A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Biografia de Sigmund Freud Freud 150 anos: Arte do Inconsciente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Biografia de Sigmund Freud Freud 150 anos: Arte do Inconsciente."— Transcrição da apresentação:

1 1 Biografia de Sigmund Freud Freud 150 anos: Arte do Inconsciente

2 2 SEIS DE MAIO DE 1856 a ANOS SIGMUND FREUD

3 3 Freud gostava de citar um arguto satirista, Johann Nestroy, que dizia: "Todo passo à frente tem apenas metade do tamanho que parece ter a princípio."

4 Nasce Jacob Schlomo, pai de Sigmund Freud, em Tismênica, (pequena cidade de habitantes), na Galícia Oriental (Polônia) na época,província do Império Austro-Húngaro Nasce Amalie Nathason, mãe de Sigmund Freud, da mesma província.

5 5 6 de maio de maio 1856 Nasce Sigmund Freud

6 Outubro – Freud e a família de mudam-se para Viena, preservando a sua ligação com a cultura tcheca através da gastronomia, motivo para historiadores publicarem livros de seus pratos favoritos Visita de Sigmund Freud a Freiberg, sua terra natal.

7 Gradua-se no Gynasium; Ingressa no curso de Medicina, na Universidade de Viena Conclui sua graduação em Medicina Breuer termina o tratamento de Ana O; Freud trabalha no Hosp. Psiquiátrico, com Theodor Meynert Realiza estudos e pesquisas sobre as aplicações clinicas da cocaína e seus efeitos

8 De outubro a março. Muda-se para Paris e estagia em La Salpetriere, com neurologista francês Jean-Martin Charcot. Com este, observou o uso da hipnose no tratamento da histeria e viu estimulado seu interesse para os distúrbios mentais. Nos anos seguintes tornou-se especialista em doenças nervosas e fundamentou a teoria psicanalítica do aparelho psíquico.

9 Abre consultório e casa-se com Martha Bernays; Sigmund Freud estuda o uso da hipnose Muda-se para Bergasse, 19, casa onde viverá 40 anos,mais tarde transformada em museu.

10 Com Josef Breuer, o médico austríaco, confecciona os Estudos sobre a Histeria. Breuer cria um Método visando tratar a Histeria O Método Catártico (de Catarsis). Catarsis Termo antigo,cunhado por Aristóteles, preconizando limpezas simbólicas das emoções; termo também utilizado para os laxativos em medicina: - Os Catárticos. A História registra mais uma proposta para o alivio das tensões,das ansiedades, dos sentimentos e dos medos, regulada por leis orgânicas. E numa virada histórica, Freud constrói uma outra visão do ritmo do aparelho psíquico, e introduz um corte no conhecimento humano, corte epistemológico este, que introduz na Cultura a idéia da existência das Leis do Inconsciente

11 Usa o termo Psicanálise pela primeira vez Publica: A Interpretação dos Sonhos Inicia a análise de Dora, uma moça de 18 anos Funda a Sociedade Psicológica das Quartas-feiras.

12 Publica os trabalhos que modificarão para sempre o conceito de realidade. O conceito freudiano de Inconsciente traz para a cultura uma revolução, inclui o particular que decorre do funcionamento do INCONSCIENTE. A partir daí, há um corte epistemológico na ciência e na Arte, e os arquivos da cultura serão marcados pela idéia de que, além da apreensão do racional, existe a produção que chega diretamente do Inconsciente. Destacamos os seguintes textos: · Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, · Os Chistes e Suas Relações com o Inconsciente · Fragmentos da Análise de um Caso de Histeria

13 Visita os Estados Unidos, como conferencista convidado, para as comemorações do jubileu da Clark University, em Wochester Funda a International Psycho-Analytical Association No Brasil, em São Paulo, Durval Marcondes se interessa pela Psicanálise Correspondência de Freud com o Prof. Durval Marcondes da USP-SP.

14 Quando a Áustria é anexada à Alemanha; a casa de Freud e a Associação Vienense de Psicanálise são vasculhadas. Ana Freud é presa e interrogada pela Gestapo. As irmãs de Freud morrem em campos de concentração Com a intervenção de William Bullitt, diplomata americano, e com o resgate pago por Marie Bonaparte, imigra para Londres, Inglaterra residindo em Maresfield Gardens 20; hoje Freud Museum of London. Conclui o texto Moisés e o Monoteísmo.

15 Morre,em Londres. no dia 23 de setembro, lega para a humanidade o tratamento para a Saúde Mental que inclui o Inconsciente, atraindo seguidores ao longo das décadas seguintes.

16 Centenário de nascimento de Freud O psicanalista francês Jacques Lacan retoma Freud e trabalha no seu Seminário sobre As Psicoses, a importância do resgate do conceito de Inconsciente e suas produções, trazendo novos avanços ao tratamento das psicoses


Carregar ppt "1 Biografia de Sigmund Freud Freud 150 anos: Arte do Inconsciente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google