Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Beretta Borges Alterado mais de 6 anos atrás
1
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Autora: Gerciane Lima de MIRANDA Coordenadora: Profª Rosa Primo Gadelha Introdução Metodologia A arte é um campo com um repertório de abrangência privilegiado para pensar os temas transversais a partir de suas linguagens específicas. Encontramos, assim, na linguagem da dança um espaço oportuno para refletir acerca desses temas a partir das relações estabelecidas nas oficinas de dança realizadas na escola. Contemplando, assim, uma ação artístico-educativa junto aos alunos no contexto escolar. Nesse sentido procuramos pautar nossa atuação, seguindo os princípios norteadores das propostas do MEC de que a pluralidade cultural, a Ética, a Orientação Sexual, a Educação para a Saúde e o Meio Ambiente passem a compor nossas práticas artístico-educativas. Pensamos a sensibilização, bem como a reflexão desses temas por meio dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas realizadas com os alunos, ou seja, repertórios, improvisações, apreciação e composições coreográficas. Público Alvo Adolescentes e jovens da educação básica (ensino fundamental e médio) com idade entre 12 e 17 anos. Resultados e Conclusão Acreditamos que a compreensão, a experiência e o olhar crítico podem transformar pensamentos e atitudes ingênuas que geralmente ocorrem no aprendizado da dança em um contexto mais específico, e formas de afetação, e promoção em nossos alunos, de uma prática atuante do pensar questões sociais, políticas e culturais comumente problematizadas em nossa sociedade.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.