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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA Mestrando: Luciano dos Santos.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA Mestrando: Luciano dos Santos Orientador: Prof. Dr. Archimedes A. Raia Junior DISSERTAÇÃO DE MESTRADO São Carlos, 2006 Análise dos Acidentes de Trânsito do Município de São Carlos – SP utilizando Sistemas de Informações Geográficas- SIG e Ferramentas de Estatística Espacial

2 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Contextualização geral do trabalho Delimitação do objetivo da pesquisa Área de Estudo Síntese da bibliografia Metodologia Resultados Considerações Finais

3 CONTEXTUALIZAÇÃO Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo No Brasil o modelo de desenvolvimento foi orientado ao uso do automóvel Acelerado crescimento urbano e falta de investimentos adequados em infra- estrutura

4 CONTEXTUALIZAÇÃO O grande número de acidentes ocorre pelo aumento do número de viagens realizadas e conseqüentemente aumento da ocupação das vias O número de vítimas de acidentes de trânsito em 2000 ultrapassou os , resultando em aproximadamente mortes Esses números podem ser ainda maiores

5 CONTEXTUALIZAÇÃO Medidas Governamentais para redução do problema PARE – Programa de Redução de Acidentes nas Estradas 1996 – PBST – Programa Brasileiro de Segurança no Trânsito Lei 9503 – Que cria o CTB – Código de Trânsito Brasileiro

6 CONTEXTUALIZAÇÃO Medidas de Redução são alcançadas através do conhecimento das causas dos acidentes Vários fatores para análise tornam difícil a compreensão dos acidentes Acidentes de Trânsito: Um Evento Espacial Métodos Estatísticos Tradicionais podem deixar algumas perguntas sem respostas

7 OBJETIVOS Realizar uma análise espacial dos acidentes de trânsito de São Carlos, fazendo-se uso de Sistemas de Informações Geográficas associados a ferramentas de Estatística Espacial. Objetivo Geral

8 Objetivos Específicos OBJETIVOS E l a b o r a r u m a b a s e d e d a d o s g e o r r e f e r e n c i a d a d o s a c i d e n t e s d e t r â n s i t o d o m u n i c í p i o d o S ã o C a r l o s ; I d e n t i f i c a r o s p o n t o s c r í t i c o s d e o c o r r ê n c i a d e a c i d e n t e s d e t r â n s i t o ; I d e n t i f i c a r a s á r e a s c r í t i c a s d e a c i d e n t e s d e t r â n s i t o t e n d o c o m o l i m i t e s d e á r e a s a d i v i s ã o p r o p o s t a p e l o C e n s o d o I B G E ; I d e n t i f i c a r a s t e n d ê n c i a s e s p a c i a i s d e c r e s c i m e n t o d o s a c i d e n t e s d e t r â n s i t o ; A n a l i s a r a d i s t r i b u i ç ã o e s p a c i a l d o s t i p o s d e a c i d e n t e s d e t r â n s i t o.

9 ÁREA DE ESTUDO População = Número de veículos = Índice de motorização = 2,49 Habitantes/Veículos AcidentesAcidentes Total de AcidentesTotal de Acidentes Com VítimasCom Vítimas Fatais

10 SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial SIG é um sistema que permite capturar, modelar, analisar e consultar dados geograficamente referenciados Gerenciamento Viário e de Pavimentos; Quantificação de Impactos; Controle de Qualidade do Ar; Operações de Trânsito e Transportes; Transporte Coletivo Urbano e Rural; Definições de Padrões de Acessibilidade; Segurança Viária.

11 Análise Espacial é o estudo quantitativo dos fenômenos possiveis de serem localizados no espaço Estudos sobre agricultura, vegetação e solos; Mapeamento dos Riscos de Problemas de Saúde; Segurança Pública; Definição de Padrões de Acessibilidade; Estudos Socioeconômicos; Planejamento de Transporte e Segurança Viária. SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial Aplicações

12 Visualização dos dados -M a p a s T e m á t i c o s Média espacial móvel -V a l o r M é d i o -T r a n s i ç ã o e n t r e r e g i m e s Índice de Moran-Variação de –1 a +1-Testa até que ponto o valor de uma área tem de influência sobre as outrasÍndice de Moran-Variação de –1 a +1-Testa até que ponto o valor de uma área tem de influência sobre as outras Diagrama de Espalhamento de M o r a n -D e p e n d ê n c i a E s p a c i a l Aplicações SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial

13 SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial

14 Agrupamentos Espaciais -Localizações Pontuais -Técnicas de Particionamento -Técnicas Hierárquicas -Técnicas de Variável de Risco Índice de Vizinho Mais Próximo -Distribuição Espacial -Cálculo de Distância entre os Pontos -Indicado para técnica de Agrupamentos Espaciais Ferramentas SÍNTESE DE BIBLIOGRAFIA: Acidentes, SIG e Análise Espacial

15 METODOLOGIA Desenvolvimento do trabalho em três etapas: Preparação da Base de Dados Análise de Padrões Pontuais Análise Espacial de Áreas

16 Preparação da Base de Dados Levantamento dos dados de acidentes de trânsito Análise de consistência dos dados de acidentes de trânsito Análise da rede viária em ambiente SIG Georreferenciament o dos acidentes de trânsito METODOLOGIA

17 Análise de Padrões Pontuais Identificação dos pontos críticos de acidentes Análise da distribuição dos acidentes por tipo de ocorrência Agrupamentos Espaciais Elipse de Desvio Padrão METODOLOGIA

18 Análise Espacial de Áreas Identificação das áreas críticas de acidentes de trânsito IAZEV IUPSZ Identificação das tendência de deslocamento Mapas Temáticos Média Móvel Box Map METODOLOGIA

19 RESULTADOS AnoRegistrosUtilizadosExcluídos% , , ,5 1 – Identificar os registros com nome de ruas escritos com grafia diferentes; 2 – Identificar os registros de acidentes que não permitiam sua completa localização; 3 – Identificar e excluir os registros com acidentes ocorridos fora da mancha urbana. Análise de Consistência

20 AnoTotalGeorreferenciados% , , ,01 1 – identificação e padronização os nomes da vias com o BDR; 2 – Identificação das vias sem denominação; 3 – Identificação das vias sem numeração inicial e final de quadras. – Transcad – Adreess Matching RESULTADOS Análise de Rede Viária Georreferenciamento

21 RESULTADOS Georreferenciamento

22 RESULTADOS Georreferenciamento

23 RESULTADOS Identificação de Pontos Críticos Pontos críticos são os locais que apresentam as maiores taxas de acidentes de trânsito, baseadas em índices pré-determinados, em relação a outros pontos de referência (MT, 2002); Agrupamentos com mais de 10 pontos em 10 metros; Agrupamentos com mais de 10 pontos em 30 metros. Padrões Pontuais

24 RESULTADOS Identificação de Pontos Críticos – 10 Metros

25 RESULTADOS Identificação de Pontos Críticos – 30 Metros

26 AnoAno BDRBDR Grupos 10Grupos 10 Grupos 30Grupos Comparação entre a busca por pontos críticos através do BDR e a técnica de Agrupamentos Espaciais É indiferente em relação a ordem de entrada no BD; É possível incluir acidentes que ocorrem próximo ao cruzamento. Possibilidade de encontrar locais que não apareciam na lista gerada pelo BDR RESULTADOS Vantagens Sobre BDR

27 Identificar a distribuição espacial dos acidentes de trânsito de acordo com o grau de severidade dos mesmo; Elipse de Desvio Padrão RESULTADOS Distribuição Espacial

28 Acidentes com danos materiais concentrados na região central; Acidentes com pedestres estão se espalhando pela mancha urbana a cada ano; RESULTADOS Distribuição Espacial

29 Identificação de Áreas Críticas O termo área crítica é usado quando uma proporção dos acidentes está muito dispersa pela mancha urbana não possibilitando um agrupamento qualquer (Queiroz, 2003) Utilizados índices para reduzir a influência do tamanho da área Existência de trechos ou áreas com ocorrência de acidentes acima da média; Em áreas com grandes volumes de tráfego a intervenção pontual pode não ser a melhor opção. RESULTADOS Padrões Por Área

30 Índice Global de Autocorrelação Espacial RESULTADOS

31 Identificação de Áreas Críticas Mapas Temáticos RESULTADOS

32 Mapas Temáticos - UPS Identificação de Áreas Críticas RESULTADOS

33 Identificação de Áreas Críticas Média Espacial Móvel RESULTADOS

34 Identificação de Áreas Críticas Média Espacial Móvel - UPS RESULTADOS

35 Identificação de Zonas de Transição Box Map RESULTADOS

36 Identificação de Zonas de Transição Box Map - UPS RESULTADOS

37 Moran Map Áreas Críticas de Acidentes de Trânsito em São Carlos RESULTADOS

38 Moran Map - UPS Áreas Críticas de Acidentes de Trânsito em São Carlos RESULTADOS

39 - Município com grandes número de acidentes e Feridos - Acidentes ocorrem por toda malha viária - No período de estudos as vítimas fatais ocorreram nas área periféricas - A pontos considerados críticos por vários anos seguidos - Aparecimento de locais com alto número de acidentes de um ano para outro - Apresentam uma dispersão para as áreas periféricas - Danos Materiais nas áreas próximas ao centro e Acidentes com Vítimas se espalham pela cidade Em Relação ao Período de Estudo CONSIDERAÇÕES FINAIS

40 RECOMENDAÇÕES - Armazenamento Informatizado de Alterações no Sistema Viário - Convênio entre Poder Público Municipal e Policia Militar para que Agentes de Trânsito elaborem os Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito sem Vítimas - Treinamento e Capacitação dos Profissionais Envolvido do Processo de Coleta e Inclusão da Informações de Acidentes - Definição de Objetivos a serem Atingidos para a Redução do Número de Acidentes de Trânsito - Publicação anual dos Índices de Acidentes de Trânsito - Avaliação Periódica dos Processos de Melhorias implantados no Sistema Viário

41 Obrigado!

42 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA Mestrando: Luciano dos Santos Orientador: Prof. Dr. Archimedes A. Raia Junior DISSERTAÇÃO DE MESTRADO São Carlos, 2006 Análise dos Acidentes de Trânsito do Município de São Carlos – SP utilizando Sistemas de Informações Geográficas- SIG e Ferramentas de Estatística Espacial


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