A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Telescópios: da Luneta de Galileu Galilei ao Telescópio Hubble.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Telescópios: da Luneta de Galileu Galilei ao Telescópio Hubble."— Transcrição da apresentação:

1 Telescópios: da Luneta de Galileu Galilei ao Telescópio Hubble.
Monique Vieira Braga Orientadora: Ruth Bruno

2 O ano de 2009 é considerado o Ano Internacional da Astronomia, pois marca os 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu, feitas por Galileu Galilei.

3 Vamos fazer agora uma viagem pelo Túnel do Tempo, onde descobriremos as maravilhas que foram reveladas com o auxílio dos telescópios.

4 Nossa viagem tem início no Ano de 1608:
O fabricante de óculos alemão Hans Lipperhey ( ) trabalhava em sua oficina na Holanda e encaixou lentes dentro de um cilindro. Assim, estava construída a primeira luneta.

5 Ano de 1609: Mesmo sem ter visto a luneta de Hans Lipperhey, Galileu Galilei ( ) aprimorou muito a descoberta holandesa e usou-a para examinar o céu pela primeira vez. O primeiro telescópio construído por Galileu possuía aumento de 3 vezes. Em seguida ele construiu outros instrumentos, e o melhor tinha aumento de 30 vezes.

6 Observou em detalhe as crateras da Lua;
Galileu observou pela primeira vez: Os Satélites mais brilhantes de Júpiter que hoje são conhecidos como Satélites Galileanos: Io, Europa,Ganimedes e Calisto; Observou em detalhe as crateras da Lua;

7 Identificou estruturas parecidas com “orelhas” ao redor de Saturno, que posteriormente foram compreendidas como os anéis deste planeta; Observou que Vênus possuía fases; Descobriu as manchas solares.

8 As descobertas de Galileu Galilei, principalmente as fases de Vênus, confrontavam o Sistema Geocêntrico de Ptolomeu e davam suporte ao sistema Heliocêntrico de Copérnico, no qual a Terra e os demais planetas giram em torno Sol. Heliocêntrico Geocêntrico

9 Ano de 1668: O matemático e físico inglês Isaac Newton mudou o plano de construção dos telescópios substituindo suas lentes por espelhos, visando resolver o problema da aberração cromática. Nascia assim o primeiro instrumento refletor, e seu telescópio continua em uso em todo o mundo.

10 Na tentativa de enxergar mais longe, o telescópio necessitava captar muita luz, e para tal, quanto maior, melhor: Ano de 1670: O astrônomo polonês Johannes Hevelius, “o fundador da topografia lunar”, desenvolveu um telescópio de refração de 45 metros.

11 Ano de 1781: O alemão William Herschel descobriu o planeta Urano com um telescópio de reflexão feito à mão. Em 1787 descobriu dois satélites de Urano. Também observou e catalogou inúmeras estrelas e desenvenvolveu conhecimentos sobre a constituição da Galáxia. Ao todo William Herschel construiu 400 telescópios.

12 Ano de 1845: O astrônomo irlandês William Parsons, também conhecido como Lorde Rosse, concluiu a construção de seu telescópio de reflexão popularmente conhecido como o “Leviatã de Parsonstown” na Irlanda. Com seu espelho de 1,8 m de diâmetro, o telescópio permitiu a Rosse descobrir a primeira nebulosa espiral.

13 Desenho de Lorde Rosse comparado com uma fotografia moderna.

14 Ano de 1846: O astrônomo alemão Johann Gottfried Galle apontou o telescópio do observatório de Berlim para o ponto no céu onde cálculos sugeriam existir um planeta. Assim, o astrônomo descobriu o planeta Netuno.

15 Ano de 1917: Começa a funcionar no observatório do Monte Wilson na Califórnia, o telescópio Hooker 100, de 2,5 metros. No ano de 1923, Edwin Powell Hubble determina a distância até a nebulosa de Andrômeda , concluindo que esta estava localizada além dos limites da Via Láctea e que na realidade se tratava de uma galáxia independente

16 Ano de 1930: Trabalhando o Lowell Observatory nos Estados Unidos, o astrônomo americano Clyde Tombaugh descobriu Plutão, o menor e mais distante planeta do Sistema Solar, que recentemente foi reclassificado como planeta-anão.

17 Ano de 1948: O telescópio Hale, de cinco metros, localizado na Montanha Palomar, na Califórnia foi decisivo na compreensão da evolução das estrelas, com descobertas fundamentais sobre galáxias e quasares.

18 Ano de 1990: O Telescópio Hubble foi colocado em órbita pelo ônibus espacial Discovery em abril de 1990 e desde então vem realizando registros do Universo com uma enorme riqueza de detalhes. Foi nomeado em homenagem a Edwin Powell Hubble. O Telescópio Espacial Hubble visto do Ônibus Espacial Discovery durante a missão STS-82.

19 O Telescópio Espacial Hubble, visto do Ônibus Espacial Columbia durante a Missão de Serviço 3B (STS-109).

20 Como é o Hubble? O Hubble é um telescópio refletor com 2,40 metros de diâmetro e contém instrumentação necessária para realizar vários tipos de observação. Além de fotografar os objetos e medir com grande precisão suas posições, o Hubble é capaz de "dissecar" em detalhes a luz que vem deles. O Hubble está em uma órbita baixa, a 600 km da superfície da Terra e gasta apenas 95 minutos para dar uma volta completa em torno de nosso planeta. A energia necessária para o seu funcionamento é coletada por 2 painéis solares de 2,4 x 12,1 metros cada. A sua massa é de kg.

21 Em Está previsto o lançamento do sucessor do telescópio Hubble, o telescópio espacial James Webb. Com um espelho de 6,5 metros de diâmetro, ele terá metade do peso do Hubble e ficará em órbita a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra.


Carregar ppt "Telescópios: da Luneta de Galileu Galilei ao Telescópio Hubble."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google