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PublicouAndrea Barreto andreapoca Alterado mais de 6 anos atrás
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Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto
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Diagnóstico Fase para entender se a turma já atingiu os objetivos de: Diferenciar plantas e vegetais; Explicar que algumas características são selecionadas pelo ambiente de modo que o ser vivo esteja adaptado a ele.
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Diagnóstico Fazer um quiz online sobre o assunto e tabular para ver quais alunos atingiram os objetivos ou não, Ou usar uma avaliação escrita. Importante tabular os acertos para separar os alunos que atingiram os objetivos.
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Fase de alinhamento Aula Expositiva Breve revisão sobre o Reino Plantae Evolução Breve revisão sobre Seleção Natural Pergunta desafio Como as plantas conquistaram o ambiente terrestre?
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Trabalhando em Grupos Separar a turma em grupos de no mínimo 3 alunos e no máximo 5 Explicar para todos que, provavelmente as plantas terrestres vieram do meio aquático. Pedir para os grupos levantarem pontos do que é necessário para a conquista do meio terrestre (sem material de apoio). Pedir para um representante de cada grupo explicar os pontos levantados. E anotar os pontos comuns, deixando em um local onde todos veem.
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Separando em estações de trabalho.
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Pequenos textos e exercícios sobre Reino Plantae e Evolução. Vídeo 1 – Me salva “Botânica”- Tablet ou Netbook Livro Didático- pedir para fazer um resumo em tópicos. Uma apresentação em ppt ou um onenote, onde os alunos são coautores Estudo Dirigido em folha impressa.
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Sobre as estações Nem todos os alunos precisam passar pela revisão. O importante é que aqueles que estão com dificuldades nos objetivos do diagnóstico passem. Cada grupo deve passar pelo restante das estações, mas podem começar em qualquer uma. Sobre o vídeo. Sempre há a opção de baixar para independer da internet. Arrume fones para não interferir nos outros grupos. Sobre o ppt ou onenote cooperativo. A ideia é criar um para toda a turma ou um por grupo. Crie trilhas para ajudar a turma a se organizar.
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Sobre os grupos das estações Excetuando o grupo com maior dificuldade, crie os outros grupos mistos. Diferentes dos do primeiro grupo de trabalho. Junte os alunos com mais habilidade com os de menor habilidade. Percorra os grupos e faça as mediações necessárias
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Sugestões TRILHAS PARA O MATERIAL COOPERATIVOS O que são plantas avasculares? Por que as pteridófitas ganharam o maior porte em comparação as briófitas? Quais são as principais características de cada grupo? Qual é a vantagem de se ter semente? Qual é a vantagem de se ter fruto? Quais vantagens da flor colorida e perfumada das angiospermas? ESTUDO DIRIGIDO Use o estudo dirigido como uma parte da avaliação. Um estudo dirigido tem um texto e algumas perguntas para fazer o diagnóstico
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Sistematizand o Depois de acabada a fase das estações: Coloque a turma em círculo; Faça um resumo com a participação de todos; Coloque tópicos no quadro e peça para a turma copiar no caderno; Compare sempre com as hipóteses colocadas antes pelos grupos; Use o vídeo 2 - Resumo do grupo das plantas - Botânica – Biologia – como suporte.
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Avaliação Use o material produzido e a interação que ocorreu nas estações como a avaliação. Pode se fazer uma avaliação formal. Não se esqueça de avaliar o desenvolvimento dos alunos que não atingiram os objetivos que eram pré requisitos Veja mais em: www.dicasdeciencias.com
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