A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE ABSTRATA Prof. Anderson Leitão Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE ABSTRATA Prof. Anderson Leitão Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB)"— Transcrição da apresentação:

1 ARTE ABSTRATA Prof. Anderson Leitão Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB)

2 Arte Abstrata é uma forma de arte que não busca demonstrar o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos. A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a idéia da arte como imitação da natureza foi abandonada.

3 Origem A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.

4 Kandinsky Nasceu em 1866, em Moscou, na Rússia. Sua primeira vontade foi ser músico. Entretanto, formou-se em direito e economia política na Universidade de Moscou. Aos 30 anos, encantado com um quadro de Monet, abandonou a carreira jurídica. Publicou o ensaio Do Espiritual na Arte, em 1911, onde tratou a manifestação artística como expressão de uma necessidade interior. Morreu em Neuilly-sur-Seine, na França em 1944.

5 Murnau Street with Women, 1908

6 Wassily Kandinsky,Improvisation 31 (Sea Battle), 1913

7 Transverse Line, 1923

8

9 Kazimir MalevichSUPREMATISMO : Foi o primeiro movimento artístico a reduzir a pintura à pura abstração geométrica. Iniciado por volta de 1913 pelo pintor Kazimir Malevich, que pretendia uma arte não objetiva baseada em três figuras simples, o quadrado, o círculo e a cruz. O Suprematismo defendia a supremacia da forma pura, em oposição ao mundo objetivo.

10

11 Composição Suprematista: Branco sobre Branco

12

13 Piet MondrianNeoplasticismo: tem como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias - azul, vermelho e amarelo -, além do preto, branco e cinza. O Neoplasticismo foi criado por Piet Mondrian (1872 – 1944) e busca evidenciar a "clareza, a certeza e ordem" tendo como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas.

14

15

16

17

18

19

20

21 Abstração Informal ou Lírica : Segue a criação de formas mais livres e expressa sentimentos, emoções. O artista cria as formas no momento de pintar, livremente, e as linhas e cores expressam suas emoções. Daí se vê manchas e grafismos nestas obras de arte. O pioneiro nesta expressão artística foi o russo Kandinsky.

22 Tachismo Surge na Europa a partir de 1945 como reação ao abstracionismo geométrico. Tache (do francês) significa mancha.

23

24 No Brasil os principais representantes do ABSTRACIONISMO INFORMAL são:

25 MANABU MABE

26 TOMIE OHTAKE

27 FAYGA OSTROWER

28 Action Painting ou Pintura de Ação: É a alma do Expressionismo Abstrato. É uma forma de expressão em que o autor pinga, espalha e salpica a tinta sobre o suporte em substituição da atitude tradicional, precisa e cuidadosa. O próprio ato físico é o resultado pictórico.

29

30 Expressionismo abstrato: Foi um movimento artístico com origem nos Estados Unidos da América, muito popular no pós-guerra. Ele foi o primeiro movimento especificamente americano a atingir influência mundial e também o que colocou Nova Iorque no centro do mundo artístico (posição previamente exercida por Paris, na França).

31 Number 1, 1950 Jackson Pollock

32 No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo realizada em Um movimento artístico paulista chamado de ARTE CONCRETA ou CONCRETISMO será o responsável por uma verdadeira revolução no fazer artístico nacional.

33 Poesia Concreta Haroldo de Campos

34 Luiz Saciloto

35 Neoconcretismo: Foi um movimento artístico surgido no Rio de Janeiro em fins da década de 1950 como reação ao concretismo paulista. Propunha recuperar a sensibilidade, expressividade do objeto artístico abandonando a geometria pura ditada pelo grupo paulista.

36 Lygia Clark Pintora, escultora, Belo Horizonte ( ). O trabalho de Lygia segue uma sucessão de etapas que vão da pintura geométrica, passa por objetos e termina com a criação de uma espécie de proposta terapêutica.

37 Superfície Modulada, 1957

38 Bichos

39

40

41 Helio Oiticica (Rio de Janeiro, 26 de julho de 1937 Rio de Janeiro, 22 de março de 1980) foi um pintor e escultor. Em 1959, fundou o Grupo Neoconcreto, ao lado de artistas como Amilcar de Castro, Lygia Clark e Franz Weissmann.

42 metaesquema

43 contra-relevos

44

45 A invenção da cor – Penetrável

46 Na década de 1960, Hélio Oiticica criou o Parangolé, que ele chamava de "antiarte por excelência". O Parangolé é uma espécie de capa (ou bandeira, estandarte ou tenda) que só mostra plenamente seus tons, cores, formas, texturas e grafismos, e os materiais com que é executado (tecido, borracha, tinta, papel, vidro, cola, plástico, corda, palha) a partir dos movimentos de alguém que o vista. Por isso, é considerado uma escultura móvel. Foi também Hélio Oiticica que fez o penetrável Tropicália, que não só inspirou o nome, mas também ajudou a consolidar uma estética do movimento tropicalista na música brasileira, nos anos 1960 e 1970.

47 Parangolé P4 capa 1, 1964, (acrílica sobre tecido, plástico, filó de algodão, tela de nylon e cordão).

48

49 EDEN

50 Referências: -Livros: GOMBRICH, E.H., A História da Arte, LTC, 16ª Edição – Rio de Janeiro, 1999 RENSHAW, Amanda, O livro de arte para crianças - Porto Alegre, 2006 MANGE, Marilyn Diggs, Arte Brasileira para Crianças – Martins Fontes, São Paulo, Internet: Projeto Helio Oiticica: Lygia Clark Concretismo e Neoconcretismo Abstração (MAC – USP) Professor Anderson Leitão / 2009


Carregar ppt "ARTE ABSTRATA Prof. Anderson Leitão Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google