A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto."— Transcrição da apresentação:

1 Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto

2 Diagnóstico  Fase para entender se a turma já atingiu os objetivos de:  Diferenciar plantas e vegetais;  Explicar que algumas características são selecionadas pelo ambiente de modo que o ser vivo esteja adaptado a ele.

3 Diagnóstico  Fazer um quiz online sobre o assunto e tabular para ver quais alunos atingiram os objetivos ou não,  Ou usar uma avaliação escrita.  Importante tabular os acertos para separar os alunos que atingiram os objetivos.

4 Fase de alinhamento Aula Expositiva Breve revisão sobre o Reino Plantae Evolução Breve revisão sobre Seleção Natural Pergunta desafio Como as plantas conquistaram o ambiente terrestre?

5 Trabalhando em Grupos Separar a turma em grupos de no mínimo 3 alunos e no máximo 5 Explicar para todos que, provavelmente as plantas terrestres vieram do meio aquático. Pedir para os grupos levantarem pontos do que é necessário para a conquista do meio terrestre (sem material de apoio). Pedir para um representante de cada grupo explicar os pontos levantados. E anotar os pontos comuns, deixando em um local onde todos veem.

6 Separando em estações de trabalho.

7 Pequenos textos e exercícios sobre Reino Plantae e Evolução. Vídeo 1 – Me salva “Botânica”- Tablet ou Netbook Livro Didático- pedir para fazer um resumo em tópicos. Uma apresentação em ppt ou um onenote, onde os alunos são coautores Estudo Dirigido em folha impressa.

8 Sobre as estações  Nem todos os alunos precisam passar pela revisão. O importante é que aqueles que estão com dificuldades nos objetivos do diagnóstico passem.  Cada grupo deve passar pelo restante das estações, mas podem começar em qualquer uma.  Sobre o vídeo. Sempre há a opção de baixar para independer da internet. Arrume fones para não interferir nos outros grupos.  Sobre o ppt ou onenote cooperativo. A ideia é criar um para toda a turma ou um por grupo. Crie trilhas para ajudar a turma a se organizar.

9 Sobre os grupos das estações  Excetuando o grupo com maior dificuldade, crie os outros grupos mistos. Diferentes dos do primeiro grupo de trabalho.  Junte os alunos com mais habilidade com os de menor habilidade.  Percorra os grupos e faça as mediações necessárias

10 Sugestões TRILHAS PARA O MATERIAL COOPERATIVOS  O que são plantas avasculares?  Por que as pteridófitas ganharam o maior porte em comparação as briófitas?  Quais são as principais características de cada grupo?  Qual é a vantagem de se ter semente?  Qual é a vantagem de se ter fruto?  Quais vantagens da flor colorida e perfumada das angiospermas? ESTUDO DIRIGIDO  Use o estudo dirigido como uma parte da avaliação.  Um estudo dirigido tem um texto e algumas perguntas para fazer o diagnóstico

11 Sistematizand o  Depois de acabada a fase das estações:  Coloque a turma em círculo;  Faça um resumo com a participação de todos;  Coloque tópicos no quadro e peça para a turma copiar no caderno;  Compare sempre com as hipóteses colocadas antes pelos grupos;  Use o vídeo 2 - Resumo do grupo das plantas - Botânica – Biologia – como suporte.

12 Avaliação  Use o material produzido e a interação que ocorreu nas estações como a avaliação.  Pode se fazer uma avaliação formal.  Não se esqueça de avaliar o desenvolvimento dos alunos que não atingiram os objetivos que eram pré requisitos Veja mais em: www.dicasdeciencias.com


Carregar ppt "Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google