A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR."— Transcrição da apresentação:

1

2 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR

3 FINALIDADE Capacitar os alunos do CFS/BM 2008 a utilizar os diversos ataques com água em ambientes incendiados.

4 OBJETIVOS: OBJETIVOS: IDENTIFICAR AS FASES DO INCÊNDIO; IDENTIFICAR AS FASES DO INCÊNDIO; DIFERENCIAR FORMAS DE ATAQUE; DIFERENCIAR FORMAS DE ATAQUE; INFORMAR SOBRE A SALVATAGEM INFORMAR SOBRE A SALVATAGEM

5 INCÊNDIOS Fase gasosa Fase gasosa Fase combustível Fase combustível

6 INCÊNDIOS Fase gasosa Fase gasosa Fase combustível Fase combustível

7 TIPOS DE ATAQUE Ataque direto Ataque indireto Ataque tridimensional

8 TÉCNICA DE EXTINÇÃO ATAQUE DIRETO;

9 É a aplicação de água diretamente sobre o foco onde se desenvolve o fogo.

10 ATAQUE DIRETO; Pode-se utilizar todos os tipos de jatos (compacto, neblinado e atomizado) que dependerá principalmente: do material combustível em chamas; da extensão atingida pelas chamas; da possibilidade de entrar no ambiente sinistrado.

11 ATAQUE DIRETO; Pode ser aplicado de forma intermitente, para evitar o alagamento e o acúmulo excessivo de vapor.

12 ATAQUE DIRETO; Pode ser feito de dentro ou de fora do compartimento sinistrado, dependendo do grau de envolvimento.

13 ATAQUE DIRETO; Algumas vantagens do ataque direto: pode ser aplicado à distância; é adequado para incêndios tanto em locais abertos quanto em compartimentos; é adequado para a proteção de prédios vizinhos contra a propagação do fogo; e a vazão utilizada deve ser suficiente para resfriar os materiais em chamas.

14 ATAQUE DIRETO; Algumas desvantagens: alagamento formação de vapor pode empurrar fumaça para outros compartimentos, pode levar fragmentos incandescentes até gases pré- misturados. tem potencial para produzir danos pelo uso de muita água.

15 ATAQUE DIRETO COM JATO ATOMIZADO Essa técnica permite trabalhar bem perto do fogo. Utilizando pressão de 7-8 bar e vazão média de 30 GPM, com aplicação de pulsos irregulares de água sobre o foco.

16 ATAQUE DIRETO COM JATO ATOMIZADO Molhar apenas superficialmente, e aguardar o reaquecimento das superfícies do combustível para fazer nova aplicação, revirando, os materiais incandescentes a fim de completar a extinção, mantendo a visibilidade e evitando a formação de vapor úmido.

17 ATAQUE INDIRETO A água é aplicada nas paredes e no teto aquecidos pelo incêndio, para formar uma quantidade maciça de vapor quente e úmido que, atuando por abafamento, reduz as chamas e, em alguns casos, chega a extinguir a base do fogo.

18 ATAQUE INDIRETO Modo defensivo, ou seja, de fora do ambiente. Pode ser o neblinado ou o atomizado. A abertura deve ser a menor possível. É efetivo em combater tanto a fase combustível quanto a fase gasosa da combustão.

19 ATAQUE INDIRETO Em ambientes pequenos, pode-se utilizar um único movimento rápido e circular com o esguicho. Em ambientes grandes, o objetivo de cobrir todas as superfícies pode ser atingido pela aplicação do jato formando três letras, seqüencialmente, Z, O e T

20 ATAQUE INDIRETO

21 Cada letra dura no máximo 2 segundos: começa no alto, molha o teto do ambiente, continua atingindo as paredes e termina pouco antes de alcançar o chão.

22 ATAQUE INDIRETO

23 Esse tipo de ataque é recomendado também quando há condições indicativas de risco de backdraft

24 ATAQUE TRIDIMENSIONAL O ataque tridimensional é definido como a aplicação de neblina de água em pulsos rápidos e controlados, em que o tamanho das gotas de água é crucial.

25 ATAQUE TRIDIMENSIONAL O ataque tridimensional busca a vaporização da água dentro da fumaça. Não deve atingir teto e paredes.

26 ATAQUE TRIDIMENSIONAL Esse tipo de ataque foi desenvolvido para prevenir e extinguir as chamas na camada de fumaça, sem agravar as condições do incêndio pela injeção de água em demasia.

27 ATAQUE TRIDIMENSIONAL Apresenta cinco utilidades principais no combate ao incêndio: 1.facilitar o acesso ao foco 2.aumenta o conforto do trabalho próximo ao foco 3.previne a generalização do incêndio 4.controla o incêndio durante e após o flashover 5.precede a ventilação tática

28 SALVATAGEM Salvatagem é o nome que se dá à proteção da propriedade contra danos decorrentes do próprio combate ao incêndio.

29 SALVATAGEM A escolha do ataque adequado à situação é uma medida importante para a salvatagem.

30 SALVATAGEM Utilizar o agente extintor adequado. Fogo em equipamentos de informática, por exemplo, deve ser extinto, preferencialmente, com CO2. Secar móveis que tenham sido molhados. Fechar as portas para áreas não envolvidas, evitando danificá-las pela fumaça. Providenciar escoamento adequado para a água acumulada durante o ataque ao fogo.


Carregar ppt "CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE TREINAMENTO OPERACIONAL 2º Sgt SALAZAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google