A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9º Encontro da ABIEA O futuro da gráfica no Brasil Mário César de Camargo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9º Encontro da ABIEA O futuro da gráfica no Brasil Mário César de Camargo."— Transcrição da apresentação:

1

2 9º Encontro da ABIEA O futuro da gráfica no Brasil Mário César de Camargo

3 Falar sobre futuro é perigoso... O telefone tem muitas limitações para ser considerado seriamente como um meio de comunicação. Memorando interno da Western Union, 1876 O telefone tem muitas limitações para ser considerado seriamente como um meio de comunicação. Memorando interno da Western Union, 1876

4 Gurus e videntes... Tudo que possa ser inventado já foi inventado. Charles Duell, Escritório de Patentes dos EUA, 1899 Tudo que possa ser inventado já foi inventado. Charles Duell, Escritório de Patentes dos EUA, 1899

5 Falar sobre tendência é perigoso... Nós não gostamos da melodia deles e música de guitarra está morrendo. Decca Recording Company rejeitando os Beatles em 1962 Nós não gostamos da melodia deles e música de guitarra está morrendo. Decca Recording Company rejeitando os Beatles em 1962

6 Tendências para futuro: Investir menos, administrar mais 1) Recuperar o lucro perdido 1) Recuperar o lucro perdido 2) Analisar os investimentos 2) Analisar os investimentos 3) Vender e não ven- dar 3) Vender e não ven- dar 4) Controlar os índices 4) Controlar os índices 5) Identificar os recursos humanos 5) Identificar os recursos humanos 6) Fugir dos bancos 6) Fugir dos bancos

7 1ª Tendência : Recuperar o Lucro Perdido anuário 2002 em R$ mi setorreceitlucrodívida % div V.E.A. editor3.339(538) ,5(599) Embal ,0(60) Formu ,0(34) livros (83) papel (8) Total9.895(208) ,5(902)

8 Recuperar o lucro perdido Descobrí que meu cliente não se importa se tenho lucro ou não Descobrí que meu cliente não se importa se tenho lucro ou não Timothy Bovard, presidente, Chevrillon Philippe Industrie, gráfica francesa de US$ 450 milhões de faturamento por ano Timothy Bovard, presidente, Chevrillon Philippe Industrie, gráfica francesa de US$ 450 milhões de faturamento por ano

9 Solução mágica ? A) aumente os preços : preço do caderno do PNLD em 1996 : R$ 0,75 A) aumente os preços : preço do caderno do PNLD em 1996 : R$ 0,75 Preço em 2003 : R$ 0,45 Preço em 2003 : R$ 0,45 B) reduza os custos : aumento dos custos do setor editorial/promocional B) reduza os custos : aumento dos custos do setor editorial/promocional 2001 : 10,43% 2001 : 10,43% 2002 : 23,56% 2002 : 23,56% 2003 : 16,95% 2003 : 16,95%

10 Problemas mundiais 1) Excesso de oferta : Inglaterra 5% ano 1) Excesso de oferta : Inglaterra 5% ano Capacidade utilizada 97 : 85% Capacidade utilizada 97 : 85% Capacidade utilizada 2002 : 79% Capacidade utilizada 2002 : 79% 2) Preços decrescentes 2) Preços decrescentes 3) Investimentos excessivos 3) Investimentos excessivos

11 2ª Tendência: limitar investimentos Brasil : Capacidade utilizada Brasil : Capacidade utilizada 1998 : 82% 1998 : 82% 1º semestre 2003 : 65% 1º semestre 2003 : 65% 1º semestre 2004 : 72% 1º semestre 2004 : 72% De 1994 a 2003 : US$ 6 bilhões De 1994 a 2003 : US$ 6 bilhões

12 Setor modernizou-se ? Fim dos anos 80 : parque sucateado, poucas importações, qualidade medíocre, preços altos Fim dos anos 80 : parque sucateado, poucas importações, qualidade medíocre, preços altos Fim dos anos 90 : parque moderno, US$ 6 bi em investimentos, qualidade mundial, preços abaixo do mercado mundial Fim dos anos 90 : parque moderno, US$ 6 bi em investimentos, qualidade mundial, preços abaixo do mercado mundial

13 Por que ? 1) Tecnologia caríssima ( máquinas dobraram de preço em US$ em 10 anos) 1) Tecnologia caríssima ( máquinas dobraram de preço em US$ em 10 anos) 2) Alta produtividade 2) Alta produtividade 3) Concorrência : competição por preço 3) Concorrência : competição por preço 4) Endividamento em US$ pressionou o caixa das gráficas 4) Endividamento em US$ pressionou o caixa das gráficas

14 Consolidação ? Inglaterra : número de empresas : Inglaterra : número de empresas : 1992 : 20 mil 2001 : 14 mil 1992 : 20 mil 2001 : 14 mil EUA : número de empresas : EUA : número de empresas : 1990 : 51 mil 2000 : 40 mil 1990 : 51 mil 2000 : 40 mil

15 3ª Tendência : Vender e não ven-dar O melhor do marketing é uma tabela de preços baixa O melhor do marketing é uma tabela de preços baixa gerente de vendas da Cinzano que afundou a marca gerente de vendas da Cinzano que afundou a marca Oferecemos 20% a menos do menor preço : uma gráfica sempre aceita Oferecemos 20% a menos do menor preço : uma gráfica sempre aceita Concorrência PNLD 11/3 : 2002: R$ 2,45 mi; 2003 : R$ 1,8 mi; 2004 : R$ 1,5 mi Concorrência PNLD 11/3 : 2002: R$ 2,45 mi; 2003 : R$ 1,8 mi; 2004 : R$ 1,5 mi

16 Qual o preparo do empresário e do vendedor gráfico ? Problema começa no empresário : nenhum valor do produto para o cliente Problema começa no empresário : nenhum valor do produto para o cliente Pensa em custo industrial, não em oportunidade comercial Pensa em custo industrial, não em oportunidade comercial Estrutura de custo padronizada, gerando preços semelhantes: não reflete os potenciais da empresa específica Estrutura de custo padronizada, gerando preços semelhantes: não reflete os potenciais da empresa específica

17 3ª Tendência : E o vendedor ? Perfil profissional : egresso da produção, atendimento, outro setor industrial Perfil profissional : egresso da produção, atendimento, outro setor industrial 90% passeiam pasta: acadêmica, técnicas de vendas, técnicas gráficas 90% passeiam pasta: acadêmica, técnicas de vendas, técnicas gráficas Resultado : só vende menor preço Resultado : só vende menor preço

18 Preparo para mudança ? Se você quer que as coisas permaneçam como estão, elas precisam mudar Se você quer que as coisas permaneçam como estão, elas precisam mudar Giuseppe di Lampedusa Giuseppe di Lampedusa Nos EUA : 10,4% mudam de emprego Nos EUA : 10,4% mudam de emprego 16,5 % mudam de casa 16,5 % mudam de casa

19 E o dinheiro ? Forbes : 25% de mudança na lista Forbes : 25% de mudança na lista 1/3 de Fortune 500 em 70 desapareceu em 83 1/3 de Fortune 500 em 70 desapareceu em 83 McKinsey : 208 empresas McKinsey : 208 empresas Só 3 após 18 anos; 50% morreram em 2 anos Só 3 após 18 anos; 50% morreram em 2 anos

20 4ª Tendência : controle seus números Experiência de UTI : índices que salvam ou matam o paciente Experiência de UTI : índices que salvam ou matam o paciente Escolha seus números : faturamento diário, despesa diária, fluxo de caixa diário, balancete mensal, e seus números particulares : toneladas de papel, número de chapas, horas de máquina vendidas, nº de funcionários, perdas de matéria- prima Escolha seus números : faturamento diário, despesa diária, fluxo de caixa diário, balancete mensal, e seus números particulares : toneladas de papel, número de chapas, horas de máquina vendidas, nº de funcionários, perdas de matéria- prima

21 Números devem ser : 1) Representativos da sua realidade 1) Representativos da sua realidade 2) Fáceis de capturar 2) Fáceis de capturar 3) Fáceis de entender pelos controlados 3) Fáceis de entender pelos controlados 4) Consistentes 4) Consistentes 5) Constantes 5) Constantes 6) São arma para fixar objetivos : vendas, produção, produtividade, prazos 6) São arma para fixar objetivos : vendas, produção, produtividade, prazos

22 4ª Tendência : números mostrarão: A) máquinas ociosas A) máquinas ociosas B) excesso de funcionários B) excesso de funcionários C) linhas de produto deficitárias C) linhas de produto deficitárias D) clientes deficitários D) clientes deficitários E) perdas extraordinárias E) perdas extraordinárias F) despesas escondidas F) despesas escondidas G) furtos disfarçados : juros G) furtos disfarçados : juros H) um retrato da sua (in)competência H) um retrato da sua (in)competência

23 Tecnologia é solução ? Os homens se fascinam pela nova tecnologia, mesmo se não sabem para que a querem Os homens se fascinam pela nova tecnologia, mesmo se não sabem para que a querem Oliver Strimpel Oliver Strimpel Investimento por copioterapia Investimento por copioterapia A cópia só é válida quando é melhor do que o original A cópia só é válida quando é melhor do que o original Ocimar Versolato Ocimar Versolato

24 5ª Tendência : funcionário ruim é reflexo do dono ruim O grande patrimônio da IBM deixa o prédio todos os dias às 6 horas O grande patrimônio da IBM deixa o prédio todos os dias às 6 horas Thomas Watson Sr, pai da moderna IBM Thomas Watson Sr, pai da moderna IBM O contrário também é verdadeiro O contrário também é verdadeiro Brasil tem muita tolerância com a incompetência Brasil tem muita tolerância com a incompetência

25 O que faz a diferença ? A espinha de peixe de Ishikawa Máquinas são cada vez mais iguais Máquinas são cada vez mais iguais Métodos são sinônimo de previsibilidade Métodos são sinônimo de previsibilidade Matérias-primas são consistentes Matérias-primas são consistentes Meio-ambiente é controlado : ar- condicionado, temperatura, poeira Meio-ambiente é controlado : ar- condicionado, temperatura, poeira Medições são para igualar tudo Medições são para igualar tudo A diferença é o sexto M : mão-de- obra A diferença é o sexto M : mão-de- obra

26 6ª Tendência : Fuja dos bancos no dia-a-dia Para saber o valor do dinheiro, é só pedí-lo emprestado Para saber o valor do dinheiro, é só pedí-lo emprestado Benjamin Franklin Benjamin Franklin Seu negócio tem retorno de 20%? Seu negócio tem retorno de 20%? Máquinas + caras = Investimentos > = Dívidas de banco Máquinas + caras = Investimentos > = Dívidas de banco

27 O que é R.O.I. ? Poucos calculam retorno sobre investimento Poucos calculam retorno sobre investimento R$ 1 milhão numa impressora: quanto de resultado ? R$ 1 milhão numa impressora: quanto de resultado ?

28 A gráfica tem futuro ? Fatores negativos : Fatores negativos : 1) concorrência de outras mídias 1) concorrência de outras mídias 2) baixo PIB 2) baixo PIB 3) baixa escolaridade 3) baixa escolaridade

29 Qual o futuro ? 4) Realocação de verbas da mídia impressa para outras em campanhas de marketing 4) Realocação de verbas da mídia impressa para outras em campanhas de marketing 5) Globalização 5) Globalização 6) Necessidade de informação em tempo real 6) Necessidade de informação em tempo real 7) Existência de mídias mais versáteis e mais baratas 7) Existência de mídias mais versáteis e mais baratas

30 Verbas de mídia no mundo Pira International Ltd market 0,2%3,2% internet1,3%5% radio2,7%2,1% Tv cabo 20,3%15,4% outdoor3,3%2,3% catálogos6,5%5,9% Mala direta 12,4%17,5% Revistas B2B 7,1%5,8% Revistas B2C 3,6%3,1%

31 Pesquisa Comprint 2002 : Trendscout for the future of print Que tipo de mídia você primeiro dispensaria no futuro ? Que tipo de mídia você primeiro dispensaria no futuro ? Videotexto : 81% Videotexto : 81% Tv paga : 71,4% Tv paga : 71,4% Newsletter por 28,6% Newsletter por 28,6% Revistas : 14,3% Revistas : 14,3% Jornais : 14,3% Jornais : 14,3% DVD : 9,5% DVD : 9,5% Manuais : 9,5% Manuais : 9,5% TV : 9,5% TV : 9,5%

32 Pesquisa Comprint 2002: 750 pesquisas em 38 países Que tipo de mídia você prefere para obter informação personalizada no futuro ? Que tipo de mídia você prefere para obter informação personalizada no futuro ? Internet : 78,3% Internet : 78,3% Impressos convencionais : 65,2% Impressos convencionais : 65,2% Newsletter por 65,2% Newsletter por 65,2% Portáteis ( palmtop ) : 39,1% Portáteis ( palmtop ) : 39,1% Celulares : 39,1% Celulares : 39,1% ePaper : 34,8% ePaper : 34,8% eBook : 34,8% eBook : 34,8%

33 Gráfica tem futuro ? Baixo Pib Baixo Pib No Brasil, 1% do PIB No Brasil, 1% do PIB Nos EUA, 1,7% do PIB Nos EUA, 1,7% do PIB Na Escandinávia, 4% do PIB Na Escandinávia, 4% do PIB

34 Gráfica tem futuro ? Baixa escolaridade Baixa escolaridade 2 livros per capita no Brasil; 6 na França 2 livros per capita no Brasil; 6 na França 2 revistas per capita no Brasil; 9 na Finlândia 2 revistas per capita no Brasil; 9 na Finlândia

35 Oportunidades 35 quilos per capita ano no Brasil 35 quilos per capita ano no Brasil 300 nos EUA ! 300 nos EUA !

36 Oportunidades Cresce a economia, cresce o consumo de papel impresso Cresce a economia, cresce o consumo de papel impresso

37 Oportunidades Índices de alfabetização crescentes Índices de alfabetização crescentes

38 Tendência é futuro e... Quando se trata do futuro, há três tipos de pessoas : as que deixam acontecer, as que fazem acontecer, e as que se espantam com o que aconteceu John Richardson Quando se trata do futuro, há três tipos de pessoas : as que deixam acontecer, as que fazem acontecer, e as que se espantam com o que aconteceu John Richardson


Carregar ppt "9º Encontro da ABIEA O futuro da gráfica no Brasil Mário César de Camargo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google