A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BANCO DE DADOS I Prof. Ricardo Santos. BANCO DE DADOS I MOTIVAÇÃO Necessidade de gerência de um grande volume de dados, a fim de gerar informações que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BANCO DE DADOS I Prof. Ricardo Santos. BANCO DE DADOS I MOTIVAÇÃO Necessidade de gerência de um grande volume de dados, a fim de gerar informações que."— Transcrição da apresentação:

1 BANCO DE DADOS I Prof. Ricardo Santos

2 BANCO DE DADOS I MOTIVAÇÃO Necessidade de gerência de um grande volume de dados, a fim de gerar informações que auxiliem na tomada de decisão, agilizando o processo burocrático, diminuindo a necessidade de papéis e compartilhando de forma adequada os dados.

3 BANCO DE DADOS I INTRODUÇÃO Inicialmente, o próprio software de gerência de informações era encarregado de controlar o acesso aos dados. Os dados eram proprietários, ou seja, somente a aplicação construída para gerenciá-los era capaz de fazer acesso a eles.

4 BANCO DE DADOS I INTRODUÇÃO Mais Limitações dos sistemas proprietários: Dificuldade da alteração da estrutura Presença de redundâncias de informações Limitação por parte dos utilizadores às estruturas definidas pelos programadores Sistemas com ciclo de vida longos. Dificuldade de utilização dos sistemas em rede.

5 BANCO DE DADOS I INTRODUÇÃO ORGANIZAÇÃO GUARANÁ COM ROLHA (caso IBM)

6 BANCO DE DADOS I SGBDs Para controlar o acesso e armazenamento de informações é necessário a utilização de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Um SGBD é um software que gerencia os pedidos dos usuários para acesso às informações. Tarefas gerenciadas pelo SGBD: recuperação, gravação e modificação. O SGBD funciona como uma camada intermediária entre o usuário e o hardware a fim de facilitar as tarefas de gerenciamento dos dados.

7 BANCO DE DADOS I SGBDs

8 BANCO DE DADOS I SGBDs Oracle MySQL SQL Server PostgreSQL Informix DB2 Sybase Access Dbase FoxPro

9 BANCO DE DADOS I CLIENTE-SERVIDOR Modelo computacional que separa os clientes (os sistemas que utilizam banco de dados), dos servidores (os SGBDs). Vantagens: Maior facilidade de manutenção Melhor controle da segurança dos dados Melhor acesso a recursos Melhor performance

10 BANCO DE DADOS I BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDO É quando uma base de dados não está concentrada em um servidor, mas está distribuída em uma rede LAN ou WAN. A formatação da idéia de distribuição pode ser de Replicação ou Fragmentação Vantagem: performance Desvantagem: garantia de consistência e integridade, e complexidade de desenvolvimento

11 BANCO DE DADOS I ARQUITETURA DE DADOS Cam ada VisãoDados (O Quê)Interessado 1Escopo / ContextoDefinição do problemaPlanejador 2Modelo de NegóciosModelo semântico ou conceitual Proprietário 3Modelo de SistemasModelo de dados LógicoProjetista 4Modelo TecnológicoModelo de dados físicoConstrutor 5Configuração de Componentes Definições de dadosImplementador 6Corporação Funcional Dadostrabalhador

12 BANCO DE DADOS I MODELOS DE BDs Existem várias alternativas para implementar um SGBD. Os tipos mais utilizados são: Hierárquico Lista Invertida Rede Relacional Orientada a Objetos

13 BANCO DE DADOS I TRABALHO Pesquisar na web as definições (com exemplos) dos modelos de banco de dados: hierárquico, lista invertida, rede e orientado a objetos.

14 BANCO DE DADOS I LINGUAGEM DOS SGBDs SQL (Structured Query Language) DDL (Data Definition Language – insert, update, delete) DML (Data manipulation Language – create, drop) DCL (Data Control Language – grant, revoke) DTL (Data Transition Language – start transaction, commit, rollback) DQL (Data Query Language – select)

15 BANCO DE DADOS I DEFINIÇÕES DE PROBLEMAS Gerenciar empréstimo consignando: Nome, telefones, Endereço, CPF, RG, Empresa, Matrícula, Salário, Valor do Empréstimo, Valor das parcelas, Data base, Quantidade de Parcelas. Gerenciar Venda de Roupas: Produto (código+Descrição), Data, Preço, Preço de Venda, Desconto Aplicado, Quantidade, Total, Quantidade em Estoque após a venda

16 BANCO DE DADOS I DEFINIÇÕES DE PROBLEMAS Locação de DVDs e BluRays: Filmes (Código+Nome+Valor+Mídia), Data, Total da diária, Data da Devolução, Valor pago Venda de Remédios: Remédios (Código+Descrição+Valor+Valor com desconto), Cadastro de receituário, Estoque após a venda.

17 BANCO DE DADOS I CHAVES CHAVE PRIMÁRIA Elemento de uma tabela que pode representar um conjunto de dados (Ex: CPF, CNH, CNPJ, nº Matrícula,...) CHAVE ESTRANGEIRA Elemento que promove a ligação entre duas tabelas. Usa-se sempre a chave primária de uma das tabelas como chave estrangeira no processo de ligação.

18 BANCO DE DADOS I FORMAS NORMAIS Organize a seguinte tabela de informações sobre os alunos de uma escola. Nome_aluno, Endereço_aluno, telefones_aluno, Responsáveis_aluno, Série_aluno, Turma_aluno, Sala_aluno, Disciplinas_aluno, Notas_aluno, Professores_disciplina, Endereço_professor, Telefones_professor.

19 BANCO DE DADOS I FORMAS NORMAIS 1ª Forma Normal: Uma tabela está na 1ª FN se a mesma não possui elementos multivalorados ou campos compostos. Multivalorado: telefone(s). Campos Compostos: endereço.

20 BANCO DE DADOS I FORMAS NORMAIS 2ª FORMA NORMAL Uma tabela está na 2ª FN se estiver na 1ª FN e não existir Dependências Funcionais Parciais Tabelas com DFs parciais devem ser desmembradas em tabelas que possuam DFs totais. Quando a tabela não está na 2ª FN pode-se encontrar mais de um conjunto de elementos dependendo funcionalmente a mais de 1 chave primária.

21 BANCO DE DADOS I FORMAS NORMAIS 3ª Forma Normal Uma tabela está na 3ªFN se ela estiver na 2ªFN e não existir dependências funcionais transitivas. Tabelas com dependências Funcionais Transitivas deverão ser desmembradas em tabelas que não possuam Dependências Funcionais Transitivas. Se o salário de uma pessoa estiver vinculado ao cargo, uma tabela de cargos deverá ser criada.


Carregar ppt "BANCO DE DADOS I Prof. Ricardo Santos. BANCO DE DADOS I MOTIVAÇÃO Necessidade de gerência de um grande volume de dados, a fim de gerar informações que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google