A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Encontro de Boas Práticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Encontro de Boas Práticas"— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Boas Práticas
Formação Continuada dos Professores Inserir aqui foto da escola, ou foto referente ao projeto. Preferencialmente uma foto relacionada ao projeto E.E. Prof. Vicente Rao Formação em Gestão de Sala de Aula

2 OBJETIVOS Fazer a formação de professores, dentro do projeto leitura, para que com suas atuações consigam aumentar a proficiência dos alunos em leitura. Proporcionar aos professores o conhecimento de diferentes técnicas para utilizar em sala de aula. Público Alvo: professores e alunos.

3 JUSTIFICATIVA Um dos grandes desafios da nossa escola é a leitura.
Nas avaliações (internas e externas), observamos que a grande dificuldade dos alunos é ler e entender o que leu. Por este motivo, aliamos o trabalho de leitura com a gestão da sala de aula a partir das técnicas apresentadas no livro Aula Nota 10. Resultados esperados: Alto índice de aplicabilidade prática das técnicas em sala de aula, incentivo ao uso de técnicas de leitura e amenização dos problemas disciplinares.

4 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Envolvimento dos professores Sala de Leitura com acervo Livro Aula Nota 10, de Doug Lemov Computador com impressora Cópias

5 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1º passo: leitura e estudo de algumas técnicas pela equipe de coordenação pedagógica. 2º passo: distribuição de banners pela escola, anunciando o Ano da Leitura no Vicente Rao. 3º passo: cartas de apresentação do projeto aos professores, alunos e funcionários.

6 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
4º passo: envio das cartas aos professores com as primeiras técnicas selecionadas do livro Aula Nota 10. 5º passo: leitura e discussão das técnicas, em HTPC. (Aplicação de estratégias, que seriam usadas em sala de aula, nos HTPC’s como a “leitura compartilhada”) 6º passo: aplicação das técnicas, pelos professores, em sala de aula. Além disso, ocorreu, agora no mês de agosto, a Gincana de Leitura e o início da Contação de História para todas as turmas da escola.

7 DESAFIOS ENCONTRADOS Dentre vários desafios, o maior é que as técnicas sejam aplicadas em sala pela maioria dos professores.

8 SOLUÇÕES DESENCADEADAS
Observação de sala de aula feita pelos coordenadores pedagógicos. Nas devolutivas feitas pelos coordenadores pedagógicos, após a observação, apontaram caminhos para as dificuldades apresentadas na prática pedagógica. Piloto: Filmagem de uma aula em que a professora utilizou técnicas de gestão em sala de aula. Esta filmagem foi analisada e discutida entre os coordenadores pedagógicos e a professora, com o objetivo de identificar pontos fortes e aspectos a serem melhorados.

9 RESULTADOS Projeto em Andamento, porém:
A nossa sala de leitura está sendo cada vez mais frequentada, e os professores têm aumentado a oportunidade de leitura em suas aulas. As discussões promovidas nos HTPC’s acerca das técnicas têm sido muito produtivas e levado os professores a refletir sobre suas práticas e sobre possibilidades de mudanças que possam ajudar na motivação e interesse dos alunos na aula. 80% dos professores manifestaram por escrito o interesse de ter o livro para se apropriar mais das técnicas e poder utilizá-las.

10 Professores lendo o livro em HTPC

11 Professores discutindo as técnicas

12 Professora aplicando a técnica em sala

13 Técnica Controle o Jogo

14 PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA
Entre em contato: Nome: Joyce Prudente / Silvana Tamassia Cargo: Coordenadora Pedagógica / Facilitadora de Parceria /

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LEMOV, D. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. São Paulo: Da Boa Prosa, 2011. MASETTO, M. O professor na hora da verdade: a prática docente no Ensino Superior. São Paulo: Avercamp, 2010.


Carregar ppt "III Encontro de Boas Práticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google