição atual HDefinição do posicionamento pretendido HAvaliação da concorrência HAvaliação do esforço HPlanejamento

16 informal informática16 A Era do Posicionamento 7. Posicionamento Pessoal 4Auto-definição 4Depuração da qualidade pela quantidade 4Plano de encarreiramento com metas 4Formação da rede de influências ( T. Peters)

17 informal informática17 A Era do Posicionamento 8. Estratégias de Posicionamento èVisão èCoragem èObjetividade èSimplicidade èSutileza èPaciência èEsforço èSensibilidade

18 informal informática18 Gestão do Conhecimento Informal Serviços e Consultoria em Informática Rua do Catete, 311 gr 1311 Catete - Rio de Janeiro - RJ (021)


Carregar ppt "Informal informática1 A ERA DO POSICIONAMENTO Conceitos, Estratégias e Aplicações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google