A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam não formar ligação com outros elementos, foram chamados de gases nobres pelos cientistas; estudando os demais elementos, os cientistas perceberam que, ao formarem ligações, eles também adquiriam oito elétrons em sua última camada; assim, uma condição para um átomo possuir estabilidade é ele adquirir oito elétrons na última camada:

2 Ligações Iônicas Ligações que ocorrem a partir da transferência de elétrons de um METAL para um AMETAL; o METAL perderá elétrons e tornar-se-á um CÁTION; o AMETAL ganhará os elétrons cedidos e tornar-se-á um ÂNION.

3 Ligações Iônicas e a Tabela Periódica
Metais Ametais 1 A A A A A A A Perdem elétrons e se transformam em cátions. Ganham elétrons e se transformam em ânions. Apenas compartilham elétrons. Tendem a formar ligações covalentes.

4 Exemplos Seus átomos se unem por ligações iônicas! Seus átomos se unem por ligações iônicas! O rubi é uma pedra preciosa formada de óxido de alumínio (Al2O3), principalmente. O sal de cozinha é o cloreto de sódio (NaCl). O sulfato ferroso (FeSO4) é um composto utilizado como precursor para outros compostos de ferro, sendo encontrado em suplementos nutricionais e corantes.

5 Formação do Cloreto de Sódio (NaCl)
O elétron é transferido: 1A 7A + Na + Cl Na + Cl 1 elétron na camada de valência. 7 elétrons na camada de valência. Imagem :Benjah-bmm27/Public Domain Arrumação geométrica do NaCl, chamada de grade, rede ou retículo cristalino

6 QUÍMICA, 1º Ano do Ensino Médio
Ligações Iônicas A ligação iônica é também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar; nas ligações iônicas, as substâncias são neutras, pois as cargas anulam-se: 2A 7A 7A 2+ Cl + Mg + Cl Mg + 2 Cl MgCl2

7 Fórmula Geral de um Composto Iônico
QUÍMICA, 1º Ano do Ensino Médio Ligações Iônicas Fórmula Geral de um Composto Iônico C A Átomos neutros Perdem elétrons Ganham elétrons A fórmula iônica representa a menor proporção no retículo cristalino! y – x+ A C Ânion Cátion Será o índice do ânion Será o índice do cátion y C A x Fórmula Iônica: As substâncias iônicas não são moléculas.

8 Características dos compostos iônicos
QUÍMICA, 1º Ano do Ensino Médio Ligações Iônicas Características dos compostos iônicos não conduzem corrente elétrica no estado sólido; os íons, ao se ligarem, neutralizam suas cargas e impedem que a corrente elétrica flua; conduzem corrente quando fundidos ou em solução aquosa; ao acontecer o processo de fusão ou solvatação (com a adição da água), os íons separam-se, permitindo a passagem da corrente elétrica; são sólidos à temperatura ambiente; por causa da força de atração entre os cátions e os ânions; possuem altos pontos de fusão e de ebulição; para romper as ligações iônicas, é necessário adicionar muita energia. Por isso, os pontos de fusão e de ebulição são altos.

9 QUÍMICA, 1º Ano do Ensino Médio
Ligações Iônicas as substâncias iônicas são duras, mas quebradiças quando submetidas a impactos; como a ligação iônica envolve a formação de íons de cargas opostas, as propriedades das substâncias iônicas dependem dessa atração dos cátions pelos ânions; a separação dos compostos iônicos em seus íons constituintes recebe o nome de dissociação iônica; para ocorrer a dissociação iônica, adiciona-se água geralmente (é a solvatação);

10 QUÍMICA, 1º Ano do Ensino Médio
Ligações Iônicas Questão de vestibular (Covest 2002) Um dado material sólido é isolante à temperatura ambiente e, quando fundido, conduz corrente elétrica. Esse material pode ser: 0-0) o gelo seco, CO2(s). 1-1) o ferro metálico, Fe(s). 2-2) a bauxita, Al2O3(s). 3-3) o salitre do Chile, NaNO3(s). 4-4) a naftalina, naftaleno, C10H8(s).

11 Ligações metálicas METAL + METAL
Elemento muito eletropositivo. Normalmente possui de 1 a 3 elétrons na camada de valência. Tendência a perder elétrons e, portanto, a formar cátions. Elemento muito eletropositivo. Normalmente possui de 1 a 3 elétrons na camada de valência. Tendência a perder elétrons e, portanto, a formar cátions.

12 A ligação metálica pode ser considerada um arranjo de íons positivos rodeados por elétrons

13 Propriedades dos metais
Pontos de Fusão e Ebulição: são altos (permite ser utilizados em caldeiras, tachos e reatores industriais);

14 Tenacidade: alta tenacidade: suportam pressões elevadas sem sofrer rupturas;
Resistência à Tração: resistentes às forças aplicadas ao se “puxar” ou “alongar” uma barra ou um fio metálico;

15 Maleabilidade: facilmente se transformam em lâminas;
Ductibilidade: aquecendo o metal a altas temperaturas consegue transformá-lo em fio passando através de furos cada vez menores;

16 Solubilidade: insolúveis em água, óleo ou qualquer solvente semelhante;
Condutibilidade Elétrica: excelentes condutores tanto na fase sólida quanto na fase líquida.

17 Ligas metálicas AÇO = 98,5% de ferro e 0,5 a 1,5% de carbono.
AÇO INOX = 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel.

18 OURO 18 k = 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de cobre.
BRONZE = 90% de cobre e 10% de estanho.

19 QUÍMICA, 1º Ano do Ensino Médio
Ligações Iônicas Questão de vestibular (PUC-MG) As propriedades ductibilidade, maleabilidade, brilho e condutividade elétrica caracterizam: a) cloreto de potássio e alumínio b)cobre e prata c)talco e mercurio d) grafite e diamante e) aço e P.V.C


Carregar ppt "Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google