A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evangelização e Internet Paroquias.org – Um exemplo de Evangelização Luís Gonzaga

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evangelização e Internet Paroquias.org – Um exemplo de Evangelização Luís Gonzaga"— Transcrição da apresentação:

1 Evangelização e Internet Paroquias.org – Um exemplo de Evangelização Luís Gonzaga

2 Agenda EvangelizaçãoInternet Paroquias.org: Um exemplo de Evangelização Outros exemplos de Evangelização Pistas de como começar Referências para consulta Perguntas e Respostas (15 minutos)

3 O que é Evangelização? Definição Nenhuma definição parcial e fragmentária, porém, chegará a dar a razão da realidade rica, complexa e dinâmica que é a evangelização, a não ser com o risco de a empobrecer e até mesmo de a mutilar. (Evangelii nuntiandi 17). Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade: "Eis que faço de novo todas as coisas" (Ap 21,5). (Evangelii nuntiandi 17).

4 O que é Evangelização? Missão e Necessidade Toda a Igreja é missionária. A obra da evangelização é um dever fundamental do Povo de Deus. (Ad Gentes 25) Porque, se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar! (1 Cor 9,16)

5 O que é Evangelização? Como evangelizar? Varia conforme com as diversas circunstâncias do tempo, do lugar e da cultura. A Evangelização compreende o testemunho de vida, o anúncio explícito, a liturgia da Palavra, a catequese, a utilização dos meios de comunicação social, o contacto pessoal, os sacramentos, a religiosidade popular (Evangelii nuntiandi, 41-48)

6 Internet Porquê a Internet? Definição: A Internet é uma rede de redes, em escala mundial, de milhões de computadores. Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. (Mc 16,15) A Igreja não está chamada unicamente a usar a comunicação social para difundir o Evangelho mas, hoje como nunca, está chamada também a integrar a mensagem salvífica na "nova cultura" que os poderosos instrumentos da comunicação criam e amplificam. (O Rápido Desenvolvimento, 2) A Internet não só fornece recursos para uma maior informação, mas habitua as pessoas a uma comunicação interactiva (A Igreja e a Internet, 13-15)

7 Internet Como evangelizar na Internet De diversas formas… Comunicação ( , Chat, Mensagens Instantâneas, VoIP,…) Divulgação (WWW, páginas web, portais, …) Interacção (forum, blog, wiki, social networking, social bookmarking, …) Situação Actual Garrafa meia vazia: Não existe quase nada. Tecnologicamente subaproveitado. Garrafa meia cheia: Existem inúmeros desafios e muito por onde escolher. Existem bons exemplos a seguir.

8 Paroquias.org Um exemplo de Evangelização O Paroquias.org é um portal católico na Internet, criado por leigos, com a missão de evangelizar, utilizando as novas tecnologias e meios de comunicação, respeitando a doutrina e o magistério da Igreja Católica. Porquê o Paroquias.org? Razões pessoais: Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. (1 Cor 12, 4) Em 1999, os desafios eram ainda maiores que hoje. Oportunidade de fazer algo que não existia e era necessário.

9 Paroquias.org Em que consiste? Notícias (notícias, dossiers temáticos, newsletter, …) Conteúdos (artigos, catecismo, sacramentos, …) Directório de páginas católicas portuguesas Orações (Capela, terço, via sacra, via lucis, …) Bíblia – Texto e pesquisa Fórum de Discussão – Comunidade Virtual A importância de um Fórum de Discussão: Aberto e Livre… (O Rápido Desenvolvimento 12, Lumen Gentium 37)

10 Paroquias.org Novidades e Perspectivas Último ano… Bíblia Sagrada Artigos Arquivo de Notícias Postais de Natal Terço: Mistérios Luminosos Enviar notícias Fórum de Taizé Novidade: Especial Matrimónio (com Ritual)

11 Paroquias.org Novidades e Perspectivas Próximo ano… Três pilares: Formação, Oração, Comunidade. Formação (Bíblia, Concílio Vaticano II, Catecismo, Artigos de doutrina, Sacramentos) Oração (Orações, Guia de Oração, Evangelho do dia, Liturgia das Horas e Lectio Divina) Comunidade (Mais fóruns temáticos: Fórum de Ética da pessoa e da vida, Fórum de Evangelização e Internet; mais Newsletters, Sessões de chat, Dossiers de Notícias) Mais interacção, serviços e conteúdos Surpresa: 18 de Novembro de 2005 – 40 anos da Dei Verbum.

12 Evangelização e Internet Outros bons exemplos de Evangelização Confessionário dum Padre Lugar Sagrado (Jesuítas e CVX) Paróquia de S. João de Deus – Lisboa Menções honrosas: Diocese do Algarve Paróquia de Algueirão–Mem Martins Paróquia da Glória – Aveiro Verbum Dei - Lisboa

13 Evangelização e Internet Por onde começar Objectivos – O que quero fazer? Planear o que se pretende fazer Tempo disponível – Actualizações Recursos disponíveis – Informação, Formação Presença Interactiva Colabore connosco Paroquias.org Keep It Simple Tudo me é possível, mas nem tudo me convém

14 Evangelização e Internet Referências Igreja e Internet documens/rc_pc_pccs_doc_ _church- internet_po.html Ética e Internet documents/rc_pc_pccs_doc_ _ethics- internet_po.html Carta Apostólica «O Rápido Desenvolvimento» documents/hf_jp-ii_apl_ _il-rapido- sviluppo_po.html Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais ndex_po.htm Pode-se encontrar Deus na Internet? Arcebispo John Patrick Foley

15 Evangelização e Internet Perguntas e Repostas Perguntas…Dúvidas…Questões…Críticas…Opiniões…Sugestões… Enviem para Visitem Fórum Evangelização e Internet

16 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal Esta apresentação pode ser livremente distribuída desde que seja citada a fonte e o autor.


Carregar ppt "Evangelização e Internet Paroquias.org – Um exemplo de Evangelização Luís Gonzaga"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google