A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Vasco Acesse: vascobio.net

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Vasco Acesse: vascobio.net"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Vasco Acesse: vascobio.net
Vegetais e reprodução vegetal

2 Vegetais Classificação
1.1. Eichler (1883) - estabeleceu uma classificação e introduziu termos que são utilizados até hoje: Criptógamas (sem órgãos reprodutivos evidentes) . Exs(atual).: briófitas e pteridófitas. Fanerógamas (com órgãos reprodutivos evidentes – flor ou inflorescência). Exs(atual).: gimnospermas e angiospermas. 1.2. Tippo (1942) - estrabelece dois grupos vegetais: Talófitas (corpo em forma de talo, ou seja, não apresentam raiz, caule ou folhas verdadeiras. Ex.: fungos, liquens e algas) e Embriófitas (plantas que retêm o embrião junto ao corpo. Ex.: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas).  1.3. Classificação de acordo com a presença ou ausências de vasos condutores: Avasculares - não apresentam vasos condutores, nem xilema (lenho) que conduz seiva bruta - água e sais minerais - nem floema (líber) que conduz seiva elaborada - água e glicose. Ex.: briófitas. Vasculares - que apresentam vasos condutores. Ex.: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

3 2. Origem das plantas - pela presença de características que as aproximam (celulose na parede celular, amido como substância de reserva e clorofilas a e b) , acredita-se que as plantas terrestres tiveram origem a partir de clorofíceas (algas verdes). 3. Características gerais  São pluricelulares. São eucariontes São autótrofos fotossintetizantes. apresentam amido como substância de reserva, celulose na parede celular e clorofilas A e B, como foi citado anteriormente.

4 Briófitas Hepáticas Musgos Antocerotas

5 Briófitas 1. Características gerais
São avasculares, ou seja, não possuem xilema (apesar de algumas espécies apresentarem traqueídes, estruturas presentes no xilema) nem floema e as substâncias são conduzidas por osmose (água) e outros tipos de transportes (difusão, por exemplo), no caso dos solutos; São criptógamas, já que não apresentam flores. Possuem gametas masculinos flagelados, fato que faz com que se torne necessário a presença da água para reprodução. Apresentam ciclo haplontediplonte, alternância de gerações ou metagênese, em que o gametófito (n) é clorofilado e desenvolvido em relação ao esporófito (2n), este último sendo aclorofilado, pouco desenvolvido e dependente do gametófito. Vivem em locais úmidos e sombreados, porém há algumas espécies que podem ser encontradas nas rochas ou barrancos expostos ao sol e nas regiões árticas, onde compõem a Tundra; Algumas espécies podem ser encontradas na água doce e não se conhece espécies marinhas.

6 2. Tipo especial de reprodução assexuada
Propágulos - são estruturas reprodutoras que lembram o formato do número oito e que se formam nos conceptáculos estruturas em forma de taça. 3. Importância Proteção do solo contra a erosão; Melhoramento do solo e retenção de água no solo; Utilização como combustível, na substituição de lenha e carvão; O sabor do uísque escocês deve-se à fumaça da turfa, uma espécie de musgo.

7 Pteridófitas licopodium avencas samambaia esfenófitas psilófitas
selaginella

8 Pteridófitas 1. Características gerais
Representam os primeiros vegetais vasculares na escala evolutiva; São criptógamas e como as Briófitas apresentam gametas masculinos flagelados, isso torna as Pteridófitas dependentes da água para a reprodução; Possuem ciclo haplontediplonte, no qual o esporófito (2n) é clorofilado e mais desenvolvido que o gametófito (n), sendo que este, também, é clorofilado e independente; O corpo apresenta raiz, caule e folha (cormófitas); Caule do tipo rizoma com crescimento horizontal e, normalmente, subterrâneo. Vivem preferencialmente em ambiente úmido, porém podem habitar locais relativamente secos. 2. Importância São usadas como plantas ornamentais; O xaxim é utilizado para o cultivo de plantas; A fossilização de pteridófitas deu origem a combustíveis fósseis (principalmente carvão) usados em escala industrial. Compõe diversos biomas

9 Gimnospermas Araucárias - coniferófitas Cicas - cicadófitas
Ginkgo biloba - gincófitas Welwithschia - gnetófitas

10 Gimnospermas 1. Características gerais
Apresentam vasos condutores (vasculares); As folhas são peculiares, aciculadas, ou seja, longas em forma de agulha ou curta e espessa em forma de escama para a economia de água e folhas adaptadas à reprodução, os esporófilos (portadores de esporângios) que se reúnem em estróbilos ou cones. São os primeiros vegetais na escala evolutiva a apresentarem flores e sementes (fanerógamas), nas flores o surgimento do tubo polínico trouxe como consequência a independência da água para o processo de reprodução; O ciclo reprodutivo é do tipo haplontediplonte, sendo que o esporófito é o vegetal duradouro e desenvolvido e o gametófito e transitório e reduzido; O habitat é terrestre de clima temperado, no qual forma a Taiga (floresta boreal) ou mata de araucária. 2. Importância  extração de celulose; uso da madeira; utilização na alimentação (sementes); formação de ecossistemas (Taiga).

11 Angiospermas Milho - monocotiledônea
Fruta do conde (pinha) – dicotiledôneas basais Feijão - eudicotiledônea

12 Angiospermas 1. Características gerais
são cormófitas (apresentam raiz, caule e folhas verdadeiras) , além de apresentar flor, semente e fruto; apresentam vasos condutores; são fanerógamas (apresentam flores) e consequentemente espermatófitas (apresentam sementes); são sinfonógamas, ou seja, o gameta masculino chega até o feminino através do tubo polínico; apresentam as sementes protegidas por frutos, caso único na escala evolutiva vegetal. Da mesma forma que as Gimnospermas, o ciclo reprodutivo é do tipo haplontediplonte, em que o esporófito é o vegetal duradouro e desenvolvido e o gametófito é transitório e reduzido; 2. Representantes 2.1. Monocotiledôneas apresentam apenas um cotilédone; as folhas são invaginantes e apresentam nervuras paralelas;

13 as flores são trímeras;
os frutos possuem três lojas; a estrutura interna do caule apresenta feixes vasculares espalhados ou dispersos; a raiz é do tipo fasciculado ou cabeleira; Exemplos.: alho, milho, arroz, abacaxi, bambu, aveia, cana-de-açúcar, gengibre etc. 2.2. Eudicotiledôneas Apresentam dois cotilédones; Possuem folhas pecioladas e com nervuras reticuladas ou peninérveas (em forma de pena); As flores são tetrâmeras ou pentâmeras; Os frutos possuem duas, cinco lojas ou múltiplos; O caule apresenta feixe vascular organizado; Possuem raiz pivotante ou axial; Exemplos.: eucalipto, rosa, morango, feijão, soja, ervilha, algodão etc. OBS.: a tendência de classificação da angiospermas é considerar 3 grupos: monocotiledôneas, eudicotiledôneas (antes eram denominadas simplesmente de dicotiledôneas) e dicotiledôneas basais, sendo que os dois primeiros grupos conservam as características já citadas e o último grupo enquadra plantas que apresentam algumas características comuns às monocotiledôneas e outras comuns às eudicotiledôneas. Exemplos: vitória-régia, abacateiro, magnólia, pimenta-do-reino, fruta-do-conde, papo-de-peru, louro e canela.

14

15 3. Importância Compõem e são fundamentais em vários ecossistemas; São os principais produtores dos ecossistemas terrestres; Apresentam inúmeras aplicações industriais (produção de borrachas, drogas farmacológicas, móveis etc.); São utilizadas das mais diversas formas na alimentação humana; São utilizadas na ornamentação. Produzem raízes, caules, folhas, flores, sementes e frutos que podem ser comestíveis. Obs.: a diversificação de importância das angiospermas e dos outros grupos vegetais é muito ampla, sendo mencionado aqui apenas algumas delas.

16 Haplonte

17 Diplonte

18 Haplontediplonte

19 Ciclo das algas Nas algas gametófito e esporófito são igualmente desenvolvidos

20 Ciclo de briófitas Nas briófitas o gametófito é mais desenvolvido que o esporófito

21 Ciclo de pteridófitas A partir das pteridófitas o esporófito é a fase mais desenvolvida

22 Ciclo de gimnospermas

23 Ciclo de angiospermas

24 Flor completa

25 Androceu (estame)

26 Gineceu (carpelo ou pistilo)

27 Gineceu

28 Reprodução assexuada em fanerógamas
alporquia estaquia mergulhia enxertia


Carregar ppt "Prof. Vasco Acesse: vascobio.net"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google