A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evangelização e Internet Paroquias.org – Um exemplo de Evangelização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evangelização e Internet Paroquias.org – Um exemplo de Evangelização"— Transcrição da apresentação:

1 Evangelização e Internet Paroquias.org – Um exemplo de Evangelização
Luís Gonzaga Paroquias.org

2 Agenda Evangelização Internet
Paroquias.org: Um exemplo de Evangelização Outros exemplos de Evangelização Pistas de como começar Referências para consulta Perguntas e Respostas (15 minutos) © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

3 O que é Evangelização? Definição
Nenhuma definição parcial e fragmentária, porém, chegará a dar a razão da realidade rica, complexa e dinâmica que é a evangelização, a não ser com o risco de a empobrecer e até mesmo de a mutilar. (Evangelii nuntiandi 17). Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade: "Eis que faço de novo todas as coisas" (Ap 21,5). (Evangelii nuntiandi 17). © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

4 O que é Evangelização? Missão e Necessidade
Toda a Igreja é missionária. A obra da evangelização é um dever fundamental do Povo de Deus. (Ad Gentes 25) “Porque, se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar!” (1 Cor 9,16) © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

5 O que é Evangelização? Como evangelizar?
Varia conforme com as diversas circunstâncias do tempo, do lugar e da cultura. A Evangelização compreende o testemunho de vida, o anúncio explícito, a liturgia da Palavra, a catequese, a utilização dos meios de comunicação social, o contacto pessoal, os sacramentos, a religiosidade popular (Evangelii nuntiandi, 41-48) © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

6 Internet Porquê a Internet?
Definição: A Internet é uma rede de redes, em escala mundial, de milhões de computadores. “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.” (Mc 16,15) A Igreja não está chamada unicamente a usar a comunicação social para difundir o Evangelho mas, hoje como nunca, está chamada também a integrar a mensagem salvífica na "nova cultura" que os poderosos instrumentos da comunicação criam e amplificam. (O Rápido Desenvolvimento, 2) A Internet não só fornece recursos para uma maior informação, mas habitua as pessoas a uma comunicação interactiva (A Igreja e a Internet, 13-15) © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

7 Internet Como evangelizar na Internet
De diversas formas… Comunicação ( , Chat, Mensagens Instantâneas, VoIP,…) Divulgação (WWW, páginas web, portais, …) Interacção (forum, blog, wiki, social networking, social bookmarking, …) Situação Actual “Garrafa meia vazia”: Não existe quase nada. Tecnologicamente subaproveitado. “Garrafa meia cheia”: Existem inúmeros desafios e muito por onde escolher. Existem bons exemplos a seguir. © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

8 Paroquias.org Um exemplo de Evangelização
O Paroquias.org é um portal católico na Internet, criado por leigos, com a missão de evangelizar, utilizando as novas tecnologias e meios de comunicação, respeitando a doutrina e o magistério da Igreja Católica. Porquê o Paroquias.org? Razões pessoais: “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.” (1 Cor 12, 4) Em 1999, os desafios eram ainda maiores que hoje. Oportunidade de fazer algo que não existia e era necessário. © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

9 Paroquias.org Em que consiste?
Notícias (notícias, dossiers temáticos, newsletter, …) Conteúdos (artigos, catecismo, sacramentos, …) Directório de páginas católicas portuguesas Orações (Capela, terço, via sacra, via lucis, …) Bíblia – Texto e pesquisa Fórum de Discussão – Comunidade Virtual A importância de um Fórum de Discussão: Aberto e Livre… (O Rápido Desenvolvimento 12, Lumen Gentium 37) © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

10 Paroquias.org Novidades e Perspectivas
Último ano… Bíblia Sagrada Artigos Arquivo de Notícias Postais de Natal Terço: Mistérios Luminosos “Enviar notícias” Fórum de Taizé Novidade: Especial Matrimónio (com Ritual) © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

11 Paroquias.org Novidades e Perspectivas
Próximo ano… Três pilares: Formação, Oração, Comunidade. Formação (Bíblia, Concílio Vaticano II, Catecismo, Artigos de doutrina, Sacramentos) Oração (Orações, Guia de Oração, Evangelho do dia, Liturgia das Horas e Lectio Divina) Comunidade (Mais fóruns temáticos: Fórum de Ética da pessoa e da vida, Fórum de Evangelização e Internet; mais Newsletters, Sessões de chat, Dossiers de Notícias) Mais interacção, serviços e conteúdos Surpresa: 18 de Novembro de 2005 – 40 anos da Dei Verbum. © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

12 Evangelização e Internet Outros bons exemplos de Evangelização
Confessionário dum Padre Lugar Sagrado (Jesuítas e CVX) Paróquia de S. João de Deus – Lisboa Menções honrosas: Diocese do Algarve Paróquia de Algueirão–Mem Martins Paróquia da Glória – Aveiro Verbum Dei - Lisboa © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

13 Evangelização e Internet Por onde começar
Objectivos – O que quero fazer? Planear o que se pretende fazer Tempo disponível – Actualizações Recursos disponíveis – Informação, Formação Presença Interactiva Colabore connosco  Paroquias.org Keep It Simple “Tudo me é possível, mas nem tudo me convém” © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

14 Evangelização e Internet Referências
Igreja e Internet Ética e Internet Carta Apostólica «O Rápido Desenvolvimento» Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais Pode-se encontrar Deus na Internet? Arcebispo John Patrick Foley © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

15 Evangelização e Internet Perguntas e Repostas
Dúvidas… Questões… Críticas… Opiniões… Sugestões… Enviem para Visitem Fórum Evangelização e Internet © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

16 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal
Esta apresentação pode ser livremente distribuída desde que seja citada a fonte e o autor. © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.


Carregar ppt "Evangelização e Internet Paroquias.org – Um exemplo de Evangelização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google